Resenha - Tempo Of The Damned - Exodus
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 24 de fevereiro de 2004
Nota: 10
O encerramento das atividades do Exodus em 1992 não é mais motivo para tristeza dos fãs... Afinal, o Exodus está retornando agora em 2004 com o seu sexto disco de estúdio da carreira, que também inclui uma coletânea e dois ao vivo. O ruim foi que a banda estava se projetando para voltar com a sua formação clássica, incluindo Paul Baloff nos vocais, que infelizmente faleceu em 2002. Mas mesmo assim, temos aqui uma formação de respeito, com Steve "Zetro" Souza (vocal), Rick Hunolt e Gary Holt (guitarras), Jack Gibson (baixo) e Tom Hunting (bateria).
"Tempo of the Damned", programado para sair no dia 02/02/2004 (exatamente dois anos após a morte de Baloff) – em uma homenagem ao grande ‘frontman’ de "Bonded by Blood" – teve seu lançamento adiado, perdendo assim o fato histórico desta mesma homenagem. Musicalmente o Exodus se manteve fiel ao que sempre propôs fazer: thrash metal ‘old school’ sem qualquer tipo de experimentalismos e sem qualquer puxada para um outro estilo. E, certamente, é a manutenção desta fórmula, algo que muitas bandas tentam copiar (e não conseguem fazer igual) que faz o Exodus uma banda de tanto sucesso mundial. Musicalmente a banda não apresenta nenhum deslize, trazendo uma produção impecável e extremamente superior às feitas na década de oitenta pelo mesmo Exodus. O vocalista Zetro Souza acaba se firmando bem no posto de vocalista para esta nova trajetória da banda que promete ser um sucesso!
Abrindo com a tradicional "Scar Splanged Banner", o Exodus mostra como tornar uma composição simples em algo muito bom. Certamente um novo hino puramente thrash na carreira do grupo proveniente da extinta e rica cena da ‘Bay Area’. Mantendo em pé o mesmo estilo da composição citada, o disco segue com "War is My Sheppard", "Shroud of Urine" (com uma certa dose de agressividade ‘extra’ na voz de Zetro Souza), "Forward March" (com um clima mais empolgante dentre as faixas do CD), "Sealed With a Fist" (a melhor de todas, um instrumental digno para o thrash – com muito peso – sem contar a ‘performance’ magnífica do baterista Tom Hunting), "Throwing Down" (lembrando um pouco o Sodom misturado com o Motorhead) fechando com a faixa título "Tempo of the Damned" (perfeita para o povo ‘bangear’ nos novos shows do Exodus). Como se pode notar, quase todas as músicas foram mencionadas como destaque, mas mencionar todos os títulos por aqui não seria prepotência, já que o material é realmente nota "dez".
Fãs de "Bounded by Blood", "Pleasures of the Flesh" e "Force of Habit" devem imediatamente conferir este novo album do Exodus. Quem curte heavy metal (principalmente thrash metal) e nunca sequer ouviu algo da banda, não sabe o que está perdendo, já que em todos lugares que passou, o Exodus sempre teve o seu nome indicado como ícone do estilo. E desta vez não há o que reclamar: "Tempo of Damned" está saindo em versão nacional via Nuclear Blast/Paradoxx Music.
Site oficial: www.exodusattack.com
Line-up:
Steve "Zetro" Souza (vocal);
Rick Hunolt (guitarra);
Gary Holt (guitarra);
Jack Gibson (baixo);
Tom Hunting (bateria).
Track-list:
01. Scar Splanged Banner
02. War is My Sheppard
03. Blacklist
04. Shroud of Urine
05. Forward March
06. Culling the Herd
07. Sealed With a Fist
08. Throwing Down
09. Impaler
10. Tempo of the Damned
Outras resenhas de Tempo Of The Damned - Exodus
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps