Resenha - Anthrax - Alive 2
Por Rafael Carnovale
Postado em 25 de dezembro de 2005
Nota: 9
Putz... aconteceu tudo tão rápido... em janeiro eu mesmo estava resenhando o CD/DVD ao vivo "Music Of Mass Destriuction", e me preparando para cobrir as apresentações do Anthrax no Brasil, quando de repente os rumores da volta de Joey Belladonna, Dan Spitz e Frank Bello, com as respectivas saídas de John Bush, Rob Caggiano e Joey Vera, começaram a ganhar terreno.
E eis que menos de 2 meses depois da turnê brasileira (que foi um arregaço), a formação clássica do Anthrax retorna aos palcos para uma série de shows, prometendo um CD/DVD ao vivo (que foram lançados agora) e futuramente um CD de estúdio. Será que isso tudo já estava planejado, do tipo "vamos fazer esses shows e depois voltamos com os caras?". O resultado final você pode conferir neste DVD: Bush não volta mais a banda, e o Anthrax passou 2005 excursionando pelo mundo, só não passando pelo Brasil.
Gravado em junho de 2005 em Nova Jersey, o repertório é um deleite para os fãs da banda: "Among The Living", "Caught In a Mosh", "AIR", "Madhouse", "Efilnikufesin (NFL)", "Deathrider", "Medusa", "In My World", a mais que clássica "Indians", o surpreendente resgate de "Time", "I´m The Man", "Be Alll End All" e "In My World". Tudo filmado num local bem pequeno, a exemplo do DVD anterior (com John Bush), e com uma qualidade de áudio e vídeo excelentes (a banda teve a sacada de filmar em ângulos pouco usuais, o que dá um clima interessantíssimo para quem assiste).
Musicalmente o Anthrax mostra-se em grande forma. Scott Ian e Charlie Benante já são por si só tecnicamente quase perfeitos, mas a empolgação de Frank Bello (um monstro no baixo e na agitação) e de Joey Belladonna (com a voz em boa forma) mostram que de fato no palco não há mais brigas ou revanchismo: a banda está mesmo feliz de estar reunida novamente. E até mesmo Dan Spitz, que sempre ficou encolhido num cantinho qualquer do palco fazendo seus solos mostra-se bem mais agitado, embora seu visual "clubber" seja um tanto quanto cômico. Vale ressaltar que a banda tocou as músicas em seus arranjos originais (descartando as ótimas idéias apresentadas em "The Greater Of Two Evils", e que faltou "Bring The Noise" (mas "I´m The Man" compensa tal ausência, pois agora até Joey participa da faixa nos vocais).
Nos extras, um interessante documentário que fala do primeiro encontro da banda, e que merece um comentário: por mais que essa volta tenha sido armada, planejada para dar lucro (se o foi não vem ao caso), os músicos realmente parecem estar adorando a oportunidade, o que se reflete nas entrevistas. Existe mesmo um clima fraterno no ar (se eu estiver errado então os caras merecem o OSCAR de melhores atores por suas performances neste momento). Ainda são apresentadas várias imagens de shows desta formação, inclusive uma aparição no lendário "Monsters of Rock" inglês.
Um excelente produto, para fãs do Anthrax antigo, porque os que curtem a fase John Bush devem estar torcendo o nariz até agora (afinal nunca mais vamos ouvir "Only"...)... mas vale a pena conferir.
Site Oficial: http://www.anthrax.com
Century Media – 2005 (Nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps