Resenha - 12: 5 - Pain Of Salvation
Por Thiago Sarkis
Postado em 07 de junho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há de ser muito ponderado o crítico que quiser falar do Pain Of Salvation. Como este não é o meu forte, esperei a poeira baixar para escrever sobre o álbum. Sair dando nota máxima para o disco seria moleza, afinal são diversas as estruturas geniais espalhadas por todo "12:5". Porém, é uma performance ao vivo, existem detalhes (exemplo: violões trastejando, algumas vocalizações) que poderiam ser melhorados e devemos levar isso em conta. Bom, vamos lá.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
O grupo sempre trabalhou com estilos e influências em margens de segurança realmente pequenas. Arriscam muito, e a probabilidade de más recepções para seus discos é mais que sabida pelos integrantes. "12:5" é decerto um lançamento onde a cara de Daniel Gildenlöw está exposta, pronta para ser esbofeteada. Contudo, parece impossível passar a este ato, pois eles não dão uma bola fora sequer.
Este acústico transformou músicas, apresentou novos formatos, atualizou a mensagem que cada uma delas passa, e deu MUITO certo. Erros são verificáveis, mas a genialidade é comprovada novamente.
Depois de toda a polêmica da atitude e declarações de Gildenlöw sobre a guerra no Iraque no site oficial do conjunto, "Winning A War" ganha uma introdução arábica. Uma conciliação excepcional que em poucas notas diz o suficiente e responde aos desafetos. Pode apostar, tem americano chorando por ter jogado no lixo ou colocado à venda os álbuns do Pain Of Salvation em faniquitos subseqüentes ao protesto de Daniel.
Outro momento mágico está em "Genesinister", na segunda parte das "Brickworks", mais especificamente a faixa 15, "IX". A descrição detalhada tem razão. Não se trata, em outras palavras, de "Ashes". É uma verdadeira obra de gênio renascentista. Um músico que conseguiu notar nas cinzas de uma música carregada, e liricamente sombria, um campo para interpretação "soul", num romântico sem pieguices.
12:5 tem mais dois fatores importantíssimos: o quão indispensáveis são os demais integrantes da banda, em especial Johan Hallgren e Fredrik Hermansson; fato nunca dantes tão claro. E a abertura para novas compreensões e análises da história e das composições do Pain Of Salvation. Tudo recomeça com "Be", e não hei de perder um capítulo do que está a caminho.
Site Oficial – http://www.painofsalvation.com
Daniel Gildenlöw (Vocais – Violões)
Johan Hallgren (Violões – Vocais)
Fredrik Hermansson (Teclados)
Kristoffer Gildenlöw (Baixo – Vocais)
Johan Langell (Bateria – Vocais)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
A incrível música do Slipknot que Corey gostaria de nunca mais cantar, mas não consegue
Guitar World: os 100 melhores guitarristas de hard rock
Integrante do Metallica admite que a idade está pesando para dois deles


11 bandas de metal progressivo cujo terceiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



