Resenha - Reason - Shaaman

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Taí um disco que vai gerar reações distintas entre os fãs. Depois de mais de 150 shows promovendo seu "debut" "Ritual" e o lançamento do CD/DVD ao vivo "Ritualive", o Shaman passou por uma re-estruturação que incluiu a saída da gravadora Universal e a entrada na Deckdisc, a mudança do nome de Shaman para Shaaman por questões administrativas, e finalmente, após uma longa espera, o lançamento do novo cd, "Reason".

Sepultura: no Rock in Rio, música nova e homenagem a Andre Matos; vídeosIron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda

O que eu afirmei acima se explica da seguinte maneira: muitos fãs ficarão felizes e outros frustrados. Achou estranho? Os fãs ficarão felizes porque a banda continuou a proposta iniciada em "Ritual": um som mais básico, mais voltado para o metal oitentista e fugindo do metal melódico. E muitos ficarão frustrados porque se em "Ritual" o Shaaman já dava sinais de desligamento com o metal melódico, em "Reason" a coisa é bem mais profunda, quase uma ruptura. Se "Ritual" foi um tapa na cara dos fãs de metal melódico, "Reason" é um soco no estômago. A questão que fica é... o resultado compensa?

"Turn Away" (apresentada ao vivo já há algum tempo) mostra que sim: "riffs" mais diretos, afinação mais baixa, e um André Matos cantando de forma mais rasgada e contida. "Reason" já flerta com o hard-rock de maneira explícita, e soa agradabilíssima aos ouvidos.

Lembra que eles iriam gravar um "cover" dos anos 80? Pois é... só que não espere Deep Purple, Sabbath, Led ou Iron. A escolhida foi "More" do (!) Sisters of Mercy, cujo começo assusta pelos efeitos eletrônicos, porém a música cresce, e se torna um rock de respeito, embalado pelas guitarras de Hugo Mariutti (que neste cd mostra uma evolução impressionante). Já "Innocence" é uma bela balada, escolhida para ser o primeiro single.

O cd nos traz um Shaaman maduro e consciente, apostando na fusão do hard com o metal oitentista em "Scarred Forever" (cujo andamento é excepcional) e na boa "In the Night" (com teclados e orquestrações muito bem executados). "Iron Soul" já traz alguns elementos percussivos, enquanto que "Iron Soul" é o elo de ligação com o que sobrou de metal melódico no som da banda. "Trail of Tears" e "Born to Be" (outra linda semi-balada) trazem um Shaaman mais "Dark", apostando inclusive na incorporação de momentos góticos para ajudar nos climas atmosféricos. A destacar a competência de Luís no baixo e de Ricardo Confessori na bateria.

Porém um fato é preocupante: o vocalista André Matos demonstra uma mudança crítica em seu modo de cantar, apostando nos tons mais baixos e na agressividade. Para um vocal que se caracterizou nos timbres agudos como ele, tal mudança é um forte desafio, por isso considero que ele ainda pode evoluir mais, embora tenha feito um grande trabalho. Porém, espero muito mais do grande músico que é André Matos no próximo cd da banda.

Um bom CD. Não tão acessível quanto "Ritual", cheio de nuances e detalhes, e um tanto complicado para escutar. Vai desagradar a vários fãs que esperavam um Shaaman mais ligado ao passado de seus integrantes, mas uma obra que merece destaque, pela ousadia e pela competência. Antes de criticar, ouça o CD.

Material Cedido Por:
Deckdisc Prod. Art. Ltda
http://www.deckdisc.com.br
São Paulo (SP)


Outras resenhas de Reason - Shaaman

Resenha - Reason - Shaaman




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Shaman"


Sepultura: no Rock in Rio, música nova e homenagem a Andre Matos; vídeosSepultura
No Rock in Rio, música nova e homenagem a Andre Matos; vídeos

Shaman: Vídeoclipe destaca Reunion Tour com Andre MatosShaman
Vídeoclipe destaca Reunion Tour com Andre Matos

Shaman: Alírio Netto será o novo vocalista da bandaShaman
Alírio Netto será o novo vocalista da banda

Andre Matos: Theocracy faz homenagem ao vocalista no ProgPower USA; assistaAndre Matos
Theocracy faz homenagem ao vocalista no ProgPower USA; assista

Mariutti e Confessori: Confira vídeo sobre Workshow que terá presença do ShamanShaman: merchandising oficial no workshop de Luis Mariutti e Ricardo ConfessoriViper: mais informações sobre histórico show em São Paulo

Shaman: um dossiê do depois da primeira formaçãoShaman
Um dossiê do "depois" da primeira formação

Shaman: a consagração de um ícone do Metal nacionalShaman
A consagração de um ícone do Metal nacional

Hugo Mariutti: considero Reason o último disco do ShamanHugo Mariutti
"considero Reason o último disco do Shaman"


Iron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da bandaIron Maiden
Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda

Mr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)Mr Catra
Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)

Influências: Folk Metal e Música CeltaInfluências
Folk Metal e Música Celta

Aerosmith: Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiroAerosmith
Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiro

Batom, laquê...: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 liçõesBatom, laquê...
Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições

Mike Portnoy: O que ele acha sobre os comentários de que está em muitas bandas?Mike Portnoy
O que ele acha sobre os comentários de que está em muitas bandas?

Rammstein: vídeo gera polêmica por supostamente banalizar HolocaustoRammstein
Vídeo gera polêmica por supostamente banalizar Holocausto


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336