Resenha - Citizen Cain - Playing Dead
Por Guilherme Vignini
Postado em 18 de março de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os escoceses do Citizen Cain têm trabalhado duro desde 1982, e agora com "Playing Dead", tentam se consolidar definitivamente como uma das grandes bandas de Neoprogressivo. A qualidade do som é inegável, o problema é que eles nunca tiveram uma formação estável, por isso sempre tiveram dificuldades para gravar e se apresentar ao vivo. Como membros fixos o ótimo vocalista/baixista Cyrus, e o baterista/tecladista Stewart Bell, nesse álbum ainda contam com Phil Allen nas guitarras.

Para quem nunca ouviu nada do Citizen Cain, acho que uma boa comparação é com os cd’s do Marillion (era-Fish), e mais precisamente ainda com Genesis (era-Peter Gabriel), aliás, a semelhança da voz de Cyrus com a de Gabriel é assustadora! Algumas músicas poderiam passar batido como "sobras de estúdio" do "Nursery Crime" tranqüilamente.
Apesar da primeira impressão ser de que a banda é apenas um clone de Genesis, a banda vai muito além disso. O cd tem grandes momentos como em "Children of Fire / Prometheus and Epimetheus / Forethought / Afterthought", que tem um boa letra sobre a Roma de Nero, com uma música envolvente e complexa.
"Shades" é uma "quebradeira brava" que se transforma em algo bem suave, perfeito para a voz. "Rivers of Twilight / The War Between Two Minds" segue também nessa mesma linha. Um dos destaques é o ótimo trabalho de guitarra. Espero que Allen continue a trabalhar com a banda. Em alguns momentos em "Wandering in Darkness" até umas pitadas "fusion" a lá "Brand X" aparecem.
Além de ótimo vocalista, Cyrus, demonstra mais uma de suas habilidades desenhando a capa do cd, assim como já havia feito nos álbuns anteriores.
Esse CD é bastante hermético, não indicaria para alguém que não esteja familiarizado com o estilo pois não faz concessões comerciais ou tenta captar públicos diferentes. É um autêntico CD de Rock Progressivo com todas as suas qualidades e defeitos. Se você curte o estilo pode ir atrás dar uma conferida no site oficial (www.citizen-cain.com) que vale a pena, pois a banda é realmente muito boa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
A música que foi escrita para "preencher espaço" e se tornou um dos maiores hinos do Metal
A banda pouco conhecida que por pouco não se tornou um grande nome do metal mundial
A excelente música da fase Blaze Bayley que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



