Resenha - Primo Victoria - Sabaton
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 15 de setembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formada na Suécia em 1999, o Sabaton teve grande reconhecimento logo com suas primeiras canções, sendo que a banda alcançou o primeiro lugar do Heavy Metal na Internet pelo mais famoso site de downloads do mundo, o "Download.com", inclusive derrubando nomes já consagrados no cenário internacional.
Tendo como membros Joakim Brodén (voz), Oskar Montelius (guitarra), Rickard Sundén (guitarra), Pär Sundström (baixo), Daniel Myhr (teclados) e Daniel Mullback (bateria), o Sabaton amargou vários problemas para conseguir colocar seu primeiro registro nas lojas, que depois de muita luta acabou saindo pela gravadora Black Lodge, sob o merecido nome "Primo Victoria".
O mercado musical está abarrotado de bandas que executam o Heavy Metal mais voltado às raízes; obviamente a concorrência é grande e muitas são ignoradas. Mas sempre vão existir alguns conjuntos especialmente fortes e, melhor ainda, que possuem aquele precioso "algo mais" que realmente faça a diferença. No caso do Sabaton, creio que este elemento seja o vocalista Joakim. Se seguir adiante em sua carreira, sua voz áspera terá boas probabilidades de marcar tanto quanto às de Udo (Accept) ou Chris Boltendahl (Grave Digger), por exemplo.
Sua voz rouca consegue se contrastar com as ótimas composições abundantes em melodias de atmosférica épica que fascinam mesmo. Os riffs são excelentes, a cozinha pulsante e os teclados ficam praticamente no fundo das nove canções bem diversificadas com algo de Black Sabbath e Manowar. Mas o Sabaton é muito bom para ser uma mera cópia destes; a sinergia destes suecos é tanta que tornou suas canções totalmente pessoais, mesmo repletas de referências. Detalhe importante é a produção de Tommy Tägtgren, que mantém tudo muito pesado e simples, mas permite a observação de vários detalhes sutis que engrandecem as estruturas das músicas.
Finalizando, uma sugestão para quem adquirir "Primo Victoria". Dêem uma olhada na letra da canção "Metal Machine", que fecha o álbum. Ali percebemos o quanto o Sabaton ama o Heavy Metal, numa verdadeira homenagem bem-humorada às grandes bandas que fazem sucesso desde os anos 80. Como homenageiam? Oras, se o caro leitor for um bom observador, sacará no ato!
SABATON - Primo Victoria
(2005 / Black Lodge / Hellion Records)
01. Primo Victoria
02. Reign Of Terror
03. Panzer Battalion
04. Wolfpack
05. Counterstrike
06. Stalingrad
07. Into The Fire
08. Purple Heart
09. Metal Machine
Homepage: www.sabaton.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para shows do Iron Maiden
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Por que a Finlândia ama tanto heavy metal? Baixista do Amorphis tenta explicar
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Ney Matogrosso diz que não gosta de frequentar bar exclusivamente gay e revela motivo
Cheio de humildade, Brian May fala sobre guitarristas que considera melhores que ele
O grande clássico do Nirvana considerado superestimado por Dave Grohl: "Há melhores"



As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
A razão pela qual o Sabaton evita abordar conflitos modernos em suas letras
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



