Resenha - 80 - Biquini Cavadão
Por Ana Therezo
Postado em 15 de outubro de 2001
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Neste álbum, o Biquini Cavadão mostra um pouco do rock brasileiro dos anos 80 - que não tinha a combatividade punk do Sex Pistols, nem as guitarras estridentes de Kirk Hammett, mas foi responsável pela naturalização do estilo em terras tupiniquins.

Apesar do saudosismo, as 13 faixas (que cobrem o período entre 1985 e 1989), estão muito longe dos grandes hits da época - tanto na escolha do repertório, quanto dos convidados. Em "Educação Sentimental II" (Kid Abelha), Bruno divide os vocais com a "Penélope" Érica Martins; "Hoje" (Camisa de Vênus) conta com Egipsio do Tihuana e "Quem Me Olha Só" (parceria entre Frejat e Arnaldo Antunes) foi transformado em um reggae, com direito a toast de MC Rajja (Rajja e Cabong). Oitentista mesmo, só a voz (recuperada digitalmente) de Renato Russo em "Múmias", que também tem participação do rapper paulistano Suave.
80 abre com "Toda Forma de Poder", uma das melhores músicas do Engenheiros do Hawaii, mas peca com "Juvenília" - canção menor do RPM. Deixando de lado toda a aura de indignação entoada pelos Titãs em: "Polícia" e "Porrada", o Biquini preferiu dar espaço a "Estado Violência". Já "Camila, Camila" (Nenhum de Nós), ganhou uma versão mais interessante e arrojada. As baladas correram soltas por todos o CD, destaque para: "Me Chama" (Lobão), "Armadilha" (Finis Africae) e "Angra dos Reis" (Legião Urbana). Completando a saga, a densa "Carta aos Missionários" (Uns e Outros), aliás, único sucesso da banda.
Obviamente, o álbum abre espaço para outras revisões do mesmo período, já que muita gente importante ficou de fora. Ou seja, o ouvinte tem a nítida impressão que está frente "às cenas dos próximos capítulos...."
Track List.
1. Toda Forma De Poder
2. Angra Dos Reis
3. Múmias
4. Juvenilia
5. Me Chama
6. Educação Sentimental II
7. Carta Aos Missionários
8. Camila, Camila
9. Armadilha
10. Hoje
11. Estado Violência
12. Quem Me Olha Só
13. A Novidade
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


