Resenha - Dreaming Neon Black - Nevermore
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 21 de julho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Nevermore rapidamente conquistou um imenso respeito dentro do cenário metálico mundial. Mas, se não chegam a ser superestimados, exageros são propagados aqui e acolá. Dentro da hiperbólica atmosfera que ronda Warrel Dane e cia, tentaremos encontrar o tão almejado e necessário equilíbrio.
Sim, eles podem (e devem) ser tomados pela alcunha de "únicos". Sua qualidade técnica e a sobriedade com que a usam são admiráveis, criam composições originalíssimas e completas, explorando o máximo de cada instrumento. As letras são outro diferencial (fruto da formação em sociologia de Dane), contudo, na ânsia de demonstrar todo o potencial, em compor obras herméticas por excelência, acabam esbarrando em seu próprio excesso, soando prolixos e sem empatia.
O heavy/thrash altamente sombrio deste álbum (em decorrência de seu próprio conceito, baseado numa experiência real da namorada de Dane com uma seita que pregava o uso de drogas pesadas) alcança seus melhores momentos com "Beyond Within", "Deconstruction" – riffs cadenciados, quase "sabbathicos", apenas para desembocar em refinos de progressividade e destruição cíclica – "Poison Godmachine" e "No More Will" – a mais intrincada de todas, tendo Jeff Loomis e Tim Calvert esmerilhando em cima da base ultrapesada de Jim Sheppard e Van Williams.
Paradoxalmente, o grande revés de "Dreaming Neon Black" são a grande ocorrência de músicas soturnas, sendo elas "The Death Of Passion", a faixa título, "The Lotus Eaters", "All Play Dead", "Cenotaph" e "Forever". Estes experimentos tétricos do quinteto, carregados de melancolia, andamentos mid-tempo, vocalizações ecoantes e instrumental oscilatório, em sua grande maioria, destoam da qualidade do álbum, já que as únicas realmente brilhantes são a faixa título e a curta balada de encerramento "Forever", as outras são predominantemente chatas, errôneas e desnecessárias, tentam mas não chegam a lugar algum.
É dessa forma que os indiscutíveis predicados da banda citados no início deste review ficam comprometidos. Todavia, mesmo com estes deslizes, "Dreaming Neon Black" permanece um grandioso trabalho, onde a conjuntura heavy/thrash/power encontra sua confluência (quase) perfeita.
Formação:
Warrel Dane (vocais)
Jim Sheppard (baixo)
Jeff Loomis (guitarra)
Tim Calvert (guitarra)
Van Williams (bateria)
Site Oficial: http://www.nevermore.tv
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
Não foram fama, garotas e carros velozes que levaram Andreas Kisser ao Sepultura
Iron Maiden: curiosidades sobre o "The Number Of The Beast"
"Não fosse pelo Rafael, Edu e Aquiles teriam sido demitidos antes", diz Felipe Andreoli, do Angra


Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 2005 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida



