Resenha - Five Man Acoustical Jam - Tesla
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de dezembro de 2004
Alguém já se perguntou como diabos apareceu essa onda de gravações acústicas? Afinal, os anos 90 se superaram neste quesito, com as gravadoras entupindo o mercado com tantos CDs deste gênero, e a grande maioria foi obviamente puro oportunismo... Pois é, foi com este "Five Man Acoustical Jam" que, sem querer, o Tesla começou tudo, inclusive servindo de inspiração para a MTV e sua famigerada série "MTV Unplugged".
Formada na costa oeste dos EUA em 1982 por Jeff Keith na voz, Frank Hannon e Tommy Skeoch nas guitarras, Brian Wheat no baixo e Troy Luccketta nas baquetas, o Tesla se deu bem no meio das bandas hard desta época, mesmo lançando seu primeiro trabalho somente em 86, com faixas melodiosas que tinham força, humor e temas engajados.
Na realidade, o Tesla nunca se encaixou nos padrões destes outros grupos. Não fazia uso do visual espalhafatoso tão em voga na época, e, o principal: sua música também se distinguia um pouco pelo cheiro de seu hard rock mesclado sem pudor algum com country, pop e blues. E neste esquema foram conquistando seu próprio espaço.
"Five Accoustical Jam" começou a tomar forma quando, entre 89 e 90, nos intervalos de sua turnê com o Mötley Crüe, o pessoal do Tesla resolveu fazer algumas apresentações acústicas em pequenos clubes, só por diversão e prazer em fazer algo diferente, e o interessante é que nesta época nenhum conjunto de hard rock tinha esse hábito. E para resumir, o pessoal de sua gravadora Geffen gostou muito do resultado e resolveu lançar um CD neste formato.
O disco em si é pura energia. Gravado no Trocadero Theatre (Filadélfia), sente-se perfeitamente o clima intimista do ambiente, o público apreciando e participando mesmo, inclusive algumas fãs bem afoitas berrando o nome dos músicos. A banda está muito bem-humorada, soltando vez ou outra alguns improvisos, além de gozações entre si. É um álbum ao vivo que soa totalmente espontâneo.
A faixa que mais se destacou neste acústico foi "Signs", que é também um cover de uma banda chamada "The Five Man Electrical Band". Daí o trocadilho para o nome do CD. Seus grandes hits marcam presença, como "Heaven´s Trail", "The Way It Is", "Paradise" e a belíssima balada "Love Song", cujo solo foi na guitarra elétrica mesmo.
Como o clima era de festa, tocaram vários outros covers muito bem escolhidos. Beatles em "We Can it Out", "Mother´s Little Helper" dos Stones, "Lodi" do Creedence e "Truckin´n" do Greatfull Dead. Como se percebe, somente clássicos dos anos 60.
Pois é... E graças a este trabalho sem compromisso - a não ser com a diversão entre cinco amigos - e sua inesperada recepção pelo público na época de seu lançamento, é que muitos empresários da mídia musical viram novos horizontes financeiros. E nós, o povão consumidor, vimos uma enxurrada de acústicos, em trabalhos de tudo quanto é músico, banda e estilos lançando muito lixo por aí.
Sem nunca sofrer alteração em sua formação, o Tesla continuou lançando bons discos até meados dos anos 90, quando a onda grunge complicou a vida de tantas bandas. Só voltou em 2001 com mais um trabalho ao vivo e em 2004 soltou "In the Now", bem recebido pela crítica especializada.
TESLA – Five Man Acoustical Jam
(1990 – Geffen Records)
01. Comin' Atcha Live/Truckin' (The Grateful Dead)
02. Heaven's Trail (No Way Out)
03. The Way It Is
04. We Can Work It Out (Beatles)
05. Signs (The Five Man Electrical Band)
06. Gettin' Better
07. Before My Eyes
08. Paradise
09. Lodi (Creedence Clearwater Revival)
10. Mother's Little Helper (Rolling Stones)
11. Modern Day Cowboy
12. Love Song
13. Tommy's Down Home
14. Down Fo' Boogie
Discografia:
Mechanical Resonance - 1986
The Great Radio Controversy - 1989
Five Man Acoustical Jam - 1990
Psychotic Supper - 1991
Bust a Nut - 1994
Replugged Live - 2001
Into The Now - 2004
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Tarja Turunen fará show natalino em São Paulo no dia 5 de dezembro
Nevermore anuncia sua nova formação
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O solo de Jimmy Page que Robert Plant odiava: "Você começa a parecer um pouco idiota"
O clássico do Black Sabbath que fez telhado de estúdio desabar
Fotos de Infância: Arch Enemy



Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



