Resenha - Fire and Blood - Manowar
Por Rafael Carnovale
Postado em 03 de março de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Finalmente saiu a segunda parte do documentário "Hell on Earth" dos "Kings of Metal", que já era anunciada há tempos. E com surpresas. O DVD é duplo, sendo que o segundo disco contém o show antológico feito pela banda no Phillips Monsters of Rock de 1998, aonde a banda tocou junto com Megadeth, Slayer e outros (curiosamente intitulado "Blood in Brazil"). Torna-se portanto um lançamento indispensável para os fãs desta antológica banda de heavy metal, que entra ano e sai ano continua firme com seu propósito da defesa do verdadeiro metal, ou seja: falsos metaleiros nem cheguem perto!!!!

"Hell on Earth Part II" veio escorado pelas falhas de seu antecessor. Se no primeiro documentário, as cenas explícitas eram o que predominava, desta vez a banda optou por dar um equilíbrio entre música/sexo/mulheres/fãs. Cada viagem do Manowar é retratada com trechos ao vivo, e algumas músicas completas, de acordo com o país visitado. Isso dá ao documentário uma roupagem interessante, que não enjoa, e permite que conheçamos mais alguns detalhes do Manowar em Tour do que apenas as cenas de diversão nos shows.
É claro que estas são os melhores momentos ("é hilário ver Joey DeMaio arrastando uma garota e dizendo "vamos tirar nossas roupas!"), ou a banda tocando "The Gods Made Heavy Metal" na Alemanha, aonde um fã é chamado ao palco para tocar, com todo um ritual especial e um grande prémio no final (essa então é uma das melhores seqüências do DVD).
A banda acertou em cheio em colocar músicas mais antigas ao vivo e inteiras. Ouvir "Dark Avenger", "Hatred" (com um depoimento todo especial de Karl Logan) é muito impressionante. A banda esbanja energia ao vivo e os fãs de Manowar de fato são fãs. Tatuagens da banda enfeitam corpos de fãs por todas as partes do mundo. De bônus ainda podemos assistir a gravação de "Courage" em francês e outras surpresas. Boa continuação. Espero que a parte III seja ainda melhor.
Já "Blood In Brazil" já nasceu clássico. Começa com uma longa passagem aonde vemos que os fãs brasileiros realmente adoram Manowar com uma intensidade ainda maior (Joey chega a dizer para um fã "Não posso te dar um beijo, só um autógrafo!). O show foi realmente o ponto alto do Monsters. Fãs berravam e a banda esbanjou energia e competência ao vivo.
Músicas como "Manowar" e "Metal Warriors" arrancam urros da platéia. "Sign of the Hammer" e "Gates of Valhalla" não poderiam faltar neste show, além das energétivas "The Power" e Black, Wind Fire and Steel". Um show filmado com 24 câmeras e alta qualidade de som. Merece ser conferido com muito respeito e com certeza deixará alguns pescoços tortos. De bônus ainda temos "Warriors of the World United" e "House of Death" ao vivo no Ringfest de 2002.
Um excelente lançamento não só para fãs da banda... mas para fãs de um bom heavy metal... pena que ainda não há previsão para lançamento no Brasil.
Lançado na Europa pela SPV.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
"Mamãe eu não queria" de Raul Seixas e a oposição irônica ao exército
Axl Rose: o sábio e inteligente conselho para quem quer fazer uma tatuagem
O álbum dos 60s que Ian Anderson acha que é melhor que o "Sgt. Peppers", dos Beatles

Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Joey DeMaio explica atraso do Manowar em regravação do álbum "Sign of the Hammer"
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer



