Resenha - 80 - Biquini Cavadão
Por Ana Therezo
Postado em 15 de outubro de 2001
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Neste álbum, o Biquini Cavadão mostra um pouco do rock brasileiro dos anos 80 - que não tinha a combatividade punk do Sex Pistols, nem as guitarras estridentes de Kirk Hammett, mas foi responsável pela naturalização do estilo em terras tupiniquins.

Apesar do saudosismo, as 13 faixas (que cobrem o período entre 1985 e 1989), estão muito longe dos grandes hits da época - tanto na escolha do repertório, quanto dos convidados. Em "Educação Sentimental II" (Kid Abelha), Bruno divide os vocais com a "Penélope" Érica Martins; "Hoje" (Camisa de Vênus) conta com Egipsio do Tihuana e "Quem Me Olha Só" (parceria entre Frejat e Arnaldo Antunes) foi transformado em um reggae, com direito a toast de MC Rajja (Rajja e Cabong). Oitentista mesmo, só a voz (recuperada digitalmente) de Renato Russo em "Múmias", que também tem participação do rapper paulistano Suave.
80 abre com "Toda Forma de Poder", uma das melhores músicas do Engenheiros do Hawaii, mas peca com "Juvenília" - canção menor do RPM. Deixando de lado toda a aura de indignação entoada pelos Titãs em: "Polícia" e "Porrada", o Biquini preferiu dar espaço a "Estado Violência". Já "Camila, Camila" (Nenhum de Nós), ganhou uma versão mais interessante e arrojada. As baladas correram soltas por todos o CD, destaque para: "Me Chama" (Lobão), "Armadilha" (Finis Africae) e "Angra dos Reis" (Legião Urbana). Completando a saga, a densa "Carta aos Missionários" (Uns e Outros), aliás, único sucesso da banda.
Obviamente, o álbum abre espaço para outras revisões do mesmo período, já que muita gente importante ficou de fora. Ou seja, o ouvinte tem a nítida impressão que está frente "às cenas dos próximos capítulos...."
Track List.
1. Toda Forma De Poder
2. Angra Dos Reis
3. Múmias
4. Juvenilia
5. Me Chama
6. Educação Sentimental II
7. Carta Aos Missionários
8. Camila, Camila
9. Armadilha
10. Hoje
11. Estado Violência
12. Quem Me Olha Só
13. A Novidade
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


