Resenha - Black Halo - Kamelot
Por Thiago Sarkis
Postado em 30 de março de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É verdade que o início de carreira do Kamelot, ainda com Mark Vanderbilt nos vocais, mostrava que muita coisa boa estava por vir. Também não podemos negar que a entrada de Roy Khan (ex-Conception), considerado um dos melhores vocalistas do mundo na atualidade, foi essencial no desenvolvimento da banda a partir de "Siege Perilous" (1998). E, de fato, a cada lançamento o grupo foi crescendo. Agora, cá entre nós, algum de vocês imaginou que o Kamelot chegaria a isso que nos apresenta em 2005?
"The Black Halo" é um passo tão grande que, mesmo lançado em Março, já coloca os dois pés cravados na lista dos dez melhores álbuns do ano de qualquer pessoa em sã consciência. Não só é um disco magnífico, como figura facilmente entre as melhores coisas que aconteceram ao power metal progressivo nos últimos dez anos.
A produção de Sascha Paeth, apoiado por Miro, o qual também trabalhou nos teclados e orquestrações, é indubitavelmente essencial para o sucesso aqui alcançado. Eles souberam colocar todo o planejamento do quarteto em prática e, tenha certeza, com arranjos tão vastos e tantos instrumentos envolvidos, essa não deve ter sido das tarefas mais fáceis.
Khan superou-se. Mais sentimento, qualidade interpretativa, e a técnica de sempre! Youngblood prova ser um guitarrista de mão cheia. Riffs dinâmicos, harmônicos poderosos, e melodias belíssimas. Casey Grillo dá show na bateria e Glenn Barry ganha destaque com linhas de baixo diferenciadas e eficazes.
Como se não bastasse o espetáculo propiciado pelo quarteto, surgem ainda os convidados especiais. Nomes de peso como Simone Simons (Epica), Shagrath (Dimmu Borgir), Jens Johansson (Stratovarius – ex-Malmsteen) e Herbie Langhans (Seventh Avenue), dão um contorno especial às composições em que marcam presença.
O Kamelot transita de um extremo a outro numa facilidade assustadora, sem vacilar um segundo. Impressionante como o conjunto achou uma estrutura própria e ativa na qual os vocais líricos de Simone Simons conseguem se adaptar tão perfeitamente a "The Haunting" quanto os guturais de Shagrath a "March Of The Mephisto".
"The Black Halo" é disparado o melhor lançamento do conjunto e dá ao ano uma perspectiva otimista, na espera de discos da mesma categoria. Algo muito complicado de se alcançar, sei disso, mas... não custa torcer.
Site Oficial – http://www.kamelot.com
Roy Khan (Vocais)
Thomas Youngblood (Guitarras)
Glenn Barry (Baixo)
Casey Grillo (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
Eluveitie e Cobra Spell cancelam shows no Bangers Open Air 2026
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
After Forever vem ao Brasil no final do ano, revela jornalista
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Dave Mustaine comenta o risco que ele acha que Yngblud está correndo
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
O mico que Paulo Ricardo pagou no dia que dividiu o palco com seu ídolo Tom Jobim
O elemento do Kiss que fez Slash torcer o nariz para a banda; "nunca fez sentido para mim"
Fotos de Infância: Marilyn Manson



Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



