Resenha - From The Cradle To The Stage - Rage
Por Clóvis Eduardo
Postado em 24 de novembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A nota pelo DVD é mais do que merecida. Poucas bandas souberam tão bem como o Rage registrar 20 anos em apenas dois disquinhos. São vários os momentos, as retrospectivas e as lembranças de que a banda alemã trás desde 1983, quando ainda levava o nome de Avenger. No caso, estes 20 anos apresentados no vídeo são mais do que conteúdo necessário para os fãs da banda, mas sim item obrigatório para amantes de Heavy Metal.
Quando fundada em época que grandes nomes da New Wave of British Heavy Metal já davam largos passos, o Avenger teve em Peter "Peavy" Wagner, vocalista e baixista, toda a força para, mesmo que em segundo plano de Saxon, Motörhead ou Running Wild, continuar no caminho do metal. De Avenger para Rage, bastaram-se poucos anos, e a situação que o líder da banda encontrava foi se expandindo, e hoje o Rage, mesmo não sendo das bandas alemãs mais lembradas do momento, merece respeito e consideração, ainda mais agora com este registro em DVD. Quem os viu nos shows no Brasil pôde comprovar que eles são mesmo bons, e quem não foi, terá uma chance, e eterna, em vídeo.
Peter tem uma voz incrível. Depois de anos e anos o potencial do carequinha com trancinha no cavanhaque está formidável em tons altos, baixos, gritados ou sussurrados. O cara não decepciona e causa inveja a muito vocalista que acha que gritar fino é a solução para alguns dos problemas que uma banda tenta resolver. No baixo ele é mestre também, cobrindo o espaço deixado pelo guitarrista Victor Smolski.
Em questão, o primeiro disco. Um show gravado na Alemanha, numa casa pequena, mas com público inflamado e participativo, onde se capta através de cerca de seis câmeras, a energia da banda e da platéia. Verdade seja dita que o CD de áudio tem 27 músicas, uma a mais do que o DVD ("Enough Is Enough" ficou de fora).
Em uma análise geral, o som está perfeito e claro. Enquanto isso, o palco, que já é pequeno, fica menor ainda para abrigar três músicos de tamanho gabarito. Além de Peter e Victor, Mike Terrana é outro monstro e não se compara a qualquer outro baterista nesse mundo. O que o cara faz é completamente insano, principalmente na parte solo.
No set do DVD, seguem músicas de toda a carreira do grupo, desde "Suicide", do primeiro álbum, "Reign Of Fear" de 1986, até as excelentes composições de "Soundchaser", lançado em 2003. Sem exceção, uma a uma, as 26 canções são executadas com maestria pelo trio, que mostra habilidade e fôlego elevado. Os músicos mostram-se muito alegres e empolgados em todo o show, e o público aplaude bastante a cada canção executada. São mais de duas horas de show, mixados por Charlie Bauerfeind, garantia de eficiência.
Já no segundo DVD temos um especial da carreira da banda que é simplesmente inacreditável ao ser visto. Um documentário com a história dos 20 anos do grupo além de muitos vídeo clipes, alguns deles até então nunca vistos por aqui. Registros atuais e antigos de shows e uma série de atrações, tudo com qualidade de vídeo e som de primeira.
Com certeza, é um artigo completo, mesmo não sendo um show com milhares de efeitos, várias câmeras ou luzes multi-coloridas. Mas para quem tem "Peavy" no vocal e no baixo, Victor Smolski na guitarra e Mike Terrana na bateria, não é preciso muito visualmente, um registro deste show em VHS já seria precioso demais.
Outras resenhas de From The Cradle To The Stage - Rage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
O guitarrista considerado por Eddie Van Halen "mais Clapton do que o próprio Clapton"
Religião: os rockstars que se converteram
Humberto Gessinger ficou chocado ao descobrir que Beatles eram maiores que Os Incríveis



"End of All Days", a música intensa do Rage que mistura a dor do luto, tristeza e isolamento
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



