Resenha - Souvenirs - Gathering
Por Sílvio Costa
Postado em 30 de maio de 2003
A crítica especializada simplesmente fritou este álbum sem maiores explicações. O fato é que parece que ninguém ainda se deu conta que determinados estilos estão em alta no mundo da música pesada (que, como qualquer outro produto cultural) está sujeita a modismos e as publicações especializadas parecem não escapar desta ciranda.
Mas nada disso é importante aqui. O importante é que o Gathering sempre foi uma banda difícil de se compreender, mesmo nos velhos tempos do "Almost a Dance" (1993), quando praticava um doom/gothic que acabou virando referência para uma avalanche de bandas surgidas no fim da década de 90. Este novo álbum torna as coisas mais complicadas. A banda está longe do som pesado e hipnótico dos já clássicos "Mandylion" (1995) e "Nighttime Birds" (1997) e resolveu experimentar sonoridades e climas inusitados neste "Souvenirs". Trata-se, pois, de um álbum extremamente complexo, do qual só é possível começar a gostar depois de várias audições detalhadas.
A primeira música - "These Good People" - tem uma batida bem estranha, mas o instrumental serve apenas de espelho para a belíssima voz de Anneke van Giersbergen, que está cada vez melhor. Quase não se ouvem guitarras neste álbum, mas isto não quer dizer que falte melodia ou estruturas harmônicas dignas de nota. Exemplos disto estão na pesada "Monsters" ou na incrível faixa-título, que chega a lembrar algumas canções do "How to Measure a Planet" (1998)
O que se nota é que o Gathering resolveu ampliar seus horizontes musicais, sacrificando o peso em nome de um som cada vez mais introspectivo. Os europeus estão chamando isto de "trip rock" - música para viagem. É exatamente esta a idéia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Ator RJ Mitte, mais conhecido por "Breaking Bad", morre aos 34 anos
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
A origem satânica de "War Pigs", clássico anti-guerra do Black Sabbath



Anneke diz que o The Gathering não tem planos para novas músicas
Anneke van Giersbergen é a "heroína cult" de Floor Jansen
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang


