Resenha - Dreaming Neon Black - Nevermore
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 21 de julho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Nevermore rapidamente conquistou um imenso respeito dentro do cenário metálico mundial. Mas, se não chegam a ser superestimados, exageros são propagados aqui e acolá. Dentro da hiperbólica atmosfera que ronda Warrel Dane e cia, tentaremos encontrar o tão almejado e necessário equilíbrio.
Sim, eles podem (e devem) ser tomados pela alcunha de "únicos". Sua qualidade técnica e a sobriedade com que a usam são admiráveis, criam composições originalíssimas e completas, explorando o máximo de cada instrumento. As letras são outro diferencial (fruto da formação em sociologia de Dane), contudo, na ânsia de demonstrar todo o potencial, em compor obras herméticas por excelência, acabam esbarrando em seu próprio excesso, soando prolixos e sem empatia.
O heavy/thrash altamente sombrio deste álbum (em decorrência de seu próprio conceito, baseado numa experiência real da namorada de Dane com uma seita que pregava o uso de drogas pesadas) alcança seus melhores momentos com "Beyond Within", "Deconstruction" – riffs cadenciados, quase "sabbathicos", apenas para desembocar em refinos de progressividade e destruição cíclica – "Poison Godmachine" e "No More Will" – a mais intrincada de todas, tendo Jeff Loomis e Tim Calvert esmerilhando em cima da base ultrapesada de Jim Sheppard e Van Williams.
Paradoxalmente, o grande revés de "Dreaming Neon Black" são a grande ocorrência de músicas soturnas, sendo elas "The Death Of Passion", a faixa título, "The Lotus Eaters", "All Play Dead", "Cenotaph" e "Forever". Estes experimentos tétricos do quinteto, carregados de melancolia, andamentos mid-tempo, vocalizações ecoantes e instrumental oscilatório, em sua grande maioria, destoam da qualidade do álbum, já que as únicas realmente brilhantes são a faixa título e a curta balada de encerramento "Forever", as outras são predominantemente chatas, errôneas e desnecessárias, tentam mas não chegam a lugar algum.
É dessa forma que os indiscutíveis predicados da banda citados no início deste review ficam comprometidos. Todavia, mesmo com estes deslizes, "Dreaming Neon Black" permanece um grandioso trabalho, onde a conjuntura heavy/thrash/power encontra sua confluência (quase) perfeita.
Formação:
Warrel Dane (vocais)
Jim Sheppard (baixo)
Jeff Loomis (guitarra)
Tim Calvert (guitarra)
Van Williams (bateria)
Site Oficial: http://www.nevermore.tv
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
Por que o lendário Raul Seixas nunca foi fã da verdinha e desprezava a erva
Cinco bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista - Parte I
Regis Tadeu e as piores bandas de Power Metal de todos os tempos



Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 2005 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



