Resenha - Five Man Acoustical Jam - Tesla
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de dezembro de 2004
Alguém já se perguntou como diabos apareceu essa onda de gravações acústicas? Afinal, os anos 90 se superaram neste quesito, com as gravadoras entupindo o mercado com tantos CDs deste gênero, e a grande maioria foi obviamente puro oportunismo... Pois é, foi com este "Five Man Acoustical Jam" que, sem querer, o Tesla começou tudo, inclusive servindo de inspiração para a MTV e sua famigerada série "MTV Unplugged".
Tesla - Mais Novidades
Formada na costa oeste dos EUA em 1982 por Jeff Keith na voz, Frank Hannon e Tommy Skeoch nas guitarras, Brian Wheat no baixo e Troy Luccketta nas baquetas, o Tesla se deu bem no meio das bandas hard desta época, mesmo lançando seu primeiro trabalho somente em 86, com faixas melodiosas que tinham força, humor e temas engajados.
Na realidade, o Tesla nunca se encaixou nos padrões destes outros grupos. Não fazia uso do visual espalhafatoso tão em voga na época, e, o principal: sua música também se distinguia um pouco pelo cheiro de seu hard rock mesclado sem pudor algum com country, pop e blues. E neste esquema foram conquistando seu próprio espaço.
"Five Accoustical Jam" começou a tomar forma quando, entre 89 e 90, nos intervalos de sua turnê com o Mötley Crüe, o pessoal do Tesla resolveu fazer algumas apresentações acústicas em pequenos clubes, só por diversão e prazer em fazer algo diferente, e o interessante é que nesta época nenhum conjunto de hard rock tinha esse hábito. E para resumir, o pessoal de sua gravadora Geffen gostou muito do resultado e resolveu lançar um CD neste formato.
O disco em si é pura energia. Gravado no Trocadero Theatre (Filadélfia), sente-se perfeitamente o clima intimista do ambiente, o público apreciando e participando mesmo, inclusive algumas fãs bem afoitas berrando o nome dos músicos. A banda está muito bem-humorada, soltando vez ou outra alguns improvisos, além de gozações entre si. É um álbum ao vivo que soa totalmente espontâneo.
A faixa que mais se destacou neste acústico foi "Signs", que é também um cover de uma banda chamada "The Five Man Electrical Band". Daí o trocadilho para o nome do CD. Seus grandes hits marcam presença, como "Heaven´s Trail", "The Way It Is", "Paradise" e a belíssima balada "Love Song", cujo solo foi na guitarra elétrica mesmo.
Como o clima era de festa, tocaram vários outros covers muito bem escolhidos. Beatles em "We Can it Out", "Mother´s Little Helper" dos Stones, "Lodi" do Creedence e "Truckin´n" do Greatfull Dead. Como se percebe, somente clássicos dos anos 60.
Pois é... E graças a este trabalho sem compromisso - a não ser com a diversão entre cinco amigos - e sua inesperada recepção pelo público na época de seu lançamento, é que muitos empresários da mídia musical viram novos horizontes financeiros. E nós, o povão consumidor, vimos uma enxurrada de acústicos, em trabalhos de tudo quanto é músico, banda e estilos lançando muito lixo por aí.
Sem nunca sofrer alteração em sua formação, o Tesla continuou lançando bons discos até meados dos anos 90, quando a onda grunge complicou a vida de tantas bandas. Só voltou em 2001 com mais um trabalho ao vivo e em 2004 soltou "In the Now", bem recebido pela crítica especializada.
TESLA – Five Man Acoustical Jam
(1990 – Geffen Records)
01. Comin' Atcha Live/Truckin' (The Grateful Dead)
02. Heaven's Trail (No Way Out)
03. The Way It Is
04. We Can Work It Out (Beatles)
05. Signs (The Five Man Electrical Band)
06. Gettin' Better
07. Before My Eyes
08. Paradise
09. Lodi (Creedence Clearwater Revival)
10. Mother's Little Helper (Rolling Stones)
11. Modern Day Cowboy
12. Love Song
13. Tommy's Down Home
14. Down Fo' Boogie
Discografia:
Mechanical Resonance - 1986
The Great Radio Controversy - 1989
Five Man Acoustical Jam - 1990
Psychotic Supper - 1991
Bust a Nut - 1994
Replugged Live - 2001
Into The Now - 2004
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O álbum do Rush que Derrick Green mais gosta (e o que mais odeia)
A banda de rock em que Caetano Veloso apostou: "Ninguém conhecia e eu falava na imprensa"

Guitarrista não garante que o Tesla voltará a lançar um álbum completo de novas canções
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



