Resenha - Light Of Day, Day Of Darkness - Green Carnation
Por Thiago Sarkis
Postado em 16 de junho de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os números deste álbum assustam qualquer fã de música e, especialmente para o metal, me parecem um tremendo e maravilhoso absurdo. São trinta e quatro músicos, incluindo saxofonista, tenor, barítono, soprano e coral de crianças. Sabe quantas faixas eles gravaram? Uma. Ora bolas, esse monte de gente pra gravar uma única música? O que é isso? Simples, essa "Uma" composição dura nada menos que uma hora e alguns segundos. No estúdio, os detalhes são ainda mais extraordinários, considerando-se a produção fantástica que trabalhou com seiscentos samples usados separadamente e expressivos cento e cinqüenta canais de gravação.

Essa megalomania tecnológica e instrumental choca, mas difícil mesmo é acreditar que a tenaz leveza, aqui presente, composta com refino, detalhamento, pompa e majestade, surgiu de um músico acostumado à simplicidade e brutalidade do black metal, quando levado ao cume de sua extremidade.
Tudo isso foi elaborado por Tchort (ex-Emperor), que define "Light Of Day, Day Of Darkness" como o seu "legado musical". De fato o é, e que grandiosa herança é deixada através desse disco para o gótico e dark/doom metal! Um marco verdadeiramente histórico.
Se instrumentalmente não temos o que alegar, nas letras podemos levantar algumas pequenas questões. Ouvir o que acontece em torno dos trinta e três minutos e falar que o lirismo e tristeza profunda explicitados não são sinceros seria um ultraje. Porém, com certeza há momentos em que as palavras dão uma forçada, afogando numa choradeira interminável. Nessas passagens os versos de Tchort se assemelham a confusas e desestruturadas vivências púberes, e já não é adequado a ele fazer isso, pois seus quinze aninhos e o início de sua vida reprodutiva já se passaram há um bom tempo.
Excetuando-se essas fugazes bobeadas, temos um trabalho sublime, altamente inspirado. Por falar nisso, agradeçam a Damien Aleksander, filho ao qual Tchort credita sua inspiração e alegria, e cujo nome aparece como alvo da dedicatória musical do álbum.
Site Oficial – http://www.green-carnation.de
Line Up:
Kjetil Nordhus (Vocais)
Tchort (Guitarras – Violões)
Bjørn H. (Guitarra solo - Slide - Ebow)
Stein R. (Baixo)
A. Kobro (Bateria)
Material cedido por:
The End Records – http://www.theendrecords.com
556 S. Fair Oaks Ave #101-111
Pasadena CA 91105 USA
Fax: 626-403-2848
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
A curiosa resposta do Pixies após Dave Grohl opinar sobre clássico da banda
O disco de Hard Rock dos 80s que para Corey Taylor é um dos piores álbuns de todos os tempos
A banda favorita de todos os tempos de Freddie Mercury: "Sempre foi meu cantor favorito"
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



