Resenha - Mandylion - Gathering
Por Ricardo Seelig
Postado em 25 de outubro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado originalmente em 1995, "Mandylion", considerado por muitos o melhor álbum do The Gathering, finalmente ganha versão nacional. Marcando a entrada da vocalista Anneke van Giersbegen no grupo, este é um dos álbuns mais importantes do à época ainda inexpressivo gothic metal, e ajudou a tirar o estilo das sombras, colocando a banda em posição de destaque na cena e popularizando o uso de vocais femininos no estilo.
Gathering - Mais Novidades
Com apenas vinte e um anos na época do lançamento de "Mandylion", Anneke mostra em todas as faixas do álbum porque é considerada, até hoje, uma das mais completas e influentes vocalistas do heavy metal.
Divisor de águas na carreira do The Gathering, "Mandylion" marca o abandono quase que total das influências que marcaram os primeiros anos de carreira da banda, como Morbid Angel e Death, em favor de um som mais atmosférico que em diversos momentos nos remete ao clássico Pink Floyd.
Produzido por Waldemar Sorychta e Siggi Bemm, o álbum contém alguns dos maiores clássicos do grupo, como "Strange Machines", "Leaves", "Mandylion" e as duas partes de "In Motion". Mesmo passados dez anos de seu lançamento o som se mantém atual, mostrando o quanto o Gathering sempre foi uma banda original, que buscava novos caminhos para o seu som ao invés de ficar acomodada sobre o sucesso.
Ótima iniciativa da Century Media, mostrando para os recém-chegados que a música não é só o que está em evidência no momento, mas muito mais. Espero que a gravadora continue mantendo o excelente nível de seus lançamentos, e que coloque no mercado mais álbuns clássicos que, inexplicavelmente, ainda permanecem inéditos no Brasil.
Os fãs agradecem.
Faixas:
1. Strange Machines
2. Eleanor
3. In Motion #1
4. Leaves
5. Fear The Sea
6. Mandylion
7. Sand Of Mercury
8. In Motion #2
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Jeff Walker queria destruir disco do Slayer com a estreia do Carcass
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
As três bandas de rock que a MTV tocava, mas diretora não curtia o som
Eddie Van Halen disse que só um guitarrista realmente o influenciou - e não é quem muitos pensam


Luto e amizade motivaram reunião de Anneke van Giersbergen com o The Gathering
Anneke van Giersbergen explica como abriu as portas para Nightwish e Within Temptation
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



