Resenha - Black Moon - Emerson, Lake & Palmer
Por Ricardo
Postado em 09 de janeiro de 2004
Este é o retorno do consagradíssimo trio que sacudiu a todos com obras-primas como "Pictures At An Exhibition", "Tarkus", "Brain Sallad Surgery", "Trilogy" e outros clássicos do progressivo neoclássico. Os veteranos Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer voltam em 1992 depois de longo tempo sem gravarem juntos e de um projeto mal sucedido com o baterista Colin Powel, com um disco que foi aclamado pela mídia e mais aceito pelo público em geral, por se tornar um material mais acessível ao grande público, o que despertou a angústia daqueles que queriam ver o trio de volta com outro "Pictures At An Exhibition".
Emerson Lake And Palmer - Mais...

Porém, apesar de não muito bem aceito pelos fãns antigos, esse disco não é nem um pouco ruim! Pode acreditar! Eu esperei muito tempo pra ir atrás dele devido às péssimas críticas ao novo material, mas quando eu ouvi pela primeira vez, minha primeira sensação foi de satisfação e pulos de alegria! Além da emoção que senti ao ouvir músicas que pareciam atingir o coração do cosmos (e o meu, claro)! Descobri o ELP através de uma coletânea, o "The Very Best of Emerson, Lake & Palmer", e após isso fui pegando o material antigo deles. Mas mesmo assim não fiquei nem um pouco desapontado com esse disco.
Já na primeira faixa, a título, "Black Moon" dá um safanão na orelha e brinda a todos com um excelente pop rock muito bem executado, com a maestria de costume do trio! Essa e a segunda e também ótima canção "Paper Blood" mostram o redirecionamento mais pop que o trio resolveu empregar. Destaque para a gaita de "Paper Blood", muito legal! O barco segue com a belissima balada "Affairs Of The Heart", acompanhada de um belíssimo número de violão de Lake e a colcha harmônica dos teclados, cortesia de Emerson.
Mas para aqueles que pensam que a veia clássica que os consagraram foi deixada de lado, eis que acontece o retorno do manticore! A instrumental "Romeo And Juliet", a maravilhosa "Farewell To Arms" e a épica "Changing States" mostram o trio de volta à forma, mostrando que ainda são capazes de retornarem aos seus gloriosos dias! Um trio primorosíssimo de canções! "Changing States" soa como uma daquelas canções de grandes orquestras, um épico maravilhoso que encaixaria bem em qualquer superprodução de Hollywood.
A aproximação do trio com uma sonoridade mais pop continua em "Burning Bridges", mas em seguida, Emerson impressiona novamente com um belíssimo impromptu de piano em "Close To Home", dando uma verdadeira aula de técnica e sentimento, como toca esse cara! Pena que sua disfunção na mão abortou um retorno do trio em 1997. O pop rock volta novamente com "Better Days", e para terminar um belíssimo número de violão de Lake, "Footprints In The Snow", uma belíssima balada.
Faça o seguinte: não dê ouvidos para as críticas! Eu dei, e quase ignorei um excelente disco! Já vi até gente escrevendo que esse disco é para os fãns do Michael Jackson!!!!! Pura besteira! Se você gosta de música bem tocada, com expoentes da música como esses caras, vá correndo atrás de Black Moon! Não é nenhum Pictures, muito menos um Trilogy, nem nada disso! É diferente, mas é igualmente maravilhoso! Um trabalho extra super primoroso desse trio de veteranos do prog rock neoclássico, agora em busca de outras facetas, em busca de evoluir cada vez mais seu som. Acredito que quando as pessoas largarem os preconceitos de lado, essa obra-prima do ELP será melhor apreciada.
C'EST LA VIE!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
O único segredo de Keith Richards para a longevidade no rock, segundo o próprio
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
O guitar hero do metal que trabalhou no Burguer King para comprar sua primeira Flying V
A música do Dream Theater mais difícil de tocar ao vivo, segundo o baixista John Myung
Metallica: os segredos de "Enter Sandman"

O álbum dos anos setenta que Geddy Lee disse ser a maior decepção musical de sua vida
A música prog instrumental que se transformou em canção de protesto
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
A banda de rock progressivo que o Jethro Tull transformou: "Nós somos terrivelmente chatos"
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



