Resenha - Stained - Imperanon
Por Bruno Coelho
Postado em 16 de junho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ela não vai parar. Não adianta insistir, chorar, implorar... Ela não vai parar!!! A Finlândia continua a parir bandas de qualidade a torto e a direito, como se a infestação que ela começou em 1995 (ano de lançamento do Visions do Stratovarius) já não fosse suficiente! Sabe-se que a tal Finlândia gosta de se copiar também. É só ver os irmãos gêmeos quase idênticos que pariu para o Stratovarius (e.g. Thunderstone e Sonata Arctica) alguns até com mais qualidade que os irmãos mais velhos... O Imperanon é justamente um desses irmãos quase idênticos, mas que prova ter qualidades gigantescas ausentes nos mais velhos. No caso do Imperanon o irmão mais velho é o espetacular Children of Bodom.

Formada em 1999 em Helsinki, a banda passou por algumas reformulações após discussões de cunho musical entre os músicos originais. Alguns baixistas foram trocados e guitarristas entraram e saíram até que a formação se estabilizou, principalmente porque seria difícil encontrar jovens músicos sem banda e tão talentosos quanto o tecladista Aleksi Virta e o guitarrista Lauri Koskenniemi. A banda lançou também dois EPs: Until The End e Imperanon, ambos esgotados que serviram como aperitivo para que a Nuclear Blast os trouxessem para seu cast.
Como já disse antes, o som do Imperanon é basicamente o mesmo do Children Of Bodom: Death Metal Melódico de qualidade brutal. Teclados, bumbos e guitarras tocados a grande velocidade, sem esquecer do vocal rasgadíssimo que tanto caracteriza o som desta que é sem dúvidas a maior representante do Death Metal Melódico. Algo que ainda vai dar o que falar é mesmo a qualidade de Lauri e Aleksi em seus intrumentos. Mais ainda: A ESTÚPIDA CRIATIVIDADE destes últimos. A banda é marcada por riffs fabulosos e passagens geniais de teclado... Se Alexi Laiho e Janne Warman não se cuidarem vão perder o posto de número 1 do estilo!
Lançado há menos de um mês, este álbum conta com a participação de integrantes do já citado Thunderstone em algumas faixas. Infelizmente não há como dar mais dados sobre o álbum já que o promo cd enviado à Whiplash! não traz informações mais precisas do que o nome das músicas e a data de lançamento do álbum.
Um álbum curto, com 38 minutos e 10 faixas, empolgante do começo ao fim como qualquer álbum do COB e, apesar da idade dos músicos estar na faixa dos 20 anos, a técnica e o bom gosto transbordam neste debut. A bolachita traz como destaque: "Blade", "Stained", "Hollow Man " e a fantástica e simples "Shadow Souls" que conta com a participação brilhante de uma vocalista não mencionada no encarte do promo cd, na página da gravadora ou no site ofical da banda. Caso alguém descubra antes que eu, favor postar o nome da delinquente no fórum!
E é isso aí, mais uma da Finlândia... se mercado musical de metal fosse copa do mundo, a Finlândia tava espancando o Brasil!!! Por lá nem fazem muita zoada pra lançar uma banda de qualidade absurda! Por aqui fazem a maior ZOADA pra lançar uma banda nova e na hora... pffftz! Desce quadrado! Ê - Laiá!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


