Resenha - Stabbing the Drama - Soilwork

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 7


Todas as críticas que eu li até agora quanto a este novo disco do Soilwork não vêm sendo agradáveis. Inclusive uma presente aqui no próprio site, na ótima coluna "Nós do Noise", que eu recomendo a todos vocês, do meu amigo Nelson Endebo. Tudo indica que o Soilwork perdeu o rumo que o colocou no sucesso, especialmente dos discos que para mim hoje são vitais na carreira do grupo sueco, "A Predator's Portrait" e o controverso "Natural Born Chaos".

Em 19/10/2007: Soilwork lança o álbum Sworn To A Great DivideIron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda

E não é que é verdade?! Ao colocar "Stabbind the Drama" para rodar eu tenho a mesma sensação de estar faltando alguma coisa que eu tive em relação ao penúltimo disco da banda até então, o razoável "Figure Number Five". Para a minha tristeza, um árduo apreciador do estilo da banda, aquela que sempre uniu o thrash/death metal com muita melodia, parece que desde 2003 vem flertando em demasia com um antigo vício chamado new metal. Estou sendo conservador ao extremo? Podemos até dizer que sim, mas se você está acostumado à carreira propriamente "metal" da banda, ficará de saco cheio de ouvir tantas músicas com um nítido apelo comercial. Mas não há como negar, de qualquer forma, o Soilwork está (e sempre esteve) criando composições para cair na graça dos seus fãs, independente do gosto deles - sendo heavy metal ou new metal.

Bjorn Strid (vocal), Peter Wichers e Ola Frenning (guitarras), Ole Flink (baixo), Sven Karlsson (teclado), juntamente com o baterista convidado, Dirk Verbeuren (da banda Scarve) compuseram um álbum na sua grande parte arranjado com melodias, ao invés do peso do metal, o quê víamos na sua antiga "fase". Não digo somente melodias quanto às guitarras, mas também quanto ao vocal, que praticamente deixa à parte a sua veia mais nervosa e agressiva. E isto eu não notei após várias audições do álbum, pelo contrário, já na primeira faixa, "Stabbing the Drama" isto fica mais do nítido. E para quem pensa que esta consideração é apenas um momento isolado do material, "One with the Flies" pode até mostrar que sim, mas ""Weapon of Vanity", "The Crestfallen" e música de trabalho "Nerve" comprovam a teoria dos meus dois primeiros parágrafos. E se é para não dizer que eu apenas desci a lenha neste disco, "Stalemate" eu achei bem interessante, uma das melhores (que convenhamos não ser tarefa difícil), assim como "Observation Slave" e "Blind Eye Halo".

Infelizmente este disco me fez pensar com o meu amigo Nelson, estamos sim perante uma banda em decadência se tratando de "apenas" heavy metal. E diante de um nome em ascendência quando falamos de new metal. De qualquer forma, um disco pouco recomendado para os incontestáveis fãs do início de carreira deste sexteto sueco. Mas uma banda em potencial para você, grande fã da MTV.

Line-up:
Bjorn Strid (vocal);
Peter Wichers (guitarra);
Ola Frenning (guitarra);
Ole Flink (baixo);
Sven Karlsson (teclado);
Dirk Verbeuren (bateria).

Track-list:
01. Stabbing the Drama
02. One With the Flies
03. Weapon of Vanity
04. The Crestfallen
05. Nerve
06. Stalemate
07. Distance
08. Observation Slave
09. Fate in Motion
10. Blind Eye Halo
11. If Possible
12. Wherever Thorns May Grown (bônus)

Material cedido por:
Rock Brigade Records/Nuclear Blast
http://www.rockbrigade.com.br/records
http://www.nuclearblast-brasil.com


Outras resenhas de Stabbing the Drama - Soilwork

Soilwork: Stabbing The Drama é moderno, raivoso, pesado e melódicoResenha - Stabbing The Drama - SoilworkResenha - Stabbing The Drama - Soilwork




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Soilwork"


Em 19/10/2007: Soilwork lança o álbum Sworn To A Great Divide

Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2002Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2002


Iron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da bandaIron Maiden
Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda

Humor: Você sabe que o rock está moderninho quando...Humor
Você sabe que o rock está moderninho quando...

Veja SP: show do Iron Maiden eleito como pior de 2009Veja SP
Show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"

Ozzy Osbourne: O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!Ozzy Osbourne
"O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"

Bruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante toursBruce Dickinson
Foi difícil evitar as drogas durante tours

Separados no nascimento: Nicko McBrain e Dolph LundgrenSeparados no nascimento
Nicko McBrain e Dolph Lundgren

Iron Maiden: as dez melhores músicas, segundo a LoudwireIron Maiden
As dez melhores músicas, segundo a Loudwire


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336