Resenha - Enemy Of God - Kreator
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 13 de março de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bastam vinte segundos de execução do novo álbum do Kreator para termos consciência da maravilha que virá a seguir. Se a banda redescobriu em "Violent Revolution" a fórmula do thrash metal trabalhado e irresistível que sempre fizeram e viram com isso um renascimento de seu público, deixando a imprensa especializada de joelhos, "Enemy Of God" vem para consolidar a recente retomada da reputação do Kreator e firmá-los como a melhor banda de thrash metal da atualidade.
Mille Petrozza possui a voz perfeita para o estilo, nem tão esganiçada, nem tão gritada, nem muito gutural e pretensiosa, mas antes agressiva, intensa, técnica, consciente de suas limitações e explorada com tamanha sapiência (nível que só alcançou com o estudo e o passar dos anos) e encarna com tanta propriedade o que faz que é simplesmente impossível não se ver completamente envolvido por ela.
Jürgen "Ventor" Reil está o demônio de sempre na bateria, ou melhor, o de sempre não, pois a atuação do mesmo consegue superar seu trabalho anterior em "Violent Revolution", mais intrincado, variado, brutal, técnico e impactante, o coração pulsante que dita todo o ritmo das composições. Sem esquecer de mencionar Christian "Speesy" Giesler, que acompanha seu colega – o que não é nada simples - com uma competência notável.
Já Sami Yli-Sirniö, nome tão difícil quanto descrever sua atuação nas seis cordas, executa fraseados impressionantes e tão melodiosos quanto brutais e técnicos, numa prova monstruosa de competência e feeling. A produção ficou sob responsabilidade de Andy Sneap e isso já diz tudo. A arte gráfica (e as letras) está igualmente maravilhosa, não havendo nada depreciativo.
Há álbuns de thrash metal que são indubitavelmente ótimos, mas lineares em demasia. "Enemy Of God", pelo contrário, explora várias dimensões, texturas, fórmulas e conceitos, além de criar novos. As faixas apresentam uma latente vocação para shows e demonstram terem sido concebidas sob esta visão, sendo que o resultado é este que você está imaginando. Numa variedade e pluralidade absurda, encontramos destaques na soberba faixa-título, "World Anarchy", "Murder Fantasies", "When Death Takes Its Dominion" e "The Ancient Plague", um prog-thrash recheado de sentimentalismo e intensidade incomum, camadas sonoras sobrepostas num prisma absolutamente fantástico e inesquecível, traços de uma banda original e destemida, que procura a variação sem agredir a alma de seus fãs.
Mas esta coisa de "destaques" é cruel e injusta, pois todas as composições merecem tal honraria, tamanha suas peculiaridades e o nível altíssimo do álbum.
Só uma tragédia será capaz de impedir que eu confira a vindoura turnê do Kreator em terras brasileiras, dada a atual fase da banda e se você compartilha do mesmo amor pelo thrash metal, garanta já o seu lugar, pois como o próprio grupo adverte "One Evil Comes - A Million Follow".
Formação:
Mille Petrozza (Vocal/Guitarra)
Sami Yli-Sirniö (Guitarra)
Christian "Speesy" Giesler (Baixo)
Jürgen "Ventor" Reil (Bateria)
Site Oficial: www.kreator-terrorzone.com
Material Cedido Por:
Laser Company/Rock Brigade Records
Tel: (011) 6605-6011
Fax: (011) 6605-2288
Email: [email protected]
Outras resenhas de Enemy Of God - Kreator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Gangrena Gasosa, Hatefulmurder e Facing Fear no Heavy Beer
Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil



Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Slayer marca show com Kreator e Korzus em São Paulo com "Reign in Blood" na íntegra
Site governamental vaza a vinda do Kreator com Slayer para América do Sul
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
Kreator resgata músicas dos anos 1980 em show nos EUA
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator


