Resenha - Condition Red - Iron Savior
Por Rafael Carnovale
Postado em 05 de julho de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitos ficaram em alerta vermelho quando Kai Hansen anunciou que estaria deixando o Iron Savior. Afinal, o grupo (formado inicialmente por Piet Sielck e Kai) já dispunha de boa fama no cenário metálico, e lançara quatro cd’s que obtiveram boa repercussão. Mesmo sendo Piet o maior compositor, ficava a impressão de que a banda não teria o mesmo pique com a saída de Kai Hansen, já que ambos formaram, nos anos 80 o embrião do que viria a ser futuramente o Helloween. E muitos tornaram a ficar em alerta vermelho quando o Iron Savior lançou seu primeiro trabalho sem Kai, Condition Red.

Não chega a ser surpresa, mas pode-se afirmar que estamos diante do mais pesado, mais agressivo e melhor trabalho da banda. Que Kai faz falta, faz, com certeza, e sempre o fará, mas Piet arrumou um bom substituto, Joaquim "Piesel" Kustner, e estabilizou um line-up excelente, com o batera Thomas Nack (ex- Gamma Ray), o baixista Jan Eckert e o Tecladista Andreas Kuck. Este line-up, entrosadíssimo, nos presenteia com um cd de puro heavy metal, executado com maestria e que garante momentos de total empolgação.
O grupo já mostra a que veio na primeira faixa, "Titans of Our Time": uma bateria agressiva, guitarras poderosas e Piet detonando no vocal (lembra muito Dio e Graham Bonnet), com um refrão cativante. Músicas como "Protector", "Ironbound" (com seus duelos de guitarra tipicamente maidenianos), e a faixa título garantem momentos de muita agitação, com aquele speedmetal característico que marcou os primeiros cd’s da banda, mas cada vez mais bem produzido e cada vez de maior qualidade. É fácil lembrar dos refrões, já que os mesmos teimam em ficar na sua cabeça assim que terminam as músicas.
A banda também cadencia mais o som nas excelentews "Warrior" e "Mindfeeder", que garantem bons momentos com uma pegada mais rockeira, para voltar a velocidade e as guitarras cortantes na speed "Walls of Fire". Thomas Nack se revela um monstro, com uma pegada forte e intensa, mesclando agressividade pura com melodia, principalmente na faixa "Tales of The Bold".
Destaques: todas! Mas os melhores momentos ficam para a "faixa bônus" "I Will be There" (a mais próxima de hard rock do cd – a melhor de todas ), e para a também rockeira "No Heroes". Piet não esconde sua influência de Iron Maiden, principalmente na faixa "Thunderbird", com os riffs cavalgantes, embalados por coros excelentes e uma banda altamente inspirada. E para quem pensa que acabou ainda tem mais: a banda resolve fazer um cover inusitado para "Crazy", o sucesso que Seal emplacou nos anos 80 (eta clip chato que a MTV passava sem parar), com uma pegada totalmente heavy, extraindo todo lado pop da música, o Iron Savior conseguiu algo inimaginável: refazer a música ao seu estilo, dando-lhe uma roupagem heavy metal inimaginável.
Joachim "Piesel" jamais poderá substituir Kai Hansen, mas se sai muito bem, mostrando ser a escolha certa para o posto. Quer um resumo disto tudo? Compre!!!!! Obrigatório.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
Com guitarristas de Alice Cooper, Crossbone Skully anuncia "Condemned to Rock N' Roll"
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
O motivo pelo qual John Lennon odiava um clássico de Neil Young
O álbum do Pink Floyd que nunca envelhece, segundo Sammy Hagar
Os dois namoros de Nando Reis com Marisa Monte contados através das parcerias musicais

Iron Savior anuncia novo álbum de estúdio, "Deathbringer"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



