Resenha - New Found Power - Damageplan
Por Rafael Carnovale
Postado em 12 de junho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É gente. Não tem mais jeito. O Pantera acabou de vez. O racha entre Phil Anselmo e os irmãos Dimebag Darrell e Vinnie Paul é definitivo e Phil já lançou o segundo cd de sua banda Superjoint Ritual. Já que não adianta chorar sobre o leite derramado, resta conferir o que fazem os irmãos, unidos a Pat Lachman (ex-Rob Halford) no vocal e Rob Zilla no baixo. A nova banda começou fazendo algumas apresentações nos Estados Unidos em 2003 e agora lança seu primeiro cd.
"Wake Up", berra Pat ao melhor estilo Max Cavalera no começo do cd. Um som pesado, muito influenciado por Slayer e bem mais agressivo do que o Pantera vinha fazendo. O mesmo se repete em "Breathing New Life", que lembra um pouco o "stoner-metal" e na faixa título, climática e agressiva, com um que de Pantera no som, mas bem mais agressiva e menos heavy.
O cd todo é bem pesado, fugindo da linha heavy metal, como em "Pride" ou caindo nas graças do trash anos 80 ("Fuck You", "Reborn", "Save Me", aonde Pat usa voz limpa, se saindo muito bem). Alguns momentos flertam mais com o hardcore, como em "Explode" e "Cold Blooded". Mas o maior destaque fica para a "sabbathica" "Moment of Truth", uma pérola que o Black Sabbath poderia ter gravado, pesada,lenta,soturna e doentia. Para fechar, uma semi-balada "Soul Bleed" (cujo começo lembra Alice In Chains). Um cd bem diversificado, mas cuja personalidade é evidente, pois os "riffs" de Dimebag estão aqui, assim como a bateria precisa, pesada e insana de Vinnie Paul.
Quer saber duma coisa? Foda-se o Pantera! Já que não dá mais para a banda voltar, aproveitem os projetos de seus ex-integrantes, que saíram muito acima da média. Obrigatório.
Lançado em 2004 pela Elektra Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
O show do Dream Theater que virou disco ao vivo - e deixou Mike Portnoy passando mal
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Greg Mackintosh relutou, mas cover que ele não queria gravar virou "hit" do Paradise Lost
A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


