Resenha - Enemy Of God - Kreator
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 13 de março de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bastam vinte segundos de execução do novo álbum do Kreator para termos consciência da maravilha que virá a seguir. Se a banda redescobriu em "Violent Revolution" a fórmula do thrash metal trabalhado e irresistível que sempre fizeram e viram com isso um renascimento de seu público, deixando a imprensa especializada de joelhos, "Enemy Of God" vem para consolidar a recente retomada da reputação do Kreator e firmá-los como a melhor banda de thrash metal da atualidade.
Mille Petrozza possui a voz perfeita para o estilo, nem tão esganiçada, nem tão gritada, nem muito gutural e pretensiosa, mas antes agressiva, intensa, técnica, consciente de suas limitações e explorada com tamanha sapiência (nível que só alcançou com o estudo e o passar dos anos) e encarna com tanta propriedade o que faz que é simplesmente impossível não se ver completamente envolvido por ela.
Jürgen "Ventor" Reil está o demônio de sempre na bateria, ou melhor, o de sempre não, pois a atuação do mesmo consegue superar seu trabalho anterior em "Violent Revolution", mais intrincado, variado, brutal, técnico e impactante, o coração pulsante que dita todo o ritmo das composições. Sem esquecer de mencionar Christian "Speesy" Giesler, que acompanha seu colega – o que não é nada simples - com uma competência notável.
Já Sami Yli-Sirniö, nome tão difícil quanto descrever sua atuação nas seis cordas, executa fraseados impressionantes e tão melodiosos quanto brutais e técnicos, numa prova monstruosa de competência e feeling. A produção ficou sob responsabilidade de Andy Sneap e isso já diz tudo. A arte gráfica (e as letras) está igualmente maravilhosa, não havendo nada depreciativo.
Há álbuns de thrash metal que são indubitavelmente ótimos, mas lineares em demasia. "Enemy Of God", pelo contrário, explora várias dimensões, texturas, fórmulas e conceitos, além de criar novos. As faixas apresentam uma latente vocação para shows e demonstram terem sido concebidas sob esta visão, sendo que o resultado é este que você está imaginando. Numa variedade e pluralidade absurda, encontramos destaques na soberba faixa-título, "World Anarchy", "Murder Fantasies", "When Death Takes Its Dominion" e "The Ancient Plague", um prog-thrash recheado de sentimentalismo e intensidade incomum, camadas sonoras sobrepostas num prisma absolutamente fantástico e inesquecível, traços de uma banda original e destemida, que procura a variação sem agredir a alma de seus fãs.
Mas esta coisa de "destaques" é cruel e injusta, pois todas as composições merecem tal honraria, tamanha suas peculiaridades e o nível altíssimo do álbum.
Só uma tragédia será capaz de impedir que eu confira a vindoura turnê do Kreator em terras brasileiras, dada a atual fase da banda e se você compartilha do mesmo amor pelo thrash metal, garanta já o seu lugar, pois como o próprio grupo adverte "One Evil Comes - A Million Follow".
Formação:
Mille Petrozza (Vocal/Guitarra)
Sami Yli-Sirniö (Guitarra)
Christian "Speesy" Giesler (Baixo)
Jürgen "Ventor" Reil (Bateria)
Site Oficial: www.kreator-terrorzone.com
Material Cedido Por:
Laser Company/Rock Brigade Records
Tel: (011) 6605-6011
Fax: (011) 6605-2288
Email: [email protected]
Outras resenhas de Enemy Of God - Kreator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
A dificuldade de incluir K.K. Downing em documentário do Judas Priest
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
Dave Mustaine diz que ex-integrantes não participarão da última tour do Megadeth
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
Dream Theater encerrará turnê de "Parasomnia" com shows no Brasil

Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
O significado da expressão "Flag of Hate", segundo o vocalista do Kreator
Mille Petrozza, do Kreator, ficou triste com anúncio da aposentadoria do Megadeth
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


