Resenha - Into The Electric Castle - Ayreon
Por Carol Mendes
Postado em 19 de janeiro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como se trata de um heavy-metal do multi-instrumentista holandês Arjen Anthony Lucassen, Ayreon é mais uma empreitada psicodélica e progressiva do que uma banda de rock no sentido tradicional. Lucassen costuma reunir participações de vários expoentes do mundo heavy-metal. Praticamente todos os trabalhos de Arjen são épicos, quase opera rocks, onde cada personagem é interpretado por um vocalista diferente. No CD duplo de 1998, "Into The Electric Castle" (só agora lançada a versão nacional pela Hellion), somos brindados com a presença de Fish (ex-Marillion), Anneke van Giersbergen (The Gathering), Sharon den Adel (Within Temptation), Damian Wilson (ex-Threshold), entre outros. Em um épico onde 8 almas humanas, arrancadas de suas eras do tempo antigo e moderno (Egyptian, Roman, Knight, Highlander, Indian, Barbarian, Hippe e Futureman) encontram-se de repente em uma outra dimensão. E assim tentam encontrar o caminho de casa. Um cd à la Caverna do Dragão.

O que segue são quase 110 minutos do Rock Prog/Metal do mais puro, que cai como uma luva com a temática da obra. Um álbum diferente, cheio de melodias acústicas. Os sintetizadores são os principais responsáveis pelo clima atmosférico, além dos inúmeros solos de teclado cheios de efeitos que se prolongam nos dois CDs.
Você leitor, que ouvir o álbum, irá se perguntar como o "Sir Arjen" conseguiu fazer isto! Ele conseguiu inserir majestosamente vários instrumentos em suas músicas. Você irá se deliciar ao som de violinos, cellos e flautas que conseguiram se encaixar perfeitamente com o que a obra propõe.
Os destaques vão para as músicas: "Isis and Osiris", que no começo aparece cheia de violões, mas na medida que o tempo passa as guitarras conseguem entrar com bastante sutileza e começam se intercalar com um som de guitarra mais pesada; "Across The Rainbow Bridge", Damian Wilson que já participou do espetáculo da Broadway "Les Miserables" consegue transmitir pro ouvinte todo o medo que está sentindo, fazendo com que o clima da música fique ainda melhor; "Evil Devolution" que do meio da música pro final contém solos e viagens que qualquer adorador de progressivo que escutar, irá babar na hora; além de outras como "Castle Hall", "Tower of Hope", "Enter The Gate", "Another Time, Another Space". Melhor eu parar aqui, senão terei que citar o álbum inteiro !
Finalizando, este é um álbum para quem realmente gosta de coisas bem feitas. Além do que, se Arjen Lucassen está por dentro, você pode comprar o seu CD de olhos fechados!
Lançado no Brasil por:
Hellion Records – www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro
São Paulo – SP – Brasil
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Como a morte de Freddie Mercury levou o Iron Maiden a alterar letra de clássico
Como estava saúde de Cazuza na época de "Ideologia", segundo seu guitarrista
A banda de rock nacional que é cobrada por não ser tão rock, segundo Paulo Ricardo


Ayreon anuncia lançamento do show de 30 anos em áudio e vídeo
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



