Resenha - Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken - Hammerfall
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de maio de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Hammerfall é de uma constância impressionante... a banda lança álbuns com um intervalo que raramente chega a 3 anos. Isso é que é espírito oitentista. E quem pensa que os lançamentos são meia boca, se engana. Todos os 5 cd’s de estúdio do quinteto sueco, mais o ao vivo "One Crimson Night" mantém uma regularidade espantosa. O grande problema, e algo que os críticos da banda batem firme na hora de fazer suas resenhas reside no fato da banda incorrer em muitos momentos na repetição pura e simples do estilo metal/hard que caracteriza seus trabalhos. Contudo, desta vez o Hammerfall caprichou e acho que muitos dos críticos terão que rever suas posições.

Nada de "intros" desta vez. "Secrets" abre o cd com uma pegada estilo metal germânico que nos remete ao primeiro cd da banda, "Glory to the Brave". Já "Blood Bound", o primeiro single, mostra uma banda que flerta com metal e o hard rock com extrema habilidade, e um Joacim Cans ousando nos vocais, modulando sua voz de maneira diferente e se saindo muito bem. Duvido que essa faixa não grude em sua cabeça. "Fury of The Wild" traz fortes influências de Iron Maiden ("Two Minutes to Midnight") e se credencia ao posto de melhor do cd, com Joacim novamente dando show nos vocais, abusando das vozes dobradas e dos efeitos.
E quem pensa que parou por aí se engana: "Hammer of Justice" traz uma levada cadenciada perfeita para ser conferida ao vivo, "Born To Rule" é a balada pesada que novamente irá agradar em cheio durante os shows, contrastando com o peso de "Born to Rule" (que em certos momentos lembra "Let the Hammer Fall"). Mas o destaque maior do cd, que ainda conta com a "speed" "Take the Black" e a belíssima balada "Imperial" é o épico "Knights of 21st Century". Com a participação do folclórico Cronos (Venom) urrando e cantando em alguns trechos, a banda apresenta um trabalho intrincado, com mudanças de andamento (por sinal as guitarras de Stefan Elmgren e Oscar Dronjak estão perfeitas) e momentos puramente viajantes, com um trabalho primoroso por parte de Magnús Rosen e Anders Johansson na cozinha. O contraste das vozes de Cronos e Joacim ficou perfeito, e o Hammerfall mostra antes de tudo personalidade, não soando como nenhum épico já famoso no meio do metal. Como bônus, uma versão ao vivo de "Metal Age", talvez o ponto dispensável, que poderia dar lugar a uma faixa inédita.
Um grande cd, que se não supera o excelente "Crimson Thunder", mostra que o Hammerfall solidificou sua personalidade, o que renderá lançamentos de altíssimo nível no futuro. Aproveite que os caras vêm tocar no Brasil em junho e faça barba, cabelo e bigode: compra, ouça e vá aos shows!
Site Oficial: http://www.hammefall.net
Material Cedido Por:
Nuclear Blast/Laser Company/Rock Brigade Records
Http://www.nuclearblast.com.br
Http://www.lasercompany.com.br
http://www.rockbrigade.com.br
São Paulo (SP)
Outras resenhas de Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken - Hammerfall
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Ritchie Blackmore: quais são os seus cinco guitarristas preferidos?
O único guitarrista que pode assumir o lugar de Eddie Van Halen, de acordo com Sammy Hagar
O que significa a expressão "Ride The Lightning", título do segundo disco do Metallica


A música do HammerFall que ajudou a seleção sueca de curling a ganhar o ouro olímpico
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



