Resenha - Ao Vivo - 10 Anos Sem Perder o Gás - Tubaína
Por Guilherme Vignini
Postado em 22 de fevereiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É difícil algum roqueiro de São Paulo, que freqüenta ou freqüentou o underground paulista nos últimos 10 anos, não ter ouvido falar no "Tubaína do Demônio". Recordo-me de ter encontrado á 1ª demo na Galeria do Rock á séculos atrás. Chamou-me atenção além do nome (formidável!!!) o encarte (tinha um mapa do Brasil com o mapa de São Paulo, pra cima era Paraíba, pra baixo Paraguai) e as letras como "De Queluz Eu Não Passo" (Queluz é a última cidade paulista antes de entrar no Estado do Rio de Janeiro). Esse humor totalmente politicamente incorreto me fez gargalhar muito.

A banda nem sequer tinha baterista, se apresentavam com o auxílio de bateria eletrônica nos barzinho como o Black Jack ou até no finado Aeroanta, sempre levando muito público. A banda era na verdade a dupla Paulo "Mancha" e "Bife". Faziam um humor bastante paulista, pra quem conhece Premeditando o Breque e Língua de Trapo. Com a saída de "Bife" a banda perdeu o "...do Demônio" do nome e ganhou novos integrantes. Lançaram dois cd’s e agora nos brindam com esse álbum ao vivo.
Apesar da gravação tosquíssima, é bem legal ouvir músicas como "O Diabo é Português", "Deus e o Diabo em Sorocaba" "Nem", "Biribol" e outras pérolas. muito engraçado!! As letras são muito engraçadas e divertidas e inteligentes, é quase impossível de se ouvir sem dar algumas risadas.
Engraçado também é "War for Birigui", um thrash tirando o sarro do Sepultura com a letra de "Batatinha Quando Nasce" e "Atirei o Pau no Gato" em inglês. A apresentação da banda também é imperdível. Uma bobeira atrás da outra.
A comparação com os "Mamonas Assassinas" é pertinente, mas injustificada, já que eles são bem mais velhos que os Mamonas e o som também é bem diferente.
É óbvio que esse tipo de som é divertido e engraçado da primeira vez que se escuta, e que é preciso um pouco de paciência para agüentar a precariedade da gravação. E acho difícil ouvir mais de duas vezes a mesma piada, mas é ótimo saber que a banda está ainda na ativa, destilando seu humor totalmente politicamente incorreto.
Se você quer conhecer mais sobre essa banda, visite www.tubaina.com.br ou vá em algum show da banda. Pode não acrescentar muito no seu "currículo musical" mas com certeza você irá se divertir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
O clássico de Phil Collins em que ele nunca mais quis tocar piano após errar no Live Aid
Matt Sorum surpreende ao revelar quem era o integrante sóbrio do Guns N' Roses
Quando Gene Simmons, entediado, pediu pro João Gordo levar ele para um rolê em SP


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



