Resenha - Battle of the Ivory Plains - Dragonland
Por Fábio Faria
Postado em 02 de abril de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Dragonland brinda os fãs do Power/Speed Metal com um disco para lá de interessante. Apesar de não inovar em nada, o conjunto sueco foi muito feliz em seu álbum de estréia, ficando acima da média. Uma mistura de Stratovarius com Rhapsody pode ser a definição mais adequada do som do Dragonland, no entanto, sem ser uma cópia desses artistas.

Fato que contribui para isso são as ótimas orquestrações nas canções deste "The Battle of the Ivory Plains". A começar pela bela introdução "Dragondawn", passando por praticamente todas as faixas do CD, até chegar em "Dragondusk", que fecha este trabalho como uma faixa instrumental quase Hollywoodiana.
Além disso, o mérito do Dragonland está em criar refrões muito legais, mas simples, daqueles que se começa a cantar logo na segunda escutada. A veia melódica e as batidas velozes também rendem bons momentos como em "Storming Across Heaven" - que abre o disco e pode ser conferida também em versão demo (faixa bônus) - ou em "Ride for Glory", entre outras. O interessante é que o responsável pela velocidade da bateria é o mesmo que canta com eficiência em todas as músicas do álbum, ou seja, Jonas Heightgert, que divide as duas funções com muita competência. Entretanto, para o próximo álbum do Dragonland um baterista será contratado.
Outro destaque é a faixa "A Last Farewell", balada cujo dueto entre os vocais femininos de Ingmarie Juliusson (convidada especial) e a voz de Jonas Heightgert ficou perfeito. A canção fala sobre a dor da separação, e mostra o diálogo entre os vocalistas de uma forma convincente, tudo embalado por pianos, órgãos e um solo de guitarra bastante apropriado para o clima da música.
Para finalizar com chave de ouro, Andy Larocque, guitarrista da banda de King Diamond, deu à "The Battle of the Ivory Plains", a produção descente que o álbum necessitava para causar uma boa impressão e soar com a clareza que este possui. Que venha o segundo trabalho desta boa e jovem promessa sueca.
Track list:
01. Dragondawn
02. Storming Across Heaven
03. A Last Farewell
04. Ride for Glory
05. The Orcish March
06. The Battle of the Ivory Plains
07. Graveheart
08. Rondo a La Turca
09. A Secret Unveiled
10. Worlds End
11. Dragondusk
12. Storming across heaven (versão demo) bonus track
Banda
Nicklas Magnusson - guitarras
Olof Morck - guitarras
Elias Holmlid - teclados e sintetizadores
Jonas Heidgert - vocal e bateria
Christer Pedersen - baixo
Megahard Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Andreas Kisser no Metallica? Guitarrista relembra teste e recepção com limusine
O vocalista em que Robert Plant teria se inspirado para criar seu visual e atitude no palco
A inesperada reação de Belchior ao ser kibado pelo Mamonas Assassinas
As duas grandes bandas de Metal que James Hetfield detestava, mas com o tempo ele arregou

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



