Resenha - Cor do Universo - Blues Etílicos
Por Luciano Lima
Postado em 07 de julho de 2003
Lançado de forma independente nas bancas de jornal de todo o Brasil e pela Internet, o CD "Cor do universo" traz os veteranos do Blues Etílicos de volta a estúdio após 7 anos. Desde "Dente de ouro", lançado em 1996 o grupo vem dando prioridade às apresentações ao vivo, fato que resultou no ótimo "Águas barrentas" de 2001. Acompanhando o disco uma revista com detalhes sobre a gravação, história da banda, making off do clipe "Cor do universo" e um divertido pôster-charge no centro da publicação.

Já de cara o CD contagia com a levada de "Quero você" e da faixa título conduzidas pela correta interpretação do mais novo integrante do grupo, o cantor Vasco Faé.
Se Gargárin já afirmou que a terra é azul, fica difícil realmente dizer "Qual a Cor do Universo" ouvindo o disco da banda carioca. Com repertório autoral, adição de novo integrante e menos fiel à cartilha blues-rock, o agora sexteto optou por levadas dançantes e letras ora descontraídas ("Barata Voa", "Saudações") ora politizadas, como em "A Gosma". Nas canções "etilicamente" filosóficas "Batida", do poeta Bráulio Tavares e em "Tiro de Largada" de Flávio Guimarães há uma certa sabedoria e paz de espírito que só os boêmios ou ouvintes de Samba e Blues conhecem.
O músico Fausto Fawcett dá o ar da graça e um tostão da sua voz na dançante e temperamental "Não fica nervosa".
Há também uma prece a um santo, digamos menos badalado da Igreja em "São João Ninguém" cantada por Mr. Greg Wilson.
Com riffs deslizantes e suingados provindos das guitarras de Otávio Rocha e Greg aliadas às gaitas de tirar o fôlego de Flávio Guimarães – o cantor Vasco também toca gaita e já até substituiu Flávio em algumas apresentações - a coisa fica tranqüila para a segura cozinha de Cláudio Bedran e Pedro Strasser.
Há novas cores misturadas aos tons de azul, e que tem sido experimentadas ao longo da carreira deste grupo de Blues brasileiro. Diversidade, a mistura de todas as cores. Deve ser essa a cor do universo do Blues Etílicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
A canção do Metallica que fala sobre a saída de Jason Newsted
O clássico do Pink Floyd que deixa David Gilmour constrangido; "Fico sem graça"
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



