Resenha - Twilight Of The Idols - Gorgoroth
Por Drustan
Postado em 05 de janeiro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após um hiato de três anos (seu último trabalho foi o "Incipit Satan", de 2000), finalmente os noruegueses do GORGOROTH lançam este, que é seu sexto álbum full-length, "Twilight Of The Idols (In Conspiracy With Satan)", período este em que a horda atravessou muitos problemas, sendo o principal deles a prisão do vocalista Gaahl, que apesar de estar em liberdade, ainda têm um processo em andamento por "uso indevido de violência", e se for condenado, por ser reincidente, pode passar até seis anos na cadeia.
Embora a primeira vista o título evoque o quase homônimo "Twilight Of The Gods", do BATHORY, na realidade se trata do nome de um livro do filósofo alemão Friedrich Nietzche, uma das principais fontes de inspiração de Infernus, guitarrista e único remanescente da formação original (o filósofo, dentre outras coisas, apregoava que "Deus está morto", no sentido que o maniqueísmo introduzido pelos valores cristãos havia aniquilado sua verdadeira essência).
Dito isto, fica claro que a temática segue a mesma linha dos trabalhos anteriores, questionando de forma contundente a dominação das igrejas sobre as massas, ao mesmo tempo em que, fazendo jus à fama de ser um legítimo representante do True Norwegian Black Metal, tece loas para Satanás e asseclas.
Musicalmente falando, o álbum, que traz sete faixas e uma "outro" em pouco mais de meia hora de duração, se trata de uma espécie de aprimoração do aclamado "Destroyer", de 1988, pois é ainda mais trabalhado e com mais variações, apesar de manter o velho estilo cru e ultra rápido do grupo, realçados ainda mais graças à produção, que além de ser excelente, mantêm uma certa dose de "sujeira" nas horas certas.
Os destaques - se é que existem - vão para as violentas "Procreating Satan", "Forces of Satan Storms" e "Teethgrinding", recheadas de bases pesadíssimas, ao lado de "Exit Through Carved Stones" com passagens mais cadenciadas alternadas de uma verdadeira pancadaria sonora, marca registrada do grupo, que com este trabalho comprova que está de volta com força total!
Faixas:
1. Procreating Satan
2. Proclaiming Mercy - Damaging Instinct of Man
3. Exit Through Carved Stones
4. Teethgrinding
5. Forces of Satan Storms
6. Blod Og Minne
7. Of Ice and Movement
8. Domine in Virtute tua Laetabitur Rex
Total time: 32:39
Formação:
Gaahl - Vocals
Infernus - Guitars
King - Bass
Kvitrafn - Drums
Site oficial: www.gorgoroth.org
Material cedido por:
Somber Music
P.O.Box 2089 - Osasco/SP
06114-990 - Brazil
Fax: (0xx11) 3682-4162
Email: [email protected].
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar


Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


