Resenha - Permission to Land - Darkness
Por Daniel Dutra
Postado em 10 de maio de 2004
Antes de mais nada, devo admitir que ouvi Permission to Land com os dois pés atrás e o motivo para tanto é simples: toda e qualquer banda que vira queridinha da grande mídia imediatamente ganha minha desconfiança. Não à toa, vide a onda que foi feita em torno de The Strokes e White Stripes, grupos ruins de doer. No entanto, toda regra tem mesmo sua exceção e o The Darkness, que teve até video clip no "Fantástico", da Rede Globo, é mais uma prova de que Nelson Rodrigues tinha razão.
Darkness - Mais Novidades
O CD de estréia do quarteto inglês só não é perfeito por causa dos excessos do vocalista Justin Hawkins, já que musicalmente é rock'n'roll da melhor qualidade do início ao fim. A excelente Black Shuck abre o trabalho matando a pau e reverenciando AC/DC. Primeiro bom sinal, que é seguido na ótima Givin' Up, que mostra outra influência além da banda australiana: Sweet. Além disso, o guitarrista Dan Hawkins mostra a que veio com um ótimo solo - o baixista Frankie Poullain e o batera Ed Graham completam a formação.
Aliás, mais um ponto para o The Darkness. Já disse uma vez e repito agora: Kurt Cobain está morto e bem enterrado, por isso não é mais vergonha saber tocar um instrumento e incluir solos nas músicas. E Dan faz isso muito bem, como na não menos ótima Love is Only Feeling, com violão, solo e temas de guitarra muito bem pensados. O lado mais visceral aparece ainda em Get Your Hands Off My Woman, Love on the Rocks With No Ice e Stuck in a Rut, mas há uma veia deliciosamente mais pop nas excelentes Growing on Me e Friday Night, em que Justin prova que tem uma voz muito boa e não precisa de tanta afetação.
Chegamos, então, ao único ponto negativo do álbum. Os momentos em que Justin dá pinta de que irá virar Tarja Turunen, a vocalista do Nightwish, são até pouco perto de alguns constrangedores. Em I Believe in a Thing Called Love, por exemplo, outra música muito boa - sim, ela mesma, que está até em novela da Globo - mas com uma escorregadela feia. O gritinho "guitar" antes do solo é o confirmação de que frescura tem limite. Uma pena, já que até na balada Holding My Own o The Darkness acertou.
Outras resenhas de Permission to Land - Darkness
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
Diretor explica por que Os Mutantes foram deixados de fora do documentário de Rita Lee
O melhor álbum que o Rush fez ao longo da sua carreira, na opinião de Geddy Lee
A reação de Cássia Eller após seu filho dizer que Marisa Monte é quem canta de verdade


Vocalista revela que o The Darkness já pensou em proibir celulares nos shows
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



