Resenha - Change - Richie Kotzen
Por Marcio Carreiro
Fonte: Disconnected
Postado em 19 de outubro de 2004
Quando um amigo - por acaso o editor do Disconnected - me sugeriu ouvir o trabalho de Richie Kotzen, com toda sinceridade eu torci o nariz. O Daniel dizia "Ele é um gênio da guitarra" e eu ficava ainda mais desconfiado. "Pô, o cara era guitarrista do Poison", pensava eu na minha santa ignorância - e, pior, com um preconceito de dar dó. Até o dia em que, num surto de boa vontade, parei para prestar atenção nele e de cara fiquei impressionado com a versatilidade do rapaz, que já gravou mais de uma dezena de discos que vão desde o jazz/fusion até o hard-quase-pop de extremo bom gosto que faz atualmente.
Richie Kotzen - Mais Novidades

Mas "versátil" é apenas um dos adjetivos que o guitarrista carrega. Além disso, é excelente compositor, dono de uma voz marcante, quase aveludada, e para completar toca uma guitarra redondinha. Sabe aqueles solos deliciosos de se ouvir, melodiosos até não poder mais, rápidos e precisos apenas quando necessário? Pois é, assim são os de Kotzen empunhando sua Fender. Change, que chega agora ao Brasil (numa agradabilíssima surpresa) via Wet Music, é o primeiro lançamento significativo de Kotzen por aqui desde o álbum que ele gravou com o Poison, Native Tongue, e é um excelente trabalho.
As qualidades listadas no parágrafo anterior estão presentes em seu 12º disco solo. Pode acreditar, todas as músicas têm harmonias vocais e refrãos caprichadíssimos, além de solos de guitarra de arrepiar, beirando (para ser humilde) a perfeição, riffs, suingue, feeling... Tudo transborda no álbum. As canções em sua maioria são hard rock, algumas com menos e outras com mais pitadas de soul e pop. Sem querer ser injusto, já que todas as músicas são excelentes, os destaques são Shine, previamente lançada no último álbum do Mr. Big, Actual Size, e que aqui ganhou muito com a roupagem acústica e a voz de Kotzen; o jazz Unity (jazz bee bop instrumental) e a faixa bônus Don't Ask em versão voz e violão. Sensacional.
Alguns detalhes não podem passar em branco. Kotzen gravou todos os instrumentos (baixo ótimo e bateria... Bem, a bateria não compromete em nada a proposta do CD), exceto em High, cujas baquetas foram comandadas por Pat Torpey, ex-companheiro de Mr. Big; e o bônus é parte do álbum Acoustic Cuts, à venda apenas via Internet - confira o site oficial do guitarrista. Resta tirar o chapéu para a Wet Music, pelo arrojo do lançamento e capricho no acabamento do CD. Para quem gosta de música sem fronteiras e de bom gosto e não conhece o trabalho desse gênio ainda pouco reconhecido, o lançamento é imperdível. Compre agora!
Wet Music: www.wetmusic.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
O hábito de Galvão Bueno considerado inconveniente, segundo Paulo Ricardo
George Harrison revelou o motivo pelo qual Roger Waters jamais entraria nos Beatles

Richie Kotzen lança nova música solo, "Ivory Queen"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



