Resenha - Greatest Hits and Videos - Red Hot Chili Peppers
Por André Melo
Postado em 26 de abril de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tarefa difícil fazer uma coletânea do Red Hot Chili Peppers, já que esta grande banda tem um número enorme de hits. Greatest Hits and Videos, composto de um CD e um DVD, acaba sendo uma continuação de What Hits?!, lançado em 1994, o que facilita um pouco as coisas. Assim, o trabalho faz com que dos sons presentes o mais antigo seja Higher Ground, cover de Stevie Wonder gravado em Mother's Milk, de 1989, primeiro disco a contar com John Frusciante na guitarra e Chad Smith na bateria.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Aliás, Higher Ground também apareceu no What Hits?!, ao lado de Under the Bridge, de BloodSugarSexMagik (1991). Ambas aparecem nesta nova coletânea, tanto no CD quanto no DVD. Além de Under the Bridge, BloodSugar..., o mais popular álbum dos Peppers, colocou mais algumas músicas aqui: Give it Away, talvez o maior hit dos caras; a contagiante Suck My Kiss; e a belíssima Breaking the Girl, todas presentes nos formatos áudio e vídeo.
Em 1995, depois do êxito de BloodSugar... e algum período sem lançar nada, os Peppers gravaram One Hot Minute com o guitarrista Dave Navarro, hoje de volta ao Jane's Addiction. Ao que tudo indica, ele se enturmou bem com os novos colegas à época, mas a banda com Frusciante soava melhor. Talvez por isso apenas My Friends, no CD, e Aeroplane, no DVD, marcam presença na coletânea.
One Hot Minute não é um disco ruim - mas fica aquém de BloodSugar... - e mostra muitos elementos dos primeiros álbuns da banda, mas a segunda parte do disco já apresentava o que viria em seguida com Californication. De qualquer maneira, Warped e Coffee Shop, duas aulas de Flea no baixo, são duas das músicas de One Hot... que ficaram fora e poderiam muito bem estar estar em Greatest Hits and Videos.
De Californication temos a faixa-título, Scar Tissue, Otherside, Road Trippin', Parallel Universe (apenas no CD) e Around the World (apenas no DVD). São músicas mais melódicas do que as dos discos anteriores, mas que não dispensam o peso já conhecido da banda, como na introdução de Around the World e no refrão de Otherside. Anthony Kieds canta como nunca e conta com a ajuda de Frusciante, que retornara com tudo no disco.
Do álbum mais recente da banda, By the Way, a faixa-título e Universally Speaking constam no CD. Em vídeo, além das duas, ainda temos The Zephyr Song e Can't Stop. Pena não poder contar com ambas também no disquinho de áudio, pois juntas as quatro canções são uma boa síntese de By the Way. Os clips aqui são mais simples do que os do disco anterior, mas são muito bons.
Mas esse minibox ainda conta com algumas surpresas, como a faixa Soul to Squeeze, de 1991. Antes, ela só havia sido lançada na trilha sonora do filme "Coneheads". Música muito boa e clip muito bem feito, que marcaram a despedida de Frusciante dos Peppers. O CD ainda conta com duas faixas inéditas, a ótima Fortune Faded e a não tão ótima assim Save the Population.
Para fechar, o DVD traz com um documentário da última turnê dos caras, mostrando cenas de bastidores, encontros bacanas com o pessoal do Foo Fighters e alguns making of dos vídeos. Para quem não conhece os Peppers, se é que isso é possível, ou não tem nada deles, Greatest Hits and Videos é uma boa pedida, mas BloodSugar... e Californication fazem parte da discografia básica da banda. Para quem tem tudo deles, os atrativos ficam por conta do DVD, das faixas inéditas e de Soul to Squeeze. Vale a pena.
(Warner - Nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
A turnê do Led Zeppelin que Robert Plant odiou fazer: "Uma tremenda bobagem!"
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
Guitarrista e baterista negam que o Venom seja projeto solo de Cronos
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Hard Rock: Aqueles que ficaram para trás - Parte 1
A banda que mais fez shows de abertura para os Beatles em todos os tempos
Quem é a "Bete Balanço", cantada por Cazuza no clássico do Barão Vermelho

O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O músico que voltou do fundo do poço para salvar o Red Hot Chili Peppers
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Os dias em que Anthony Kiedis quase morreu (foram muitos)
O dia em que Flea parou de zoar o hair metal por causa de uma banda muito foda
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



