Resenha - Into The Electric Castle - Ayreon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carol Mendes
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


Como se trata de um heavy-metal do multi-instrumentista holandês Arjen Anthony Lucassen, Ayreon é mais uma empreitada psicodélica e progressiva do que uma banda de rock no sentido tradicional. Lucassen costuma reunir participações de vários expoentes do mundo heavy-metal. Praticamente todos os trabalhos de Arjen são épicos, quase opera rocks, onde cada personagem é interpretado por um vocalista diferente. No CD duplo de 1998, "Into The Electric Castle" (só agora lançada a versão nacional pela Hellion), somos brindados com a presença de Fish (ex-Marillion), Anneke van Giersbergen (The Gathering), Sharon den Adel (Within Temptation), Damian Wilson (ex-Threshold), entre outros. Em um épico onde 8 almas humanas, arrancadas de suas eras do tempo antigo e moderno (Egyptian, Roman, Knight, Highlander, Indian, Barbarian, Hippe e Futureman) encontram-se de repente em uma outra dimensão. E assim tentam encontrar o caminho de casa. Um cd à la Caverna do Dragão.

Pantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag DarrellPoeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte

O que segue são quase 110 minutos do Rock Prog/Metal do mais puro, que cai como uma luva com a temática da obra. Um álbum diferente, cheio de melodias acústicas. Os sintetizadores são os principais responsáveis pelo clima atmosférico, além dos inúmeros solos de teclado cheios de efeitos que se prolongam nos dois CDs.

Você leitor, que ouvir o álbum, irá se perguntar como o "Sir Arjen" conseguiu fazer isto! Ele conseguiu inserir majestosamente vários instrumentos em suas músicas. Você irá se deliciar ao som de violinos, cellos e flautas que conseguiram se encaixar perfeitamente com o que a obra propõe.

Os destaques vão para as músicas: "Isis and Osiris", que no começo aparece cheia de violões, mas na medida que o tempo passa as guitarras conseguem entrar com bastante sutileza e começam se intercalar com um som de guitarra mais pesada; "Across The Rainbow Bridge", Damian Wilson que já participou do espetáculo da Broadway "Les Miserables" consegue transmitir pro ouvinte todo o medo que está sentindo, fazendo com que o clima da música fique ainda melhor; "Evil Devolution" que do meio da música pro final contém solos e viagens que qualquer adorador de progressivo que escutar, irá babar na hora; além de outras como "Castle Hall", "Tower of Hope", "Enter The Gate", "Another Time, Another Space". Melhor eu parar aqui, senão terei que citar o álbum inteiro !

Finalizando, este é um álbum para quem realmente gosta de coisas bem feitas. Além do que, se Arjen Lucassen está por dentro, você pode comprar o seu CD de olhos fechados!

Lançado no Brasil por:
Hellion Records - www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 - Lojas 280 / 282 / 308 - Centro
São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: hellion@hellionrecords.com.br


Outras resenhas de Into The Electric Castle - Ayreon

Resenha - Into the Electric Castle - Ayreon




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Ayreon"


Gigantes do Rock e Metal: alguns músicos muito, muito altosGigantes do Rock e Metal
Alguns músicos muito, muito altos

Top 10: Álbuns conceituaisTop 10
Álbuns conceituais


Pantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag DarrellPantera
O surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell

Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer partePoeira
Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte

Capas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da históriaCapas de álbuns
As mais obscuras e marcantes da história

Lemmy Kilmister: A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininhaLemmy Kilmister
A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha

Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutosRolling Stone
As melhores músicas com mais de sete minutos

Nirvana: Grohl fala como se sentiu ao reencontrar Frances CobainNirvana
Grohl fala como se sentiu ao reencontrar Frances Cobain

Avenged Sevenfold: criticado por vocalista do NOFXAvenged Sevenfold
Criticado por vocalista do NOFX


Sobre Carol Mendes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336