Resenha - Light Of Day, Day Of Darkness - Green Carnation
Por Thiago Sarkis
Postado em 16 de junho de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os números deste álbum assustam qualquer fã de música e, especialmente para o metal, me parecem um tremendo e maravilhoso absurdo. São trinta e quatro músicos, incluindo saxofonista, tenor, barítono, soprano e coral de crianças. Sabe quantas faixas eles gravaram? Uma. Ora bolas, esse monte de gente pra gravar uma única música? O que é isso? Simples, essa "Uma" composição dura nada menos que uma hora e alguns segundos. No estúdio, os detalhes são ainda mais extraordinários, considerando-se a produção fantástica que trabalhou com seiscentos samples usados separadamente e expressivos cento e cinqüenta canais de gravação.

Essa megalomania tecnológica e instrumental choca, mas difícil mesmo é acreditar que a tenaz leveza, aqui presente, composta com refino, detalhamento, pompa e majestade, surgiu de um músico acostumado à simplicidade e brutalidade do black metal, quando levado ao cume de sua extremidade.
Tudo isso foi elaborado por Tchort (ex-Emperor), que define "Light Of Day, Day Of Darkness" como o seu "legado musical". De fato o é, e que grandiosa herança é deixada através desse disco para o gótico e dark/doom metal! Um marco verdadeiramente histórico.
Se instrumentalmente não temos o que alegar, nas letras podemos levantar algumas pequenas questões. Ouvir o que acontece em torno dos trinta e três minutos e falar que o lirismo e tristeza profunda explicitados não são sinceros seria um ultraje. Porém, com certeza há momentos em que as palavras dão uma forçada, afogando numa choradeira interminável. Nessas passagens os versos de Tchort se assemelham a confusas e desestruturadas vivências púberes, e já não é adequado a ele fazer isso, pois seus quinze aninhos e o início de sua vida reprodutiva já se passaram há um bom tempo.
Excetuando-se essas fugazes bobeadas, temos um trabalho sublime, altamente inspirado. Por falar nisso, agradeçam a Damien Aleksander, filho ao qual Tchort credita sua inspiração e alegria, e cujo nome aparece como alvo da dedicatória musical do álbum.
Site Oficial – http://www.green-carnation.de
Line Up:
Kjetil Nordhus (Vocais)
Tchort (Guitarras – Violões)
Bjørn H. (Guitarra solo - Slide - Ebow)
Stein R. (Baixo)
A. Kobro (Bateria)
Material cedido por:
The End Records – http://www.theendrecords.com
556 S. Fair Oaks Ave #101-111
Pasadena CA 91105 USA
Fax: 626-403-2848
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage
The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
"Só há espaço para um ego inflado: o meu", disse Ritchie Blackmore sobre o Rainbow
John Frusciante: "Anthony Kiedis não sabe nada de música"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



