Resenha - Battle of the Ivory Plains - Dragonland
Por Fábio Faria
Postado em 02 de abril de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Dragonland brinda os fãs do Power/Speed Metal com um disco para lá de interessante. Apesar de não inovar em nada, o conjunto sueco foi muito feliz em seu álbum de estréia, ficando acima da média. Uma mistura de Stratovarius com Rhapsody pode ser a definição mais adequada do som do Dragonland, no entanto, sem ser uma cópia desses artistas.

Fato que contribui para isso são as ótimas orquestrações nas canções deste "The Battle of the Ivory Plains". A começar pela bela introdução "Dragondawn", passando por praticamente todas as faixas do CD, até chegar em "Dragondusk", que fecha este trabalho como uma faixa instrumental quase Hollywoodiana.
Além disso, o mérito do Dragonland está em criar refrões muito legais, mas simples, daqueles que se começa a cantar logo na segunda escutada. A veia melódica e as batidas velozes também rendem bons momentos como em "Storming Across Heaven" - que abre o disco e pode ser conferida também em versão demo (faixa bônus) - ou em "Ride for Glory", entre outras. O interessante é que o responsável pela velocidade da bateria é o mesmo que canta com eficiência em todas as músicas do álbum, ou seja, Jonas Heightgert, que divide as duas funções com muita competência. Entretanto, para o próximo álbum do Dragonland um baterista será contratado.
Outro destaque é a faixa "A Last Farewell", balada cujo dueto entre os vocais femininos de Ingmarie Juliusson (convidada especial) e a voz de Jonas Heightgert ficou perfeito. A canção fala sobre a dor da separação, e mostra o diálogo entre os vocalistas de uma forma convincente, tudo embalado por pianos, órgãos e um solo de guitarra bastante apropriado para o clima da música.
Para finalizar com chave de ouro, Andy Larocque, guitarrista da banda de King Diamond, deu à "The Battle of the Ivory Plains", a produção descente que o álbum necessitava para causar uma boa impressão e soar com a clareza que este possui. Que venha o segundo trabalho desta boa e jovem promessa sueca.
Track list:
01. Dragondawn
02. Storming Across Heaven
03. A Last Farewell
04. Ride for Glory
05. The Orcish March
06. The Battle of the Ivory Plains
07. Graveheart
08. Rondo a La Turca
09. A Secret Unveiled
10. Worlds End
11. Dragondusk
12. Storming across heaven (versão demo) bonus track
Banda
Nicklas Magnusson - guitarras
Olof Morck - guitarras
Elias Holmlid - teclados e sintetizadores
Jonas Heidgert - vocal e bateria
Christer Pedersen - baixo
Megahard Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Alice Cooper afirma que vício em crack quase o matou
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"
O que significa "brinquedo de star", cantado por Cazuza em "Bete Balanço"
Porque Roger Waters é mais rico do que David Gilmour? Ambos estavam "falidos" em 1979
Dragonland anuncia seu sétimo álbum de estúdio, "Prophecies"
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



