Resenha - Condition Red - Iron Savior
Por Rafael Carnovale
Postado em 05 de julho de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitos ficaram em alerta vermelho quando Kai Hansen anunciou que estaria deixando o Iron Savior. Afinal, o grupo (formado inicialmente por Piet Sielck e Kai) já dispunha de boa fama no cenário metálico, e lançara quatro cd’s que obtiveram boa repercussão. Mesmo sendo Piet o maior compositor, ficava a impressão de que a banda não teria o mesmo pique com a saída de Kai Hansen, já que ambos formaram, nos anos 80 o embrião do que viria a ser futuramente o Helloween. E muitos tornaram a ficar em alerta vermelho quando o Iron Savior lançou seu primeiro trabalho sem Kai, Condition Red.

Não chega a ser surpresa, mas pode-se afirmar que estamos diante do mais pesado, mais agressivo e melhor trabalho da banda. Que Kai faz falta, faz, com certeza, e sempre o fará, mas Piet arrumou um bom substituto, Joaquim "Piesel" Kustner, e estabilizou um line-up excelente, com o batera Thomas Nack (ex- Gamma Ray), o baixista Jan Eckert e o Tecladista Andreas Kuck. Este line-up, entrosadíssimo, nos presenteia com um cd de puro heavy metal, executado com maestria e que garante momentos de total empolgação.
O grupo já mostra a que veio na primeira faixa, "Titans of Our Time": uma bateria agressiva, guitarras poderosas e Piet detonando no vocal (lembra muito Dio e Graham Bonnet), com um refrão cativante. Músicas como "Protector", "Ironbound" (com seus duelos de guitarra tipicamente maidenianos), e a faixa título garantem momentos de muita agitação, com aquele speedmetal característico que marcou os primeiros cd’s da banda, mas cada vez mais bem produzido e cada vez de maior qualidade. É fácil lembrar dos refrões, já que os mesmos teimam em ficar na sua cabeça assim que terminam as músicas.
A banda também cadencia mais o som nas excelentews "Warrior" e "Mindfeeder", que garantem bons momentos com uma pegada mais rockeira, para voltar a velocidade e as guitarras cortantes na speed "Walls of Fire". Thomas Nack se revela um monstro, com uma pegada forte e intensa, mesclando agressividade pura com melodia, principalmente na faixa "Tales of The Bold".
Destaques: todas! Mas os melhores momentos ficam para a "faixa bônus" "I Will be There" (a mais próxima de hard rock do cd – a melhor de todas ), e para a também rockeira "No Heroes". Piet não esconde sua influência de Iron Maiden, principalmente na faixa "Thunderbird", com os riffs cavalgantes, embalados por coros excelentes e uma banda altamente inspirada. E para quem pensa que acabou ainda tem mais: a banda resolve fazer um cover inusitado para "Crazy", o sucesso que Seal emplacou nos anos 80 (eta clip chato que a MTV passava sem parar), com uma pegada totalmente heavy, extraindo todo lado pop da música, o Iron Savior conseguiu algo inimaginável: refazer a música ao seu estilo, dando-lhe uma roupagem heavy metal inimaginável.
Joachim "Piesel" jamais poderá substituir Kai Hansen, mas se sai muito bem, mostrando ser a escolha certa para o posto. Quer um resumo disto tudo? Compre!!!!! Obrigatório.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash
Por que David Gilmour, do Pink Floyd,se recusa a voltar a tocar "Echoes" em shows solo
A música triste do Iron Maiden que tem o mesmo título de música do Marillion
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



