Resenha - Ao Vivo - 10 Anos Sem Perder o Gás - Tubaína
Por Guilherme Vignini
Postado em 22 de fevereiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É difícil algum roqueiro de São Paulo, que freqüenta ou freqüentou o underground paulista nos últimos 10 anos, não ter ouvido falar no "Tubaína do Demônio". Recordo-me de ter encontrado á 1ª demo na Galeria do Rock á séculos atrás. Chamou-me atenção além do nome (formidável!!!) o encarte (tinha um mapa do Brasil com o mapa de São Paulo, pra cima era Paraíba, pra baixo Paraguai) e as letras como "De Queluz Eu Não Passo" (Queluz é a última cidade paulista antes de entrar no Estado do Rio de Janeiro). Esse humor totalmente politicamente incorreto me fez gargalhar muito.

A banda nem sequer tinha baterista, se apresentavam com o auxílio de bateria eletrônica nos barzinho como o Black Jack ou até no finado Aeroanta, sempre levando muito público. A banda era na verdade a dupla Paulo "Mancha" e "Bife". Faziam um humor bastante paulista, pra quem conhece Premeditando o Breque e Língua de Trapo. Com a saída de "Bife" a banda perdeu o "...do Demônio" do nome e ganhou novos integrantes. Lançaram dois cd’s e agora nos brindam com esse álbum ao vivo.
Apesar da gravação tosquíssima, é bem legal ouvir músicas como "O Diabo é Português", "Deus e o Diabo em Sorocaba" "Nem", "Biribol" e outras pérolas. muito engraçado!! As letras são muito engraçadas e divertidas e inteligentes, é quase impossível de se ouvir sem dar algumas risadas.
Engraçado também é "War for Birigui", um thrash tirando o sarro do Sepultura com a letra de "Batatinha Quando Nasce" e "Atirei o Pau no Gato" em inglês. A apresentação da banda também é imperdível. Uma bobeira atrás da outra.
A comparação com os "Mamonas Assassinas" é pertinente, mas injustificada, já que eles são bem mais velhos que os Mamonas e o som também é bem diferente.
É óbvio que esse tipo de som é divertido e engraçado da primeira vez que se escuta, e que é preciso um pouco de paciência para agüentar a precariedade da gravação. E acho difícil ouvir mais de duas vezes a mesma piada, mas é ótimo saber que a banda está ainda na ativa, destilando seu humor totalmente politicamente incorreto.
Se você quer conhecer mais sobre essa banda, visite www.tubaina.com.br ou vá em algum show da banda. Pode não acrescentar muito no seu "currículo musical" mas com certeza você irá se divertir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Dave Mustaine não pensou no que fará após o fim do Megadeth
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
Fãs debatem qual dos nove integrantes do Slipknot é o mais inútil de todos
O nojento episódio nos EUA que marcou a relação de João Gordo com o Sepultura
Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandas

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



