Resenha - Citizen Cain - Playing Dead

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Guilherme Vignini
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Os escoceses do Citizen Cain têm trabalhado duro desde 1982, e agora com "Playing Dead", tentam se consolidar definitivamente como uma das grandes bandas de Neoprogressivo. A qualidade do som é inegável, o problema é que eles nunca tiveram uma formação estável, por isso sempre tiveram dificuldades para gravar e se apresentar ao vivo. Como membros fixos o ótimo vocalista/baixista Cyrus, e o baterista/tecladista Stewart Bell, nesse álbum ainda contam com Phil Allen nas guitarras.

Iron Maiden: Bruce diz não haver muito diálogo na bandaPearl Jam: banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desiste

Para quem nunca ouviu nada do Citizen Cain, acho que uma boa comparação é com os cd's do Marillion (era-Fish), e mais precisamente ainda com Genesis (era-Peter Gabriel), aliás, a semelhança da voz de Cyrus com a de Gabriel é assustadora! Algumas músicas poderiam passar batido como "sobras de estúdio" do "Nursery Crime" tranqüilamente.

Apesar da primeira impressão ser de que a banda é apenas um clone de Genesis, a banda vai muito além disso. O cd tem grandes momentos como em "Children of Fire / Prometheus and Epimetheus / Forethought / Afterthought", que tem um boa letra sobre a Roma de Nero, com uma música envolvente e complexa.

"Shades" é uma "quebradeira brava" que se transforma em algo bem suave, perfeito para a voz. "Rivers of Twilight / The War Between Two Minds" segue também nessa mesma linha. Um dos destaques é o ótimo trabalho de guitarra. Espero que Allen continue a trabalhar com a banda. Em alguns momentos em "Wandering in Darkness" até umas pitadas "fusion" a lá "Brand X" aparecem.

Além de ótimo vocalista, Cyrus, demonstra mais uma de suas habilidades desenhando a capa do cd, assim como já havia feito nos álbuns anteriores.

Esse CD é bastante hermético, não indicaria para alguém que não esteja familiarizado com o estilo pois não faz concessões comerciais ou tenta captar públicos diferentes. É um autêntico CD de Rock Progressivo com todas as suas qualidades e defeitos. Se você curte o estilo pode ir atrás dar uma conferida no site oficial (www.citizen-cain.com) que vale a pena, pois a banda é realmente muito boa.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Citizen Cain"


Iron Maiden: Bruce diz não haver muito diálogo na bandaIron Maiden
Bruce diz não haver muito diálogo na banda

Pearl Jam: banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desistePearl Jam
Banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desiste

Pra convencer: dez álbuns de metal para quem não gosta de metalPra convencer
Dez álbuns de metal para quem não gosta de metal

Zakk Wylde e Dave Grohl: A treta por causa de canções para OzzyZakk Wylde e Dave Grohl
A treta por causa de canções para Ozzy

Rolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 90Rolling Stone
Os 100 melhores álbuns dos anos 90

Muse: o que faz do trio uma das maiores bandas da atualidade?Muse
O que faz do trio uma das maiores bandas da atualidade?

Metallica x Reverend: a oração que ambas bandas usaram em letraMetallica x Reverend
A oração que ambas bandas usaram em letra


Sobre Guilherme Vignini

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.