Resenha - Cor do Universo - Blues Etílicos
Por Luciano Lima
Postado em 07 de julho de 2003
Lançado de forma independente nas bancas de jornal de todo o Brasil e pela Internet, o CD "Cor do universo" traz os veteranos do Blues Etílicos de volta a estúdio após 7 anos. Desde "Dente de ouro", lançado em 1996 o grupo vem dando prioridade às apresentações ao vivo, fato que resultou no ótimo "Águas barrentas" de 2001. Acompanhando o disco uma revista com detalhes sobre a gravação, história da banda, making off do clipe "Cor do universo" e um divertido pôster-charge no centro da publicação.

Já de cara o CD contagia com a levada de "Quero você" e da faixa título conduzidas pela correta interpretação do mais novo integrante do grupo, o cantor Vasco Faé.
Se Gargárin já afirmou que a terra é azul, fica difícil realmente dizer "Qual a Cor do Universo" ouvindo o disco da banda carioca. Com repertório autoral, adição de novo integrante e menos fiel à cartilha blues-rock, o agora sexteto optou por levadas dançantes e letras ora descontraídas ("Barata Voa", "Saudações") ora politizadas, como em "A Gosma". Nas canções "etilicamente" filosóficas "Batida", do poeta Bráulio Tavares e em "Tiro de Largada" de Flávio Guimarães há uma certa sabedoria e paz de espírito que só os boêmios ou ouvintes de Samba e Blues conhecem.
O músico Fausto Fawcett dá o ar da graça e um tostão da sua voz na dançante e temperamental "Não fica nervosa".
Há também uma prece a um santo, digamos menos badalado da Igreja em "São João Ninguém" cantada por Mr. Greg Wilson.
Com riffs deslizantes e suingados provindos das guitarras de Otávio Rocha e Greg aliadas às gaitas de tirar o fôlego de Flávio Guimarães – o cantor Vasco também toca gaita e já até substituiu Flávio em algumas apresentações - a coisa fica tranqüila para a segura cozinha de Cláudio Bedran e Pedro Strasser.
Há novas cores misturadas aos tons de azul, e que tem sido experimentadas ao longo da carreira deste grupo de Blues brasileiro. Diversidade, a mistura de todas as cores. Deve ser essa a cor do universo do Blues Etílicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
O clássico de Chuck Berry que Marc Bolan usou para criar um hino do glam rock
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Tom Morello conta como se tornou fã de Nuno Bettencourt antes do sucesso do Extreme
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
Cheio de humildade, Brian May fala sobre guitarristas que considera melhores que ele



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



