Resenha - Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken - Hammerfall

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


O Hammerfall é de uma constância impressionante... a banda lança álbuns com um intervalo que raramente chega a 3 anos. Isso é que é espírito oitentista. E quem pensa que os lançamentos são meia boca, se engana. Todos os 5 cd's de estúdio do quinteto sueco, mais o ao vivo "One Crimson Night" mantém uma regularidade espantosa. O grande problema, e algo que os críticos da banda batem firme na hora de fazer suas resenhas reside no fato da banda incorrer em muitos momentos na repetição pura e simples do estilo metal/hard que caracteriza seus trabalhos. Contudo, desta vez o Hammerfall caprichou e acho que muitos dos críticos terão que rever suas posições.

Hammerfall: novo álbum Dominion é lançado; ouça no streamingTop 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbuns

Nada de "intros" desta vez. "Secrets" abre o cd com uma pegada estilo metal germânico que nos remete ao primeiro cd da banda, "Glory to the Brave". Já "Blood Bound", o primeiro single, mostra uma banda que flerta com metal e o hard rock com extrema habilidade, e um Joacim Cans ousando nos vocais, modulando sua voz de maneira diferente e se saindo muito bem. Duvido que essa faixa não grude em sua cabeça. "Fury of The Wild" traz fortes influências de Iron Maiden ("Two Minutes to Midnight") e se credencia ao posto de melhor do cd, com Joacim novamente dando show nos vocais, abusando das vozes dobradas e dos efeitos.

E quem pensa que parou por aí se engana: "Hammer of Justice" traz uma levada cadenciada perfeita para ser conferida ao vivo, "Born To Rule" é a balada pesada que novamente irá agradar em cheio durante os shows, contrastando com o peso de "Born to Rule" (que em certos momentos lembra "Let the Hammer Fall"). Mas o destaque maior do cd, que ainda conta com a "speed" "Take the Black" e a belíssima balada "Imperial" é o épico "Knights of 21st Century". Com a participação do folclórico Cronos (Venom) urrando e cantando em alguns trechos, a banda apresenta um trabalho intrincado, com mudanças de andamento (por sinal as guitarras de Stefan Elmgren e Oscar Dronjak estão perfeitas) e momentos puramente viajantes, com um trabalho primoroso por parte de Magnús Rosen e Anders Johansson na cozinha. O contraste das vozes de Cronos e Joacim ficou perfeito, e o Hammerfall mostra antes de tudo personalidade, não soando como nenhum épico já famoso no meio do metal. Como bônus, uma versão ao vivo de "Metal Age", talvez o ponto dispensável, que poderia dar lugar a uma faixa inédita.

Um grande cd, que se não supera o excelente "Crimson Thunder", mostra que o Hammerfall solidificou sua personalidade, o que renderá lançamentos de altíssimo nível no futuro. Aproveite que os caras vêm tocar no Brasil em junho e faça barba, cabelo e bigode: compra, ouça e vá aos shows!

Site Oficial: http://www.hammefall.net

Material Cedido Por:
Nuclear Blast/Laser Company/Rock Brigade Records
Http://www.nuclearblast.com.br
Http://www.lasercompany.com.br
http://www.rockbrigade.com.br
São Paulo (SP)


Outras resenhas de Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken - Hammerfall

Resenha - Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken - Hammerfall




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Hammerfall"


Hammerfall: novo álbum Dominion é lançado; ouça no streaming

Hammerfall: Magnus Rosén quase morre durante vôo à América do SulHammerfall
Magnus Rosén quase morre durante vôo à América do Sul

Metal: blog elege o melhor de 2014 em cinco belas cançõesMetal
Blog elege o melhor de 2014 em cinco belas canções

Power Metal: As bandas mais populares segundo o FacebookPower Metal
As bandas mais populares segundo o Facebook


Top 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbunsTop 5 Metallica
About.com elege os cinco melhores álbuns

Iron Maiden: quinze canções que definem a bandaIron Maiden
Quinze canções que definem a banda

Whiplash.Net: Por que o site republica matérias antigas?Whiplash.Net
Por que o site republica matérias antigas?

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Rock In Rio
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985

Regis Tadeu: Los Hermanos fez um tremendo mal ao rock brasileiroRegis Tadeu
Los Hermanos fez um tremendo mal ao rock brasileiro

Piano: covers viscerais de Motorhead, Nirvana, Guns e maisPiano
Covers viscerais de Motorhead, Nirvana, Guns e mais

Beatles: montagem mostra como 2016 foi um ano duro para a músicaBeatles
Montagem mostra como 2016 foi um ano duro para a música


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336