Resenha - Hoje - Paralamas do Sucesso
Por Anderson Nascimento
Postado em 16 de janeiro de 2006
Após o trágico acidente que ocorreu com Herbert Vianna, e a sua reabilitação, a banda lançou o bom e seco álbum "Longo Caminho", as músicas, que já vinham sendo compostas ateriormente ao acidente, foram terminadas e gravadas, gerando o primeiro álbum da banda desde o acidente.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
No caso do álbum "Hoje" a coisa é diferente, o tempo passou, a carreira continuou, porém inevitáveis marcas do acidente aparecem neste disco. Logo na faixa de abertura, Herbert dá uma dolorosa declaração a respeito das mudanças que o acidente causou em sua vida: "...mas o destino me deixou na mão, se assim, que não seja o fim, pois a luz da vida ainda brilha em mim...". De certa forma, seria mesmo difícil um compositor como Herbert não falar em suas músicas de um fato tão marcante. Esse aliás é um ponto ruim no disco, pois em outras faixas como "Passo Lento"e "Ponto de Vista": "...você aí em pé, você não deve saber, o que é a vida de quem sofre ao se mover...", Hebert fala sobre o mesmo assunto, com letras pesadas que chegam a causar um mal estar, se você prestar a atenção na letra.
Fora isso, o disco é muito mais produzido e alegre que o anterior, a própria faixa de abertura "2 A" tem essa cara de festa (apesar da letra sofrida), mas é um rockzinho com o frescor de uma banda que se recria nesse disco. A mesma coisa acontece com o primeiro single do disco "Na pista", a música lembra os próprios Paralamas no início de carreira, trazendo aquela tradicional levada latina da banda.
Em "Soledad Cidadão", parceria de Herbert com Pedro Luís, o disco apresenta a participação de Manu Chao, confirmando essa tendência clássica da banda em investir em sons latinos. Por falar em participações, o disco também traz Nando Reis, na bonita balada "Pétala", escrita pelo ex-Titãs, Adreas Kisser, Apollo 9 e Marcelinho da Lua. Tudo isso também indica a vontade de a banda fazer um disco no mínimo diferente.
Apesar de o disco ter poucas baladas em repertório, este novo trabalho é repleto de melancolia, em alguns momentos percebemos a força do instrumental do disco encobrindo estes sentimentos, como é o caso das músicas "Passo Lento" e "De Perto", que apesar de serem potenciais baladas, destacam-se pelo instrumental pesado.
Falando em pesado, a segunda metade do disco traz uma brilhante sequência de músicas roqueiras como há muito não se via a banda fazer. "Fora do Lugar, bela composição de Leoni tem tons soturnos, meio heavy metal, "220 Desencapado" faz lembrar o último disco do Lobão, a música é muito bem tocada pelo trio e cuspida por Herbert Vianna, tornando-a bastante interessante. "Ponto de Vista" meio que encerra o disco, com uma participação muito especial do Andreas Kisser, além de a voz do Herbert estar um pouco mais baixa que os instrumentos, o que a faz uma música extremamente roqueira, uma das mais pesadas de todo o repertório dos Paralamas.
O disco traz ainda duas faixas bônus "Deus lhe Pague" do Chico Buarque e uma versão "dub" de "Ao acaso", mas que pouco acrescentam ao disco como obra. Daí a falta que os cds-singles fazem ao Brasil, essas músicas poderiam muito bem estar disponíveis em singles como material extra.
No fim das contas, "Hoje", é um bom disco que mescla momentos tensos com momentos de desvairadas diversões, pode até ser que após esse "desabafo", Herbert siga em frente tentando esquecer o que aconteceu, separando o acidente de sua música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
Regis Tadeu explica o motivo pelo qual os cariocas não gostam de Rock
Americano cria versão em inglês de "Faroeste Caboclo" chamada "Country Bumpkin"
O grande clássico do Nirvana considerado superestimado por Dave Grohl: "Há melhores"


A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
O hit em que Paralamas do Sucesso deixou para trás som juvenil e fez música para adulto
A gafe de Gilberto Gil que criou a rivalidade entre Titãs e Paralamas do Sucesso
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



