Resenha - Undeceived - Extol
Por Thiago Sarkis
Postado em 16 de agosto de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1994, o Extol chamou de cara a atenção de Steve Rowe do Mortification, que incluiu a banda numa compilação da Rowe Productions. Só com isso, sejamos francos, a credencial está dada. Porém, "Undeceived" consegue ampliar o ‘feedback’ e ‘background’ dos caras e depois de quatorze faixas fantásticas, fica fácil afirmar que eles são a melhor coisa que já aconteceu ao death técnico desde os primórdios de Atheist e Cynic, e a fase de "Spheres" (1993) do Pestilence.

O brutal e extremo das composições cede terreno a variações completamente insanas, progressividades inesperadas e climas magistrais, tenebrosos à medida de um My Dying Bride por vezes, e reforçados pelo exímio violinista Tarjei Nysetd e, em menor escala, por Ida Mo no violoncelo.
Os músicos parecem estar em transe, não apenas pela ira e violência com as quais tocam, mas também pela técnica apuradíssima de cada um, atuando sem parar, num convívio harmonioso, por mais estranho que isso possa parecer, após as descrições que fizemos.
Pelo primeiro parágrafo é possível fazer uma idéia do que tratamos aqui, contudo é bom acentuar que toda essa fúria vem "em nome de Deus". As letras inclusive são um ponto negativo, pois aquela famosa pregação exagerada se faz notória. Nada contra a religião especificamente. De fato apenas uma observação, pois este é um assunto altamente particular, e que enche o saco facilmente, tanto vindo de odes cristãos como satânicos.
Os vocais limpos de Ole Børud aparecem algumas vezes e agradam bastante. Dão um toque impagável de neoprog, Pendragon, Enchant, etc. A exploração destes pode trazer resultados bem positivos, principalmente ao intercalá-los às vocalizações guturais.
Destaques para as belíssimas instrumentais e também "Undeceived", "Ember", "A Structure Of Souls" e a ótima versão para "Shadow Of Death" do Believer. Tomara que eles não saibam ler sequer uma palavra em português, e que me desculpem caso consigam decifrar nossa língua, mas que bandinha ‘do capeta’ essa. Certeza de dinheiro bem investido e audições inolvidáveis.
Site Oficial – http://www.undeceived.net
Formação:
Peter Espevoll (Vocais)
Ole Børud (Guitarra – Vocais Limpos – Backing Vocals)
Christer Espevoll (Guitarra – Backing Vocals)
Tor Magne Glidje (Baixo)
David Husvik (Bateria – Backing Vocals)
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Telefone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A banda brasileira que na opinião de Regis Tadeu é "o Luciano Huck do rock"
Kurt Cobain conta sobre a banda que fez com que ele sonhasse ser um rockstar
5 curiosidades que ajudam a contar a história do casamento de Nando Reis com Vânia


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



