Resenha - Hoje - Paralamas do Sucesso
Por Anderson Nascimento
Postado em 16 de janeiro de 2006
Após o trágico acidente que ocorreu com Herbert Vianna, e a sua reabilitação, a banda lançou o bom e seco álbum "Longo Caminho", as músicas, que já vinham sendo compostas ateriormente ao acidente, foram terminadas e gravadas, gerando o primeiro álbum da banda desde o acidente.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
No caso do álbum "Hoje" a coisa é diferente, o tempo passou, a carreira continuou, porém inevitáveis marcas do acidente aparecem neste disco. Logo na faixa de abertura, Herbert dá uma dolorosa declaração a respeito das mudanças que o acidente causou em sua vida: "...mas o destino me deixou na mão, se assim, que não seja o fim, pois a luz da vida ainda brilha em mim...". De certa forma, seria mesmo difícil um compositor como Herbert não falar em suas músicas de um fato tão marcante. Esse aliás é um ponto ruim no disco, pois em outras faixas como "Passo Lento"e "Ponto de Vista": "...você aí em pé, você não deve saber, o que é a vida de quem sofre ao se mover...", Hebert fala sobre o mesmo assunto, com letras pesadas que chegam a causar um mal estar, se você prestar a atenção na letra.
Fora isso, o disco é muito mais produzido e alegre que o anterior, a própria faixa de abertura "2 A" tem essa cara de festa (apesar da letra sofrida), mas é um rockzinho com o frescor de uma banda que se recria nesse disco. A mesma coisa acontece com o primeiro single do disco "Na pista", a música lembra os próprios Paralamas no início de carreira, trazendo aquela tradicional levada latina da banda.
Em "Soledad Cidadão", parceria de Herbert com Pedro Luís, o disco apresenta a participação de Manu Chao, confirmando essa tendência clássica da banda em investir em sons latinos. Por falar em participações, o disco também traz Nando Reis, na bonita balada "Pétala", escrita pelo ex-Titãs, Adreas Kisser, Apollo 9 e Marcelinho da Lua. Tudo isso também indica a vontade de a banda fazer um disco no mínimo diferente.
Apesar de o disco ter poucas baladas em repertório, este novo trabalho é repleto de melancolia, em alguns momentos percebemos a força do instrumental do disco encobrindo estes sentimentos, como é o caso das músicas "Passo Lento" e "De Perto", que apesar de serem potenciais baladas, destacam-se pelo instrumental pesado.
Falando em pesado, a segunda metade do disco traz uma brilhante sequência de músicas roqueiras como há muito não se via a banda fazer. "Fora do Lugar, bela composição de Leoni tem tons soturnos, meio heavy metal, "220 Desencapado" faz lembrar o último disco do Lobão, a música é muito bem tocada pelo trio e cuspida por Herbert Vianna, tornando-a bastante interessante. "Ponto de Vista" meio que encerra o disco, com uma participação muito especial do Andreas Kisser, além de a voz do Herbert estar um pouco mais baixa que os instrumentos, o que a faz uma música extremamente roqueira, uma das mais pesadas de todo o repertório dos Paralamas.
O disco traz ainda duas faixas bônus "Deus lhe Pague" do Chico Buarque e uma versão "dub" de "Ao acaso", mas que pouco acrescentam ao disco como obra. Daí a falta que os cds-singles fazem ao Brasil, essas músicas poderiam muito bem estar disponíveis em singles como material extra.
No fim das contas, "Hoje", é um bom disco que mescla momentos tensos com momentos de desvairadas diversões, pode até ser que após esse "desabafo", Herbert siga em frente tentando esquecer o que aconteceu, separando o acidente de sua música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
O clássico de sua carreira que Eric Clapton não curte: "Ainda não gosto, mas respeito"
As 10 músicas que a Legião Urbana mais tocou ao vivo na sua trajetória
Omelete diz que heavy metal pertence agora à nova geração e não ao tiozão headbanger


10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



