Resenha - Mandylion - Gathering
Por Ricardo Seelig
Postado em 25 de outubro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado originalmente em 1995, "Mandylion", considerado por muitos o melhor álbum do The Gathering, finalmente ganha versão nacional. Marcando a entrada da vocalista Anneke van Giersbegen no grupo, este é um dos álbuns mais importantes do à época ainda inexpressivo gothic metal, e ajudou a tirar o estilo das sombras, colocando a banda em posição de destaque na cena e popularizando o uso de vocais femininos no estilo.
Com apenas vinte e um anos na época do lançamento de "Mandylion", Anneke mostra em todas as faixas do álbum porque é considerada, até hoje, uma das mais completas e influentes vocalistas do heavy metal.
Divisor de águas na carreira do The Gathering, "Mandylion" marca o abandono quase que total das influências que marcaram os primeiros anos de carreira da banda, como Morbid Angel e Death, em favor de um som mais atmosférico que em diversos momentos nos remete ao clássico Pink Floyd.
Produzido por Waldemar Sorychta e Siggi Bemm, o álbum contém alguns dos maiores clássicos do grupo, como "Strange Machines", "Leaves", "Mandylion" e as duas partes de "In Motion". Mesmo passados dez anos de seu lançamento o som se mantém atual, mostrando o quanto o Gathering sempre foi uma banda original, que buscava novos caminhos para o seu som ao invés de ficar acomodada sobre o sucesso.
Ótima iniciativa da Century Media, mostrando para os recém-chegados que a música não é só o que está em evidência no momento, mas muito mais. Espero que a gravadora continue mantendo o excelente nível de seus lançamentos, e que coloque no mercado mais álbuns clássicos que, inexplicavelmente, ainda permanecem inéditos no Brasil.
Os fãs agradecem.
Faixas:
1. Strange Machines
2. Eleanor
3. In Motion #1
4. Leaves
5. Fear The Sea
6. Mandylion
7. Sand Of Mercury
8. In Motion #2
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O dia que Bruno Sutter abordou Gastão doidão: "Não fumem maconha!"
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Alissa White-Gluz aponta hipocrisia de fãs de metal sobre vocais limpos
A banda das antigas que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas



The Gathering publica mensagem de despedida para vocalista
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


