Foo Fighters: o músico que Dave Grohl reconhece estar copiando há anos
Por Igor Miranda
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Dave Grohl, vocalista e guitarrista do Foo Fighters, nunca escondeu suas influências. Em entrevistas, o músico busca, frequentemente, dar destaque às bandas que construíram sua identidade musical.
Em entrevista à rádio BBC, transcrita pelo Ultimate Guitar, Grohl fez questão de citar mais um artista que exerce grande influência em seu trabalho como compositor. O músico, aliás, foi além e disse que está sempre "copiando" esse cara.

Trata-se de Bob Mould, notável pelos trabalhos com as bandas de rock alternativo Hüsker Dü na década de 1980 e Sugar nos anos 1990. Ao longo dos anos, Mould também lançou uma série de álbuns solo e teve atuação como produtor musical.
Inicialmente, Dave Grohl refletiu sobre o direcionamento musical diferente de "Medicine at Midnight", novo álbum do Foo Fighters, já disponível nas plataformas digitais. "Como músico, sempre respeitei isso nas bandas que amo: uma banda como Led Zeppelin, ou como os Beatles, bandas que não ficavam em um só lugar. Eles se estendiam e tentavam outras coisas", disse.

Em seguida, ele falou sobre Bob Mould, um de seus grandes ídolos, com quem pôde gravar a música "Dear Rosemary", para o álbum "Wasting Light", do Foo Fighters. "Ele fazia essas letras com as quais eu me conectava pessoal e emocionalmente. Então, até hoje, sou um grande fã dele. As músicas dele significam tanto para mim que eu as referenciei em várias canções do Foo Fighters", afirmou.
Por fim, a "confissão": Dave Grohl admitiu que se inspira tanto em Bob Mould que até o copia. Inclusive, o frontman do Foo Fighters revelou isso ao próprio artista.

"Lembro da primeira vez que conheci Bob. Fiz tantos stage dives na frente dele quando era mais jovem, mas na primeira vez que fomos apresentados formalmente, fiquei nervoso, pois ele é um dos meus heróis. E eu tive que falar: 'oh, cara, você é uma grande inspiração, eu te copio há anos'", afirmou.
E qual foi a resposta de Mould? "Tudo o que ele disse foi: 'eu sei...'", concluiu Grohl.
A entrevista pode ser ouvida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.

Vale destacar que a influência de Bob Mould, especialmente pelo trabalho no Hüsker Dü, também abrangeu o Nirvana. O baixista Krist Novoselic chegou a dizer, em uma antiga entrevista à Kerrang!, que sua banda não fazia "nada novo, pois o Hüsker Dü já fazia aquele som antes".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps