Resenha - Chapter One: Tage Mahal - Jon Oliva's Pain

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

9


É curioso imaginar o que faria o líder do Savatage lançar um cd solo, visto que ele participa ativamente de todo o processo de composição de sua banda. Jon Oliva sempre foi parte fundamental no que se refere a conceito, obra e elaboração artística do Savatage, desde a época que acumulava os vocais e guitarras até o período atual, aonde acumula alguns vocais e os teclados. Mas Jon é antes de tudo um músico insaciável. Para poder expor todas as suas influências e homenagear seus ídolos, o cara aproveitou o que foi a banda Circle II Circle (curiosamente o projeto de Zak Stevens, ex-Savatage, que agora segue ativa com nova formação) e montou o projeto Pain, lançando seu primeiro cd em 2004 e já planejando turnê prá tudo quanto é lado.

Musicamente "Taj Mahal" é um cd eclético e diversificado. "The Dark" parece saída de um disco do Queen, começando com Jon no piano e usando muito os coros que o Queen explorava como ninguém. Já "People Say – Gimme Some Hell" novamente lembra a banda de Freddie Mercury, mas com um dedo heavy na história. "Guardian of Forever" já envereda para um lado mais heavy oitentista, com verdadeiros "riffs" maidenianos, e a voz de Jon em ótima forma.

publicidade

Quem espera um cd do Savatage vai se decepcionar. Há flertes com o Hard-pop ("Slipping Away", "Father, Son, Holy Ghost" e "Fly Away"), alguns momentos mais "sabbathianos" ("All The Time" , "No Escape" e "Outside the Door") e "hards oitentistas de peso" ("Pain"). Jon soube investir com cuidado em vários estilos, mas mantendo a identidade do projeto, capitaneada por sua voz e por seu teclado inconfundível. A banda também se mostra entrosada e coesa, com destaque para os ótimos "riffs" de Matt La Porte.

publicidade

Quem é fã de Savatage vai curtir, e quem não é fã também, tamanha a distância entre este cd e os projetos da banda. Mande brasa e entre na viagem musical de Mr. Oliva.

Line Up:
Jon Oliva – Teclados/Vocais
Matt LaPorte – Guitarras
John Zahner – Teclados
Kevin Rothney – Baixo
Christopher Kinder – Bateria

SPV/Scarecrow (2004) - IMPORTADO

Site Oficial: http://www.jonoliva.net

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Black Sabbath: Jon Oliva, do Savatage, foi considerado para ser o vocal nos anos 80Black Sabbath
Jon Oliva, do Savatage, foi considerado para ser o vocal nos anos 80


Jon Oliva: onde os fãs estavam quando a banda precisou?Jon Oliva
Onde os fãs estavam quando a banda precisou?

Savatage: O clássico Power Of The Night comentado Por Jon OlivaSavatage
O clássico Power Of The Night comentado Por Jon Oliva


Rock e metal: o outro lado das capas de discosRock e metal
O outro lado das capas de discos

Crianças: veja como cresceram as de Nevermind, War e outrasCrianças
Veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin