Resenha - Ao Vivo - 10 Anos Sem Perder o Gás - Tubaína
Por Guilherme Vignini
Postado em 22 de fevereiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É difícil algum roqueiro de São Paulo, que freqüenta ou freqüentou o underground paulista nos últimos 10 anos, não ter ouvido falar no "Tubaína do Demônio". Recordo-me de ter encontrado á 1ª demo na Galeria do Rock á séculos atrás. Chamou-me atenção além do nome (formidável!!!) o encarte (tinha um mapa do Brasil com o mapa de São Paulo, pra cima era Paraíba, pra baixo Paraguai) e as letras como "De Queluz Eu Não Passo" (Queluz é a última cidade paulista antes de entrar no Estado do Rio de Janeiro). Esse humor totalmente politicamente incorreto me fez gargalhar muito.

A banda nem sequer tinha baterista, se apresentavam com o auxílio de bateria eletrônica nos barzinho como o Black Jack ou até no finado Aeroanta, sempre levando muito público. A banda era na verdade a dupla Paulo "Mancha" e "Bife". Faziam um humor bastante paulista, pra quem conhece Premeditando o Breque e Língua de Trapo. Com a saída de "Bife" a banda perdeu o "...do Demônio" do nome e ganhou novos integrantes. Lançaram dois cd’s e agora nos brindam com esse álbum ao vivo.
Apesar da gravação tosquíssima, é bem legal ouvir músicas como "O Diabo é Português", "Deus e o Diabo em Sorocaba" "Nem", "Biribol" e outras pérolas. muito engraçado!! As letras são muito engraçadas e divertidas e inteligentes, é quase impossível de se ouvir sem dar algumas risadas.
Engraçado também é "War for Birigui", um thrash tirando o sarro do Sepultura com a letra de "Batatinha Quando Nasce" e "Atirei o Pau no Gato" em inglês. A apresentação da banda também é imperdível. Uma bobeira atrás da outra.
A comparação com os "Mamonas Assassinas" é pertinente, mas injustificada, já que eles são bem mais velhos que os Mamonas e o som também é bem diferente.
É óbvio que esse tipo de som é divertido e engraçado da primeira vez que se escuta, e que é preciso um pouco de paciência para agüentar a precariedade da gravação. E acho difícil ouvir mais de duas vezes a mesma piada, mas é ótimo saber que a banda está ainda na ativa, destilando seu humor totalmente politicamente incorreto.
Se você quer conhecer mais sobre essa banda, visite www.tubaina.com.br ou vá em algum show da banda. Pode não acrescentar muito no seu "currículo musical" mas com certeza você irá se divertir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os 10 melhores discos de heavy metal lançados em 2016, segundo a Louder
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Rush filmará shows em Toronto, Canadá, para futuro lançamento
Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
"Músicas incríveis que mudaram o rumo da música", diz Bruce Dickinson sobre álbum que ele adora
O álbum da Legião Urbana que Renato Russo fala sobre sua paternidade, doença e Collor
O guitarrista que para Herbert Vianna redesenhou a música, mas é desprezado por nossos leitores



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



