Resenha - Definitely Maybe - Oasis
Por Fernando Silva
Postado em 09 de agosto de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Dez anos de barulho e confusão". O nome da turnê comemorativa do Oasis é um reflexo fiel de tudo o que aconteceu com uma das maiores bandas de rock surgida nos anos 90. As declarações arrogantes(ou sinceras?) dos irmãos Liam e Noel Gallagher(respectivamente vocalista e guitarrista/líder da banda) fizeram com que conquistassem a antipatia de milhares de pessoas que não curtem a banda apenas por achar os membros "egocêntricos" ou "achôes", deixando o mais importante - a música - de lado.
Com seu segundo disco, de 1995, "(What´s The Story?) Morning Glory", graças ao megahit "Wonderwall", o Oasis espalhou para o resto do mundo a fama já alcançada em terras britânicas. Isso todo mundo sabe. Mas como foi que esses rapazes pobres de Manchester consquitaram a Inglaterra? Com o álbum de estréia, "Definitely Maybe", considerado por muitos(inclusive Noel Gallagher) como o melhor de sua carreira.
O disco abre com a faixa sugestivamente intitulada "Rock ´n´ Roll Star", um rock de primeira tocado até hoje nos shows da banda. Em certa parte, Liam canta: "If you´re not down with who i am/Look at you now, you´re all in my hands tonight", um bom exemplo da atitude marcante dos irmãos Gallagher que muitos ainda insistem em chamar de arrogância.
Em seguida vem "Shakermaker" um rock lento e provavelmente o primeiro de vários processos de plágio (esse, movido pela Coca-Cola) que o Oasis enfrentou ao longo dos anos. Mas também, quem manda ser tão cara de pau? A música é completamente chupada de "I´d Like To Teach The World To Sing" de um comercial da Coca-Cola.
"Live Forever" vem a seguir e é bom se preparar pois esse é um dos grandes clássicos da banda. A música soa um pouco mais pop que as demais e é considerada um clássico do rock inglês dos últimos tempos.
O disco segue misturando músicas de altíssima qualidade como "Up In The Sky", "Bring It On Down", "Supersonic" (irresístivel, um clássico absoluto, para mim, a música que traduz o som do Oasis: distorção, melodia e carisma) e "Cigarettes & Alcohol" (outro clássico, plágio de "Get It On" do T.Rex)
O disco termina com "Married With Children", gravada apenas com dois violôes e vocal, um belo modo de encerrar um grande álbum.
Hoje em dia o Oasis não é tão famoso quanto já foi, ou quanto almeija ainda ser. Mas é gratificante para todos os amantes do bom e velho rock and roll poder relembrar nostalgicamente aqueles tempos, hoje distantes, onde o Oasis era apenas uma promessa e o rock parecia ter um futuro mais justo.
01. Rock ´n´Roll Star
02. Shakermaker
03. Live Forever
04. Up In The Sky
05. Columbia
06. Supersonic
07. Brig It On Down
08. Cigarettes & Alcohol
09. Digsy´s Dinner
10. Slide Away
11. Married With Children
Outras resenhas de Definitely Maybe - Oasis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)
A música do U2 que virou hit mesmo com uma letra, segundo Bono, "inacabada"
O sub-gênero do Metal que Ozzy Osbourne detesta; só o Punk consegue ser pior para ele


Oasis: o impacto da banda em seu álbum de estreia

A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Turnê de reunião do Oasis supera Beyoncé em número de ingressos vendidos em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



