Resenha - Souvenirs - Gathering
Por Sílvio Costa
Postado em 30 de maio de 2003
A crítica especializada simplesmente fritou este álbum sem maiores explicações. O fato é que parece que ninguém ainda se deu conta que determinados estilos estão em alta no mundo da música pesada (que, como qualquer outro produto cultural) está sujeita a modismos e as publicações especializadas parecem não escapar desta ciranda.
Mas nada disso é importante aqui. O importante é que o Gathering sempre foi uma banda difícil de se compreender, mesmo nos velhos tempos do "Almost a Dance" (1993), quando praticava um doom/gothic que acabou virando referência para uma avalanche de bandas surgidas no fim da década de 90. Este novo álbum torna as coisas mais complicadas. A banda está longe do som pesado e hipnótico dos já clássicos "Mandylion" (1995) e "Nighttime Birds" (1997) e resolveu experimentar sonoridades e climas inusitados neste "Souvenirs". Trata-se, pois, de um álbum extremamente complexo, do qual só é possível começar a gostar depois de várias audições detalhadas.
A primeira música - "These Good People" - tem uma batida bem estranha, mas o instrumental serve apenas de espelho para a belíssima voz de Anneke van Giersbergen, que está cada vez melhor. Quase não se ouvem guitarras neste álbum, mas isto não quer dizer que falte melodia ou estruturas harmônicas dignas de nota. Exemplos disto estão na pesada "Monsters" ou na incrível faixa-título, que chega a lembrar algumas canções do "How to Measure a Planet" (1998)
O que se nota é que o Gathering resolveu ampliar seus horizontes musicais, sacrificando o peso em nome de um som cada vez mais introspectivo. Os europeus estão chamando isto de "trip rock" - música para viagem. É exatamente esta a idéia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
O gênero musical que Phil Collins nunca suportou ouvir, segundo o próprio
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende


The Gathering publica mensagem de despedida para vocalista
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


