Resenha - Odyssey - Symphony X
Por Thiago Sarkis
Postado em 21 de abril de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Que paulada! Se os fãs mais ardorosos dos idos do rock progressivo já olhavam meio torto pro Symphony X, agora é que o bicho vai pegar mesmo. Com o perigo de ser linchado pelos mesmos, afirmo que o grupo norte-americano não largou suas raízes progs, porém, enveredou-se também num power metal dos mais intensos e pesados. Por momentos chega a beirar o thrash.
Symphony X - Mais Novidades
Os sinais de que Michael Romeo, Russell Allen & cia eram sujeitos raivosos já haviam se clarificado em lançamentos anteriores. Contudo, mesmo no ápice de seus ataques de ira, seria complicado acreditar que o conjunto investiria tão firmemente em pancadarias como "Wicked" ou "King Of Terrors". O lado PanterA, banda bastante apreciada pelo guitarrista do Symphony X, nunca marcou tanta presença.
Uma participação que gerará controvérsia é a de Michael Pinnella. Exceto pela excepcional "Awakenings", seus teclados não aparecem da mesma forma que em "The Divine Wings Of Tragedy" ou "V". Alteração nos efeitos e nas idéias, todavia se adequando bem à nova via adotada por seus companheiros.
Jason Rullo e Michael Lepond fizeram um estrago por aqui. "Inferno (Unleash The Fire)", "The Turning", entre outras, abriram bons espaços para os shows particulares, os quais, por incrível que pareça, surgem exatamente de um conjugado e coeso grupo.
A épica "The Odyssey", dividida em sete partes, explicita bem tudo o que foi dito e dá uma revisada naquilo que foi realizado no resto do álbum, incluindo a esperada "The Accolade II", a qual não decepciona. Técnicas irrepreensíveis, quebradeiras inimagináveis e boas melodias e harmonias. O sucinto de um trabalho graúdo, de bom gosto.
Há alegações de que se perderam, neste disco, a essência melódica e também a base progressiva, a qual teria sido deixada de lado. São considerações interessantes, mas "The Odyssey" é uma obra grandiosa e ao nível daquilo que o Symphony X fez de melhor em sua carreira. Entretanto, comparações com lançamentos prévios não seriam ideais, caso consideremos um certo conservadorismo nesta "audição". Há uma base mantida, no entanto, a perspectiva é de fato diferente e vale a pena conferi-la.
Site Oficial – http://www.symphonyx.com
Russell Allen (Vocais)
Michael Romeo (Guitarras)
Michael Pinnella (Teclados)
Michael Lepond (Baixo)
Jason Rullo (Bateria)
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua Dr. João Maia, 199 – Aclimação
CEP: 04109-130 - São Paulo / SP - BRASIL
Tel: (0xx11) 5539-7415 / 5083-2727 / 5083-9797
Fax: (0xx11) 5083-3077
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
O álbum contestado do Iron Maiden influenciado por disco de Bruce Dickinson



Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
O herói de 2.800 anos com quem Russell Allen se identifica porque passou por algo parecido
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


