Resenha - Magic - Apocalypse

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Apocalypse nasceu em 1983 na cidade de Caxias do Sul (RS). Possuem oito discos, alguns lançados inclusive somente na Europa, além de inúmeras participações em coletâneas no Brasil, França, Espanha e EUA. Mesmo tendo repercussão no mercado externo, sempre colocaram seus CDs cantados na língua portuguesa, tendo como referência a sonoridade dos grandes ícones do estilo progressivo como Emerson, Lake & Palmer, Yes, Marillion e similares.

Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric ClaptonVitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do Backstage

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Magic" é um EP de 2004 e marca uma nova formação, trazendo como novos membros o vocalista Gustavo Demarchi e o baixista Magoo Wise, além dos veteranos Ruy Fritsch na guitarra, Eloy Fritsch nos teclados e Chico Fasoli na bateria. Aqui, além da troca de integrantes, passam a cantar em inglês. E esta alteração na língua melhorou em muito o rock progressivo do Apocalypse, pois anteriormente, pelo fato de ser cantado em português, ficava a impressão de um apelo comercial muito grande, o que felizmente não ocorre agora.

Honrando as tradições do gênero, as canções destes gaúchos sempre foram longas, com muitas incursões instrumentais. Este EP contém cinco canções editadas, tornando-as mais curtas para terem maiores condições de serem tocadas em rádios. Porém, já adianto que as rádios visadas aqui são as que executam músicas que tenham um senso artístico mais apurado, e não o que se escuta com freqüência nas "rádios populares".

São cinco excelentes faixas, em especial "Cryng For Help", com boa distorção, excelentes teclados e que me lembrou o saudoso Uriah Heep. "Cut" já lembra os bons tempos do Marillion, inclusive nas linhas vocais de Gustavo. Fecha o álbum a única faixa longa, a belíssima "Blue Earth", que realmente honra a palavra sentimento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O único ponto baixo é o fato de serem apenas cinco músicas, quando se acabam fica-se querendo mais. Uma excelente banda, com ótimos músicos, mal posso esperar para escutar seu próximo trabalho. Totalmente indicado aos amantes de música progressiva na linha dos grandes nomes setentistas.

APOCALYPSE - Magic - The Radio Edits
(2004 - independente)

01. Magic
02. Cryng For Help
03. Cut
04. Peace In The Lonelyness
05. Blue Earth

Homepage: www.apocalypsebr.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Apocalypse"


Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric ClaptonPattie Boyd
O infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280