Resenha - Ember To Inferno - Trivium
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de outubro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da Flórida, o norte-americano Trivium foi formado em 2000 e três anos depois debutou em grande estilo com este "Ember To Inferno", considerado um dos grandes registros do ano de seu lançamento. E o melhor de tudo é que este excelente disco está agora sendo disponibilizado no mercado brasileiro via Rock Machine Records numa nova versão com três faixas extras.
O Trivium no período desta gravação contava com Matt Heafy (voz e guitarras), Brent Young (baixo) e Travis Smith (bateria) e, ainda muito jovens, colocaram nestas canções toda a raiva do thrash metal numa perfeita fusão com as melodias do metal escandinavo, bem na veia do In Flames dos velhos tempos. Ou seja, estão entre as bandas precursoras deste "novo estilo" que vem despontando com bastante força nos EUA.
As vocalizações se alternam entre o melódico sofrido se contrastando com o gritado de maneira cáustica, cantados cheios de paixão. A parte instrumental, como é de se esperar, também oscila entre a brutalidade e a melodia, considerando ainda que estas mudanças de andamento não ocorrem de forma complexa. A cozinha é bastante encorpada e o resultado final convence qualquer ouvinte pelo poder que emana das caixas de som.
Para diferenciar da primeira edição, este relançamento de "Ember To Inferno" traz um logo mais moderno e três canções. Destas, as ótimas "Blinding Tears Will Break The Skies" e "The Deceived" são inéditas, gravadas poucos meses depois, ainda em 2003, já com a inclusão do novo guitarrista Corey Beaulieu. "Demon" é de uma demo deste mesmo ano, com uma sonoridade bem mais direta e gravação apenas mediana.
Então, meu amigo, nem perca tempo pensando que CD você deve comprar... "Ember To Inferno" é repleto de talento e carisma e, mesmo tendo sido lançado em 2003, consegue superar em muito outras feras do estilo, como Shadows Fall, As I Lay Dying e até mesmo Killswitch Engage. Não é nada novo, mas é Heavy Metal da melhor qualidade.
TRIVIUM - Ember To Inferno
(2003 / 2005 LifeForce Records – 2005 Rock Machine Records)
01. Inception The Bleeding Skies
02. Pillars Of Serpents
03. If I Could Collapse The Masses
04. Fugue (A Revelation)
05. Requiem
06. Ember To Inferno
07. Ashes
08. To Burn The Eye
09. Falling To Grey
10. My Hatred
11. When All Light Dies
12. A View Of Burning Empires
13. Blinding Tears Will Break The Skies (faixa inédita)
14. The Deceived (faixa inédita)
15. Demon (faixa da Demo de 2003)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O nicho em que Edu Falaschi quis entrar e se deu mal: "Quem é essa Xuxa aí?"
Banda de guitarrista do Judas Priest anuncia segundo disco e divulga música nova
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
A opinião de Humberto Gessinger sobre movimentos separatistas da região Sul do Brasil
A bela música lado b do Kiss que fez sucesso "por acaso", para surpresa de Paul Stanley
Porque Robert Plant recusou o convite de Iommi para o último show do Black Sabbath


31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Guitarrista do Trivium relembra como Ozzfest ajudou a catapultar a carreira da banda
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



