Resenha - Primo Victoria - Sabaton

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Formada na Suécia em 1999, o Sabaton teve grande reconhecimento logo com suas primeiras canções, sendo que a banda alcançou o primeiro lugar do Heavy Metal na Internet pelo mais famoso site de downloads do mundo, o "Download.com", inclusive derrubando nomes já consagrados no cenário internacional.

Bruce Dickinson: "Prefiro errar letras a usar monitores!"Metallica: Para Hetfield, algumas bandas deveriam morrer

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tendo como membros Joakim Brodén (voz), Oskar Montelius (guitarra), Rickard Sundén (guitarra), Pär Sundström (baixo), Daniel Myhr (teclados) e Daniel Mullback (bateria), o Sabaton amargou vários problemas para conseguir colocar seu primeiro registro nas lojas, que depois de muita luta acabou saindo pela gravadora Black Lodge, sob o merecido nome "Primo Victoria".

O mercado musical está abarrotado de bandas que executam o Heavy Metal mais voltado às raízes; obviamente a concorrência é grande e muitas são ignoradas. Mas sempre vão existir alguns conjuntos especialmente fortes e, melhor ainda, que possuem aquele precioso "algo mais" que realmente faça a diferença. No caso do Sabaton, creio que este elemento seja o vocalista Joakim. Se seguir adiante em sua carreira, sua voz áspera terá boas probabilidades de marcar tanto quanto às de Udo (Accept) ou Chris Boltendahl (Grave Digger), por exemplo.

Sua voz rouca consegue se contrastar com as ótimas composições abundantes em melodias de atmosférica épica que fascinam mesmo. Os riffs são excelentes, a cozinha pulsante e os teclados ficam praticamente no fundo das nove canções bem diversificadas com algo de Black Sabbath e Manowar. Mas o Sabaton é muito bom para ser uma mera cópia destes; a sinergia destes suecos é tanta que tornou suas canções totalmente pessoais, mesmo repletas de referências. Detalhe importante é a produção de Tommy Tägtgren, que mantém tudo muito pesado e simples, mas permite a observação de vários detalhes sutis que engrandecem as estruturas das músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Finalizando, uma sugestão para quem adquirir "Primo Victoria". Dêem uma olhada na letra da canção "Metal Machine", que fecha o álbum. Ali percebemos o quanto o Sabaton ama o Heavy Metal, numa verdadeira homenagem bem-humorada às grandes bandas que fazem sucesso desde os anos 80. Como homenageiam? Oras, se o caro leitor for um bom observador, sacará no ato!

SABATON - Primo Victoria
(2005 / Black Lodge / Hellion Records)

01. Primo Victoria
02. Reign Of Terror
03. Panzer Battalion
04. Wolfpack
05. Counterstrike
06. Stalingrad
07. Into The Fire
08. Purple Heart
09. Metal Machine

Homepage: www.sabaton.net




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Sabaton"


Sabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda suecaSabaton
Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca

Inacreditável: O que acontece de mais bizarro em um show de metalInacreditável
O que acontece de mais bizarro em um show de metal


Bruce Dickinson: Prefiro errar letras a usar monitores!Bruce Dickinson
"Prefiro errar letras a usar monitores!"

Metallica: Para Hetfield, algumas bandas deveriam morrerMetallica
Para Hetfield, algumas bandas deveriam morrer


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280