Resenha - Start From The Dark - Europe
Por Sílvio Costa
Postado em 02 de fevereiro de 2005
Todo mundo conhece o Europe. É a banda que fazia todos vibrarem nas arenas dos laqueados anos 80 ao som de "The Final Countdown", a mais emblemática das canções dos da década retrasada. Joe Tempest é, reconhecidamente, um dos melhores do ramo e continua cantando muito bem. Para alegria dos fãs dos cabelos armados e das roupas de oncinha, eles voltaram fazendo aquilo que sempre fizeram: hard rock grudento da melhor qualidade. A banda estava inativa desde o começo da década de 90 e agora retorna com a mesma formação que gravou o seu maior clássico.
Entretanto, quem for ouvir Start from the Dark esperando teclados grandiosos e músicas épicas ao estilo do maior clássico da banda pode se decepcionar. Claro, as baladas pegajosas continuam por lá ("Hero" é de arrancar lágrimas. Confira o videoclip disponível no site oficial da banda. Vale a pena), mas não tem nenhuma "Carrie". Eles melhoraram muito nesse sentido. Mic Michaelli, o tecladista responsável por um dos fraseados mais famosos da história da música continua lá, mas está bem mais discreto. Isto acontece porque Start from the Dark é um disco muito pesado e completamente voltado para as guitarras de John Norum.
Deixando de lado o hair metal e apostando numa sonoridade que é ao mesmo tempo moderna e saudosista, o Europe apresenta um disco honesto e muito gostoso de se ouvir. A faixa de abertura, "Got to Have Faith" pode até assustar os fãs antigos por causa de sua pegada, que chega até a lembrar essas bandas que ainda acham que para soar moderno basta fazer barulhinho chato (melhor nem citar exemplos). Mas o susto só dura até aí, já que em seguida vem a faixa-título, que coloca tudo no lugar. Um desfile de canções muitíssimo bem interpretadas, repletas de guitarras no talo e com aquele inconfundível groove que só as bandas de hard rock dos anos 80 possuíam é o que se ouve ao longo das 11 faixas desse presente. A banda está sóbria e muito coesa e alternando de maneira brilhante temas rápidos e pesados e canções mais lentas. Joey Tempest pode não ter mais aquele vozeirão de 1986, mas continua cantando muito e o fato de estar mais contido neste álbum serve para demonstrar sua evolução como intérprete. É claro que algumas músicas podem soar melosas demais para os ouvidos de hoje, mas isso não chega a ser um problema para uma banda acostumada a fazer baladas radiofônicas sem que isso signifique queda na qualidade.
Se o Europe vai voltar ou não a lotar arenas como fez no passado não sei dizer. Eu só sei é que esse revival faz um bem danado. Não é todo dia que músicos talentosos e, sobretudo, honestos, se reúnem para oferecer um trabalho com esta qualidade. O mais importante é que apesar da atmosfera oitentista, Start from the Dark não soa datado em nenhum momento. Um grande presente.
Banda:
Joey Tempest: Voz, guitarra
John Norum – Guitarra
John Leven – Baixo
Mic Michaelli – Teclados
Ian Haugland – Bateria
Site official:
http://www.europetheband.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O álbum de estreia do rock nacional que capa só é compreendida se inverter 180º
Eddie Van Halen: falando sobre o solo de "Beat It"
Quando Humberto Gessinger surpreendeu ao explicar que o Engenheiros não fazia rock nem pop


Europe anuncia turnê celebrando 40 anos de "The Final Countdown"



