Resenha - Under the Ground / Thrash Kill Machine - Pitch Black
Por Clóvis Eduardo
Postado em 02 de abril de 2005
A cena underground de Portugal reserva algumas curiosidades. A banda Pitch Black, já viva desde 1995 com uma série de mudanças, acréscimos e convidados na formação, divulga no Brasil duas demos. Uma de nome Under The Ground, com cinco músicas e a outra, Thrash Kill Machine, nome de um futuro.

As músicas estão com uma qualidade não muito aceitável – fruto de mixagens pobres de demo – mas ao mesmo tempo o conteúdo impressiona pela maturidade. Trabalhá-las para um melhor lançamento se faz necessário. Por enquanto podemos ouvir canções muito misturadas, com sonoridades entre oscilantes.
Os estilo da banda não pode ser bem definido de pegada. Há muita mistura entre o heavy, thrash, death, e um rastro até de hard core. Afinal de contas, fica até difícil entender como tudo isso pode virar algumas músicas, que por sinal, são bem compridas.
O vocalista Pedro Gouveia se esforça em não variar quase nada o vocal. Faltou "invocar-se" nas músicas mais agitadas e energéticas. A dupla de guitarristas, Álvaro Fernandes e André Cruz se dão bem em solos e riffs, principalmente nas canções de Under the Ground, "Remaisn of The Past 2000" e "The Sinner". Aparecem até alguns fraseados bastantes originais em "Messeger of God".
Uma cozinha inteligente e rápida formada pelo baixista Daniel Silva e o baterista Rui Danin, um fera nas inserções com bumbo. Como acontece com muitas bandas com trabalhos de menor qualidade de masterização, os pratos encobrem tudo, e fica aquele som espalhado e difícil de ser compreendido.
A demo de Thrash Kill Machine já apresenta muitas melhoras. O som está mais recheado e alto, apesar da primeira música Disturbing the Peace ter um riff repetitivo. Esta demo veio bem a calhar para conhecer mais e melhor uma banda Portuguesa. Nossos colonizadores estão um pouco decadentes, mas aos poucos vão indo ao caminho certo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Ian Gillan diz que vomitou quando viu capa de "Born Again" e destruiu 20 cópias do disco
A lição que o System of a Down aprendeu ao abrir para o Slayer por um ano
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



