Resenha - Into The Electric Castle - Ayreon
Por Carol Mendes
Postado em 19 de janeiro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como se trata de um heavy-metal do multi-instrumentista holandês Arjen Anthony Lucassen, Ayreon é mais uma empreitada psicodélica e progressiva do que uma banda de rock no sentido tradicional. Lucassen costuma reunir participações de vários expoentes do mundo heavy-metal. Praticamente todos os trabalhos de Arjen são épicos, quase opera rocks, onde cada personagem é interpretado por um vocalista diferente. No CD duplo de 1998, "Into The Electric Castle" (só agora lançada a versão nacional pela Hellion), somos brindados com a presença de Fish (ex-Marillion), Anneke van Giersbergen (The Gathering), Sharon den Adel (Within Temptation), Damian Wilson (ex-Threshold), entre outros. Em um épico onde 8 almas humanas, arrancadas de suas eras do tempo antigo e moderno (Egyptian, Roman, Knight, Highlander, Indian, Barbarian, Hippe e Futureman) encontram-se de repente em uma outra dimensão. E assim tentam encontrar o caminho de casa. Um cd à la Caverna do Dragão.

O que segue são quase 110 minutos do Rock Prog/Metal do mais puro, que cai como uma luva com a temática da obra. Um álbum diferente, cheio de melodias acústicas. Os sintetizadores são os principais responsáveis pelo clima atmosférico, além dos inúmeros solos de teclado cheios de efeitos que se prolongam nos dois CDs.
Você leitor, que ouvir o álbum, irá se perguntar como o "Sir Arjen" conseguiu fazer isto! Ele conseguiu inserir majestosamente vários instrumentos em suas músicas. Você irá se deliciar ao som de violinos, cellos e flautas que conseguiram se encaixar perfeitamente com o que a obra propõe.
Os destaques vão para as músicas: "Isis and Osiris", que no começo aparece cheia de violões, mas na medida que o tempo passa as guitarras conseguem entrar com bastante sutileza e começam se intercalar com um som de guitarra mais pesada; "Across The Rainbow Bridge", Damian Wilson que já participou do espetáculo da Broadway "Les Miserables" consegue transmitir pro ouvinte todo o medo que está sentindo, fazendo com que o clima da música fique ainda melhor; "Evil Devolution" que do meio da música pro final contém solos e viagens que qualquer adorador de progressivo que escutar, irá babar na hora; além de outras como "Castle Hall", "Tower of Hope", "Enter The Gate", "Another Time, Another Space". Melhor eu parar aqui, senão terei que citar o álbum inteiro !
Finalizando, este é um álbum para quem realmente gosta de coisas bem feitas. Além do que, se Arjen Lucassen está por dentro, você pode comprar o seu CD de olhos fechados!
Lançado no Brasil por:
Hellion Records – www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro
São Paulo – SP – Brasil
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
O nojento hábito de Slash durante antigas gravações do Guns N' Roses
A fantástica música do Metallica que James arregou na hora de cantar
O subgênero do rock que Freddie Mercury desprezava: "Montanha de besteira"



Ayreon anuncia lançamento do show de 30 anos em áudio e vídeo
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



