Resenha - Odyssey - Symphony X
Por Glauber Tulio
Postado em 20 de janeiro de 2003
Nota: 10
Quem acompanha esse quinteto norte americano desde os primórdios de sua existencia, conhece a qualidade de seu trabalho. Pegamos o album "The Divine Wings of Tragedy" e nos perguntamos... o que eles têm ainda a oferecer? Talvez melhoras tecnicas em estudio e nas gravações... mas só. Lenda!! O album "V" chegou arrebentando e quebrando todas as expectativas possiveis. E novamente surgiu a pergunta: É possivel melhorar?
Durante o periodo entre o album "V" e o "The Odyssey" fiquei torcendo ao máximo para que o Symphony X nao deixasse a bola cair. Finalmente, estava eu à toa na internet e vejo uma mensagem no irc: "Nova musica do Symphony X disponível para download no site oficial". Meus olhos saltaram e abri meu internet explorer o mais rapido possivel... e lá estava "King of Terrors" disponível para download.
E pronto. Puxei-a. Indescritível foi a emoção que tive ao escutá-la. A musica começa do jeito que eu gosto: riffs pesados e diretos detonando um clima quase horrorizante. "Sir" Russel Allen entra como nunca, com um vocal mais grave e cheio de ira... a esta altura do campeonato meus olhos já lacrimejavam e eu gritava como um retardado em frente ao computador: "QUE PORRA É ESSA??!"
Mal eu sabia o que tinha pela frente... tive mais tarde a oportunidade de escutar o cd por inteiro e o alívio de perceber que eles quebraram todas as minhas expectativas.
Faixas como "Wicked" e "Incantations of the Apprentice" podem deixar qualquer um louco. Se voce estiver perto de uma janela, nao escute estas músicas. Sério.
Na maioria dos cds do symphony, eu sempre percebi a guitarra de Michael Romeo lado a lado com o teclado de Pinella. Neste cd, Michael Romeo está bem mais exposto , agressivo e direto. Mas, o destaque mesmo fica com um monstrinho chamado Jason Rullo. O garoto melhorou bastante e podemos ouvir claramente sua bateria, que casa perfeitamente com a guitarra de Michael Romeo nas musicas, deixando-as mais pesadas ainda. Com o mesmo destaque temos "Sir" Russel Allen, em mais uma interpretação perfeita, digna de um "Sir". O seu dinamismo, força e técnica o tornam um dos melhores vocalistas dentro do metal na atualidade. Ele consegue nos deixar alegres, tristes ou com raiva durante este cd.
Ainda pensando em como eles conseguiram o feito de fazer mais um cd nota 10, quase esqueço de comentar sobre a faixa título, "The Odyssey". Muitas bandas se perdem quando fazem musicas com mais de 7 ou 8 minutos. Mas o Symphony X é uma dessas bandas "anormais" que conseguem fazer com que uma musica de 24 minutos e 7 segundos passe como se fosse uma musica de 7 minutos! Sem duvida "The Odyssey" é uma musica simplesmente fenomenal.
Mas fica no ar a pergunta: Será que "The Odyssey" desbancou o classico "The Divine Wings of Tragedy"? É uma pergunta que eu realmente não me arriscaria a responder, a não ser que quisesse levar pedradas! Mas... quem sabe em um outro review? :)
PS: Li em algum lugar que o CD está "Death Metal Prog Rock"... Algum comentario sobre o idiota que disse isso? :)
PS2: Se tem um CD que é OBRIGATÓRIO para os amantes do bom heavy metal, e principalmente os amantes do prog metal, é este.
Lançado no Brasil por:
Hellion Records – www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro
São Paulo – SP – Brasil
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps