Resenha - 80 - Biquini Cavadão

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ana Therezo
Enviar Correções  

7


Neste álbum, o Biquini Cavadão mostra um pouco do rock brasileiro dos anos 80 - que não tinha a combatividade punk do Sex Pistols, nem as guitarras estridentes de Kirk Hammett, mas foi responsável pela naturalização do estilo em terras tupiniquins.

Apesar do saudosismo, as 13 faixas (que cobrem o período entre 1985 e 1989), estão muito longe dos grandes hits da época - tanto na escolha do repertório, quanto dos convidados. Em "Educação Sentimental II" (Kid Abelha), Bruno divide os vocais com a "Penélope" Érica Martins; "Hoje" (Camisa de Vênus) conta com Egipsio do Tihuana e "Quem Me Olha Só" (parceria entre Frejat e Arnaldo Antunes) foi transformado em um reggae, com direito a toast de MC Rajja (Rajja e Cabong). Oitentista mesmo, só a voz (recuperada digitalmente) de Renato Russo em "Múmias", que também tem participação do rapper paulistano Suave.

publicidade

80 abre com "Toda Forma de Poder", uma das melhores músicas do Engenheiros do Hawaii, mas peca com "Juvenília" - canção menor do RPM. Deixando de lado toda a aura de indignação entoada pelos Titãs em: "Polícia" e "Porrada", o Biquini preferiu dar espaço a "Estado Violência". Já "Camila, Camila" (Nenhum de Nós), ganhou uma versão mais interessante e arrojada. As baladas correram soltas por todos o CD, destaque para: "Me Chama" (Lobão), "Armadilha" (Finis Africae) e "Angra dos Reis" (Legião Urbana). Completando a saga, a densa "Carta aos Missionários" (Uns e Outros), aliás, único sucesso da banda.

publicidade

Obviamente, o álbum abre espaço para outras revisões do mesmo período, já que muita gente importante ficou de fora. Ou seja, o ouvinte tem a nítida impressão que está frente "às cenas dos próximos capítulos...."

Track List.

1. Toda Forma De Poder
2. Angra Dos Reis
3. Múmias
4. Juvenilia
5. Me Chama
6. Educação Sentimental II
7. Carta Aos Missionários
8. Camila, Camila
9. Armadilha
10. Hoje
11. Estado Violência
12. Quem Me Olha Só
13. A Novidade

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Sexo e Satã: as mensagens subliminares em capas de Rock / MetalSexo e Satã
As mensagens subliminares em capas de Rock / Metal

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Ana Therezo

Engenheira, Escritora de Araque e, atualmente, moradora das planícies gélidas Canadenses. Fã de Rock em todas as suas vertentes, mas com tendências xiitas ao Heavy Metal, ganhou seu primeiro bolachão - No Rest for the Wicked, em 1988. Vinte e poucos anos depois e, contrariando aqueles que acreditam que o gosto musical muda com o passar do tempo, continua escutando Ozzy, AC/DC, Deep Purple e afins. Colaboradora e leitora do Whiplash! desde que o site tinha caveirinhas na página principal, e que a lista dos melhores guitarristas de todos os tempos era o assunto da vez.

Mais matérias de Ana Therezo no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin