Resenha - Split - D. Borgir & Old Man's Child
Por Sílvio Costa
Postado em 13 de julho de 2004
O Dimmu Borgir é hoje a principal referência quando se fala em black metal sinfônico. O Old Man´s Child pode orgulhar-se de ser uma das poucas bandas de black metal 100 % "descompromissada", mantendo-se sempre como um projeto que acabou ficando, digamos, sério demais. Em 1996, as coisas estavam começando a acontecer para o quarteto, que havia lançado pelo selo Cacophonous (responsável pelos primeiros lançamentos do Cradle of Filth) o hoje clássico Stormblast. Eles se reuniram no Stovner Rockefabrikk, o mesmo estúdio de Oslo onde eles haviam gravado seu primeiro full-leght - For All Tid - e gravaram as quatro faixas que integram este EP.

O Old Man´s Child surgiu em 1993 graças às inúmeras tentativas do guitarrista Thomas Rune Andersen (Galder) em recuperar um pouco daquela velha escola do black metal europeu, representada por bandas como Celtic Frost e Venom, principalmente. A primeira demo do grupo (que contava ainda com Jon Øyvind Andersen (Jardar), foi gravada em 1994 e serve para estabelecer a ligação do Old Man´s Child com o Dimmu Borgir. O baixista da demo foi Nagash e o baterista Tjodalv, fundador do Old Man´s Child junto com Galder e Jardar, se juntaria ao Dimmu por volta de 1994.
José Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Essa conversa fiada introdutória serve para apresentar um trabalho que vai emocionar muito os fãs dos dois grupos. Trata-se do split-CD que traz o EP "Devil´s Path" do Dimmu Borgir e a primeira gravação do Old Man´s Child - In the Shades of Life - gravada originalmente em 1994. Esse split já é bem antigo (a primeira vez que apareceu neste formato foi em 1999, lançado pelo selo inglês Hot Records), mas só agora aparece em versão nacional pela Encore Records. Trata-se de um trabalho que mostra os caminhos trilhados por dois dos maiores nomes do black metal mundial. Antes de explodir, o Dimmu Borgir já era uma banda que se diferenciava pelo capricho nos detalhes e pela extrema competência dos seus músicos. O Old Man´s Child, por outro lado, acaba se destacando pelo material incrivelmente original e pelo grande talento de Galder como compositor e, principalmente, no comando dos microfones do conjunto.
"Devil´s Path" tem 4 faixas, sendo duas inéditas na ocasião em que foi lançado pela primeira vez. O disco abre com uma versão incrível de "Master of Disharmony". Muito diferente da versão que seria conhecida através do clássico "Enthroned Darkness Triumphant", aqui quem manda são os riffs de Erkekjetter Silenoz. Os efeitos nos vocais de Shagrath tornaram tudo muito mais sombrio, mas, é evidente, o principal problema é a qualidade da gravação, que nem chega perto dos resultados obtidos posteriormente no The Abyss, com Peter Tägtgren no comando da produção. Na seqüência, a velocíssima "Devil´s Path", apresentando um trabalho mais elaborado de teclados e uma grande letra. Só para lembrar, essas são as duas faixas são os primeiros registros oficiais da banda cantando em inglês. As outras duas faixas que integram o EP são duas versões para "Nocturnal Fear" do Celtic Frost. A principal diferença entre as duas versões é que a primeira está com a roupagem do Dimmu e a segunda é igualzinha àquela presente do EP "Emperor´s Return" dos mestres suiços do black metal, com Shagrath imitando com perfeição os vocais de Thomas Gabriel Warrior.
O Old Man´s Child vem com Galder (G/V/K, à época ainda conhecido como Grusom), Jardar (G) e, do Dimmu Borgir, o batera Tjodalv, além do baixista Tristan, que integraria o Dimmu em seguida. Apesar da violência, peso e velocidade da primeira faixa - "St. Aidens Fall" - quem comanda aqui são os teclados (também tocados por Galder) e o excelente trabalho de Tjodalv. Em seguida, uma faixa com um belo violão, acompanhado por uma base incrivelmente pesada, introduz "Seeds of the Ancient Gods", a melhor deste EP. Novamente, Tjodalv é grande destaque. A mais pesada do disco inteiro (incluindo a parte do Dimmu Borgir) é a incrível "Old Man´s Child". Essa música tem um dos riffs mais incríveis já criados em termos de black metal e uma levada de bateria simplesmente alucinante. Em alguns momentos, chega a lembrar os mestres do Immortal.
Esse lançamento serve para mostrar que o nível a que chegou o black metal europeu, sobretudo o norueguês, é fruto de muita ralação e não foi uma "explosão", mas sim um trabalho lentamente desenvolvido. Essas duas bandas, apesar de trilharem caminhos um pouco diferentes, ainda estão fortemente conectadas, não apenas pelo fato de ambas agora contarem com o grande talento de Galder, mas por estarem sempre preocupadas em oferecer trabalhos de qualidade, contrariando a idéia de que black metal tem que ser tosco para ser bom. Basta dar uma olhadinha nos últimos lançamentos das duas bandas para se confirmar que o bom black metal é feito com muito talento e cuidado. Por mais que acusem as bandas de terem "se vendido" ao mainstream, eles estão provando hoje o que já era possível de se perceber à época do lançamento deste split. Criatividade, talento e qualidade técnica são essenciais em qualquer estilo de música e o black metal não foge a essa regra.
Dimmu Borgir:
Shagrath - Voz, Guitarra, Sintetizadores
Nagash - Baixo
Erkekjetter Silenoz - Guitarra
Tjodalv - Bateria
Old Man´s Child:
Galder - Voz, Guitarra, Sintetizadores
Jardar - Guitarra
Brynjard Tristan - Baixo
Tjodalv - Bateria e vocais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
Com filhos de Jack Bruce e Ginger Baker, Sons of Cream anuncia primeiro álbum
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Regis Tadeu aponta o grande erro que Tony Iommi cometeu em seu novo álbum solo
Cinco clipes de bandas de rock que ultrapassaram 1 bilhão de visualizações - Parte 1

Behemoth lança "I, Scvlptor", EP com cover do Venom e participações de ícones do metal extremo
Dimmu Borgir nunca chegou perto de acabar, diz guitarrista
A curiosa experiência de Demi Lovato no show do Dimmu Borgir, segundo a própria
Os melhores discos lançados em 2026, segundo a Metal Hammer, incluindo um brasileiro
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
