Resenha - 12: 5 - Pain Of Salvation
Por Thiago Sarkis
Postado em 07 de junho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há de ser muito ponderado o crítico que quiser falar do Pain Of Salvation. Como este não é o meu forte, esperei a poeira baixar para escrever sobre o álbum. Sair dando nota máxima para o disco seria moleza, afinal são diversas as estruturas geniais espalhadas por todo "12:5". Porém, é uma performance ao vivo, existem detalhes (exemplo: violões trastejando, algumas vocalizações) que poderiam ser melhorados e devemos levar isso em conta. Bom, vamos lá.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
O grupo sempre trabalhou com estilos e influências em margens de segurança realmente pequenas. Arriscam muito, e a probabilidade de más recepções para seus discos é mais que sabida pelos integrantes. "12:5" é decerto um lançamento onde a cara de Daniel Gildenlöw está exposta, pronta para ser esbofeteada. Contudo, parece impossível passar a este ato, pois eles não dão uma bola fora sequer.
Este acústico transformou músicas, apresentou novos formatos, atualizou a mensagem que cada uma delas passa, e deu MUITO certo. Erros são verificáveis, mas a genialidade é comprovada novamente.
Depois de toda a polêmica da atitude e declarações de Gildenlöw sobre a guerra no Iraque no site oficial do conjunto, "Winning A War" ganha uma introdução arábica. Uma conciliação excepcional que em poucas notas diz o suficiente e responde aos desafetos. Pode apostar, tem americano chorando por ter jogado no lixo ou colocado à venda os álbuns do Pain Of Salvation em faniquitos subseqüentes ao protesto de Daniel.
Outro momento mágico está em "Genesinister", na segunda parte das "Brickworks", mais especificamente a faixa 15, "IX". A descrição detalhada tem razão. Não se trata, em outras palavras, de "Ashes". É uma verdadeira obra de gênio renascentista. Um músico que conseguiu notar nas cinzas de uma música carregada, e liricamente sombria, um campo para interpretação "soul", num romântico sem pieguices.
12:5 tem mais dois fatores importantíssimos: o quão indispensáveis são os demais integrantes da banda, em especial Johan Hallgren e Fredrik Hermansson; fato nunca dantes tão claro. E a abertura para novas compreensões e análises da história e das composições do Pain Of Salvation. Tudo recomeça com "Be", e não hei de perder um capítulo do que está a caminho.
Site Oficial – http://www.painofsalvation.com
Daniel Gildenlöw (Vocais – Violões)
Johan Hallgren (Violões – Vocais)
Fredrik Hermansson (Teclados)
Kristoffer Gildenlöw (Baixo – Vocais)
Johan Langell (Bateria – Vocais)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Stevie Ray Vaughan tocou como um monstro, mas a plateia simplesmente ignorou
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80
Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, chorou muito quando ouviu "Brave New World"
Padrinho de luxo: canal lista 5 bandas de hard rock que Bon Jovi deu "ajudinha" na carreira

Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



