Resenha - Revolusongs - Sepultura
Por Rafael Carnovale
Postado em 14 de janeiro de 2003
Nota: 10
Após todos os problemas passados com a saída da gravadora Roadrunner, e supostas críticas por parte da mídia dando conta de que a banda estaria entrando em processo de decadência, o Sepultura ressurge com um vigor impressionante. Após conseguir assinar contratos que garantem a distribuição de seus produtos pelo mundo afora, a banda solta este MCD com covers, devidamente convertidas para o jeito Sepultura de ser. Quem imaginaria um cd repleto de clássicos do thrash e heavy, vai se assustar ao ouvir Revolusongs, pois o mesmo incorpora músicas de bandas que jamais imaginaríamos ouvir tocadas pelo (hoje) quarteto.
O começo, com "Messiah" do Hellhammer não assusta. É uma boa faixa, clássico do black oitentista, que recebeu a roupagem "sepulturiana", ficando muito boa. Agora.... quem imaginaria ouvir "Angel" do Massive Attack? Se você acha que ficou ruim, engana-se. O Sepultura soa sombrio, obscuro, mas com uma agressividade contida que explode no refrão berrado por Derrick Green. Já a seguinte também ficou muito interessante... o Sepultura tocando Public Enemy! "Black Steel in the Hour of Chaos" ficou muito legal, com Derrick mostrando uma grande habilidade nos vocais, uma versatilidade muito interessante. A faixa ainda conta com os vocais do DJ Sabotage. Não soa tanto como Sepultura... mas o misto de rap e metal ficou bem interessante.
E as surpresas não param por aí... "Mongoloid" do Devo, ganhou uma roupagem punk-rock que a deixou empolgante e muito agradável. As guitarras de Andreas junto com a bateria e o baixo de Igor e Paulo dão à faixa a agressividade que ela necessita... uma das melhores sem dúvida. E quem imaginaria ouvir uma banda de heavy metal tocando Jane’s Addiction? Pois é.... o Sepultura fez de "Mountain Song" um achado... capitaneada pelos vocais ultra versáteis de Derrick (lembrem-se de que ele canta versos de Perry Farrel) e as guitarras de Andreas, o resultado soa primoroso. Assim como "Piranha" do Exodus... essa nem precisa falar.
Mas o destaque final fica para "Bullet the Blue Sky" do U2... um show à parte... a banda demonstra uma versatilidade absurda ao coverizar este clássico de Bono e cia. e transformá-lo numa música do Sepultura. É impressionante como o quarteto conseguiu pegar músicas tão distintas e dar a elas a roupagem que as transformam em músicas do Sepultura.. algo muito complicado e que exige trabalho. E o Sepultura assim o fez. Como brinde, uma brincadeira de estúdio envolvendo músicas do Metallica, "Enter Sandman" e "Fight Fire with Fire".
Este cd não é um divisor de águas, nem o melhor já lançado pelo quarteto, mas mostra que a banda continua afiada e apresenta uma capacidade criativa que, se bem utilizada poderá gerar produtos de altíssima qualidade. E quem dizia que eles estavam decadentes, agora deve mais é calar a boca... ;)
Site oficial: www.sepultura.com.br
Lançado no Brasil pela FNM/Universal Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps