Resenha - From The Cradle To The Stage - Rage

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Clóvis Eduardo
Enviar Correções  

10


A nota pelo DVD é mais do que merecida. Poucas bandas souberam tão bem como o Rage registrar 20 anos em apenas dois disquinhos. São vários os momentos, as retrospectivas e as lembranças de que a banda alemã trás desde 1983, quando ainda levava o nome de Avenger. No caso, estes 20 anos apresentados no vídeo são mais do que conteúdo necessário para os fãs da banda, mas sim item obrigatório para amantes de Heavy Metal.

Quando fundada em época que grandes nomes da New Wave of British Heavy Metal já davam largos passos, o Avenger teve em Peter "Peavy" Wagner, vocalista e baixista, toda a força para, mesmo que em segundo plano de Saxon, Motörhead ou Running Wild, continuar no caminho do metal. De Avenger para Rage, bastaram-se poucos anos, e a situação que o líder da banda encontrava foi se expandindo, e hoje o Rage, mesmo não sendo das bandas alemãs mais lembradas do momento, merece respeito e consideração, ainda mais agora com este registro em DVD. Quem os viu nos shows no Brasil pôde comprovar que eles são mesmo bons, e quem não foi, terá uma chance, e eterna, em vídeo.

publicidade

Peter tem uma voz incrível. Depois de anos e anos o potencial do carequinha com trancinha no cavanhaque está formidável em tons altos, baixos, gritados ou sussurrados. O cara não decepciona e causa inveja a muito vocalista que acha que gritar fino é a solução para alguns dos problemas que uma banda tenta resolver. No baixo ele é mestre também, cobrindo o espaço deixado pelo guitarrista Victor Smolski.

publicidade

Em questão, o primeiro disco. Um show gravado na Alemanha, numa casa pequena, mas com público inflamado e participativo, onde se capta através de cerca de seis câmeras, a energia da banda e da platéia. Verdade seja dita que o CD de áudio tem 27 músicas, uma a mais do que o DVD ("Enough Is Enough" ficou de fora).

Em uma análise geral, o som está perfeito e claro. Enquanto isso, o palco, que já é pequeno, fica menor ainda para abrigar três músicos de tamanho gabarito. Além de Peter e Victor, Mike Terrana é outro monstro e não se compara a qualquer outro baterista nesse mundo. O que o cara faz é completamente insano, principalmente na parte solo.

publicidade

No set do DVD, seguem músicas de toda a carreira do grupo, desde "Suicide", do primeiro álbum, "Reign Of Fear" de 1986, até as excelentes composições de "Soundchaser", lançado em 2003. Sem exceção, uma a uma, as 26 canções são executadas com maestria pelo trio, que mostra habilidade e fôlego elevado. Os músicos mostram-se muito alegres e empolgados em todo o show, e o público aplaude bastante a cada canção executada. São mais de duas horas de show, mixados por Charlie Bauerfeind, garantia de eficiência.

publicidade

Já no segundo DVD temos um especial da carreira da banda que é simplesmente inacreditável ao ser visto. Um documentário com a história dos 20 anos do grupo além de muitos vídeo clipes, alguns deles até então nunca vistos por aqui. Registros atuais e antigos de shows e uma série de atrações, tudo com qualidade de vídeo e som de primeira.

publicidade

Com certeza, é um artigo completo, mesmo não sendo um show com milhares de efeitos, várias câmeras ou luzes multi-coloridas. Mas para quem tem "Peavy" no vocal e no baixo, Victor Smolski na guitarra e Mike Terrana na bateria, não é preciso muito visualmente, um registro deste show em VHS já seria precioso demais.


Outras resenhas de From The Cradle To The Stage - Rage

Rage: a comemoração dos vinte anos de carreira

Resenha - From The Cradle To The Stage - Rage

Resenha - From The Cradle To The Stage - Rage

Resenha - From The Cradle To The Stage - Rage

Resenha - From The Cradle To The Stage - Rage




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2002Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2002

Hard Rock: As bandas do gênero que ficaram para trásHard Rock
As bandas do gênero que ficaram para trás


Galeria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N RollGaleria de fotos
13 motivos para gostar de Rock N Roll

USA Today: as 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUAUSA Today
As 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUA


Sobre Clóvis Eduardo

Clóvis Eduardo Cuco é catarinense, jornalista e metaleiro.

Mais matérias de Clóvis Eduardo no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin