Resenha - Ember To Inferno - Trivium
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de outubro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da Flórida, o norte-americano Trivium foi formado em 2000 e três anos depois debutou em grande estilo com este "Ember To Inferno", considerado um dos grandes registros do ano de seu lançamento. E o melhor de tudo é que este excelente disco está agora sendo disponibilizado no mercado brasileiro via Rock Machine Records numa nova versão com três faixas extras.
O Trivium no período desta gravação contava com Matt Heafy (voz e guitarras), Brent Young (baixo) e Travis Smith (bateria) e, ainda muito jovens, colocaram nestas canções toda a raiva do thrash metal numa perfeita fusão com as melodias do metal escandinavo, bem na veia do In Flames dos velhos tempos. Ou seja, estão entre as bandas precursoras deste "novo estilo" que vem despontando com bastante força nos EUA.
As vocalizações se alternam entre o melódico sofrido se contrastando com o gritado de maneira cáustica, cantados cheios de paixão. A parte instrumental, como é de se esperar, também oscila entre a brutalidade e a melodia, considerando ainda que estas mudanças de andamento não ocorrem de forma complexa. A cozinha é bastante encorpada e o resultado final convence qualquer ouvinte pelo poder que emana das caixas de som.
Para diferenciar da primeira edição, este relançamento de "Ember To Inferno" traz um logo mais moderno e três canções. Destas, as ótimas "Blinding Tears Will Break The Skies" e "The Deceived" são inéditas, gravadas poucos meses depois, ainda em 2003, já com a inclusão do novo guitarrista Corey Beaulieu. "Demon" é de uma demo deste mesmo ano, com uma sonoridade bem mais direta e gravação apenas mediana.
Então, meu amigo, nem perca tempo pensando que CD você deve comprar... "Ember To Inferno" é repleto de talento e carisma e, mesmo tendo sido lançado em 2003, consegue superar em muito outras feras do estilo, como Shadows Fall, As I Lay Dying e até mesmo Killswitch Engage. Não é nada novo, mas é Heavy Metal da melhor qualidade.
TRIVIUM - Ember To Inferno
(2003 / 2005 LifeForce Records – 2005 Rock Machine Records)
01. Inception The Bleeding Skies
02. Pillars Of Serpents
03. If I Could Collapse The Masses
04. Fugue (A Revelation)
05. Requiem
06. Ember To Inferno
07. Ashes
08. To Burn The Eye
09. Falling To Grey
10. My Hatred
11. When All Light Dies
12. A View Of Burning Empires
13. Blinding Tears Will Break The Skies (faixa inédita)
14. The Deceived (faixa inédita)
15. Demon (faixa da Demo de 2003)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Quando Axl Rose apresentou o Queensryche na turnê "Operation: Mindcrime"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O solo de guitarra criado por Zakk Wylde que deixou Ozzy Osbourne impressionado
Roger Waters defende David Gilmour de críticas feitas ao seu trabalho como músico
A banda dos anos 1980 que foi "citada" em "Infinita Highway" e teria gerado rivalidade



O clássico do heavy metal dos anos 2000 que fala sobre um ditador
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade



