Resenha - Souvenirs - Gathering
Por Sílvio Costa
Postado em 30 de maio de 2003
A crítica especializada simplesmente fritou este álbum sem maiores explicações. O fato é que parece que ninguém ainda se deu conta que determinados estilos estão em alta no mundo da música pesada (que, como qualquer outro produto cultural) está sujeita a modismos e as publicações especializadas parecem não escapar desta ciranda.
Mas nada disso é importante aqui. O importante é que o Gathering sempre foi uma banda difícil de se compreender, mesmo nos velhos tempos do "Almost a Dance" (1993), quando praticava um doom/gothic que acabou virando referência para uma avalanche de bandas surgidas no fim da década de 90. Este novo álbum torna as coisas mais complicadas. A banda está longe do som pesado e hipnótico dos já clássicos "Mandylion" (1995) e "Nighttime Birds" (1997) e resolveu experimentar sonoridades e climas inusitados neste "Souvenirs". Trata-se, pois, de um álbum extremamente complexo, do qual só é possível começar a gostar depois de várias audições detalhadas.
A primeira música - "These Good People" - tem uma batida bem estranha, mas o instrumental serve apenas de espelho para a belíssima voz de Anneke van Giersbergen, que está cada vez melhor. Quase não se ouvem guitarras neste álbum, mas isto não quer dizer que falte melodia ou estruturas harmônicas dignas de nota. Exemplos disto estão na pesada "Monsters" ou na incrível faixa-título, que chega a lembrar algumas canções do "How to Measure a Planet" (1998)
O que se nota é que o Gathering resolveu ampliar seus horizontes musicais, sacrificando o peso em nome de um som cada vez mais introspectivo. Os europeus estão chamando isto de "trip rock" - música para viagem. É exatamente esta a idéia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Brasileiro se torna baixista temporário do Crashdiet
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Os deslizes que Jimi Hendrix cometia nos show, segundo seu roadie Lemmy Kilmister
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?


Ingressos à venda para show do The Gathering com Anneke van Giersbergen no Brasil


