RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera

A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"

A curiosa relação entre título de clássico do Aerosmith e "Os Três Patetas"

Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas boas

O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"

Korn vira trilha de vídeo da Patrulha de Fronteira dos EUA - e a banda ainda não falou nada

O clipe do Sepultura inspirado em uma das guerras mais complexas da história

Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro

Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme

Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn

O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted

"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford

O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"

Neil Young foi processado pela própria gravadora após lançar álbum que não se parecia com ele

A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot


Bangers Open Air

Resenha - Diamond Dogs - David Bowie

Por Guilherme Rodrigues
Postado em 18 de outubro de 2002

Diamond dogs é um trabalho que mostra Bowie, redundância, em nova fase de transição. Ele já tinha visitado os mods na Swinging London de 1967, o folk lisérgico em "Space Oddity" (1969), o hard rock em "Man who sold the world" (1970), tinha forjado a persona Ziggy Stardust e vários discos antológicos (vide "Hunky Dory", "Ziggy Stardust" e "Alladin Sane"), e ajudado, ainda, a cristalizar o gênero (???) que ficou na história com o nome de glam rock.

David Bowie - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em fins de 1973, meio de saco cheio com toda a badalação criada em torno de Ziggy, que, diga-se, tomava mais vulto que sua própria música, Bowie se despede da Spiders From Mars (Banda que o acompanhava desde 1970), mas ainda encarna o andrógino no disco "Pin Ups", no qual presta tributo às suas influências. Anuncia, entretanto, em shows, que era para breve a última aparição da persona.

1974 abre com Bowie definindo o projeto que tentaria tirá-lo da arapuca Ziggy e que mostrava o desejo de direcionar sua inspiração apenas àquilo que melhor sabia fazer: compor e interpretar, sem rotulações e teatrinhos baratos. O projeto se chamava "Diamond Dogs" e era calcado em "1984", livro de George Orwell que tratava de um suposto (hoje, sabemos, nem tão suposto) futuro em que tudo e todos eram vigiados pelo tal Big Brother (desnecessário maiores explicações).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um disco conceitual calcado em uma obra sombria. Certamente uma aposta alta para a esfuziante cena rock de 1974, dominada pelo energético hard do Purple, pelo etéreo som do Zep, pelo soft rock do America e do Steely Dan e pelo power pop do Big Star e do Badfinger.

Mas Bowie tinha cartuchos para queimar e apostou tudo em "Diamond Dogs". A imprensa desceu a lenha no disco, chamando-o de pretensioso, depressivo, esparso, inócuo e outros adjetivos menos nobres, criticando, ainda, Bowie por não ter coragem suficiente para se desvincular totalmente da persona Ziggy (vide a capa do disco).

Ok, Bowie realmente não se desvinculou totalmente da androginia (se por motivos comerciais ou não, não vem ao caso), e tomar a si a tarefa de fazer um disco baseado na obra de Orwell era realmente um trabalho pretensioso que acabou por gerar uma obra conceitualmente esparsa... mas... e daí? Quase trinta anos depois, 2002, tempos em que reina a megalomania dos Liam Gallaghers e Eddie Vedders, é inevitável a conclusão: Bowie podia ser pretensioso! E se o lado "conceitual" do disco não ficou tão bem resolvido por David quanto se esperava, a música explode num amálgama de rock and roll, white soul e até mesmo toques de disco music, mais experimentações, wall of sounds e melodias ("Sweet Thing" e "1984"), vocais ("Big Brother"), riffs ("Rebel Rebel") e letras inesquecíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como toda obra-prima, o disco não somente suporta o teste do tempo (apesar da temática paradoxalmente datada/atual), como soa melhor a cada vez que é ouvido... e eu imagino o que os críticos da época, ainda vivos e com os espíritos desarmados por anos seguidos de mediocridades pop, dizem atualmente de "Diamond Dogs"...

Enfim, Diamond Dogs pode não ser o melhor ponto de partida para conhecer a obra de Bowie (as coletâneas "ChangesBowie", "Best of 1969/1974" e "1974/1979" são uma boa opção para o ouvinte casual ou iniciante), mas certamente é um dos discos essenciais da carreira do camaleão e dos 70s num nível mais amplo.

Imperdível.

Obs.: A remasterização e remixagem feitas pela Ryko melhoraram em muito a qualidade da gravação original, e a adição de versões demo das canções "Dodo" e "Candidate" são um atrativo a mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS