Resenha - Into The Electric Castle - Ayreon
Por Carol Mendes
Postado em 19 de janeiro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como se trata de um heavy-metal do multi-instrumentista holandês Arjen Anthony Lucassen, Ayreon é mais uma empreitada psicodélica e progressiva do que uma banda de rock no sentido tradicional. Lucassen costuma reunir participações de vários expoentes do mundo heavy-metal. Praticamente todos os trabalhos de Arjen são épicos, quase opera rocks, onde cada personagem é interpretado por um vocalista diferente. No CD duplo de 1998, "Into The Electric Castle" (só agora lançada a versão nacional pela Hellion), somos brindados com a presença de Fish (ex-Marillion), Anneke van Giersbergen (The Gathering), Sharon den Adel (Within Temptation), Damian Wilson (ex-Threshold), entre outros. Em um épico onde 8 almas humanas, arrancadas de suas eras do tempo antigo e moderno (Egyptian, Roman, Knight, Highlander, Indian, Barbarian, Hippe e Futureman) encontram-se de repente em uma outra dimensão. E assim tentam encontrar o caminho de casa. Um cd à la Caverna do Dragão.

O que segue são quase 110 minutos do Rock Prog/Metal do mais puro, que cai como uma luva com a temática da obra. Um álbum diferente, cheio de melodias acústicas. Os sintetizadores são os principais responsáveis pelo clima atmosférico, além dos inúmeros solos de teclado cheios de efeitos que se prolongam nos dois CDs.
Você leitor, que ouvir o álbum, irá se perguntar como o "Sir Arjen" conseguiu fazer isto! Ele conseguiu inserir majestosamente vários instrumentos em suas músicas. Você irá se deliciar ao som de violinos, cellos e flautas que conseguiram se encaixar perfeitamente com o que a obra propõe.
Os destaques vão para as músicas: "Isis and Osiris", que no começo aparece cheia de violões, mas na medida que o tempo passa as guitarras conseguem entrar com bastante sutileza e começam se intercalar com um som de guitarra mais pesada; "Across The Rainbow Bridge", Damian Wilson que já participou do espetáculo da Broadway "Les Miserables" consegue transmitir pro ouvinte todo o medo que está sentindo, fazendo com que o clima da música fique ainda melhor; "Evil Devolution" que do meio da música pro final contém solos e viagens que qualquer adorador de progressivo que escutar, irá babar na hora; além de outras como "Castle Hall", "Tower of Hope", "Enter The Gate", "Another Time, Another Space". Melhor eu parar aqui, senão terei que citar o álbum inteiro !
Finalizando, este é um álbum para quem realmente gosta de coisas bem feitas. Além do que, se Arjen Lucassen está por dentro, você pode comprar o seu CD de olhos fechados!
Lançado no Brasil por:
Hellion Records – www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro
São Paulo – SP – Brasil
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
U2 disponibiliza novo single e videoclipe, "Street of Dreams"
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward
Slipknot: 12 histórias que retratam o quão insana a banda é
As 10 músicas favoritas do saudoso Renato Russo, segundo o próprio artista

Arjen Lucassen diz que "entre 30 e 50" gravadoras recusaram o Ayreon; "Eles riram de mim"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



