Resenha - Parachutes - Coldplay
Por Thiago Sarkis
Postado em 27 de agosto de 2001
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um vocalista com timbre de voz variando entre Thom Yorke e Dave Matthews. Harmonias e melodias bem estruturadas, com a melancolia do Radiohead e toques dos momentos "popdélicos" do Blur. É na química desses elementos, que o Coldplay aposta, em seu primeiro álbum.
Os comentários em torno do grupo têm se revezado entre elogios incansáveis e críticas a uma dita falta de identidade. De fato, não há nada em "Parachutes", que não tenha sido feito antes por alguma banda de brit pop. Oasis, Blur, Radiohead, e outros, já exploraram em demasia esse campo. No entanto, o disco de estréia destes ingleses é bem interessante, mesmo sem a presença dessa cobrada ‘novidade’.
As letras são simples e diretas, mas ganham um algo mais, e adquirem um teor reflexivo, através das excelentes interpretações de Chris Martin, que é o maior destaque do conjunto. Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion não mostram grande técnica com seus instrumentos e passam a impressão de estarem ainda um pouco verdes, tendo muito a aprender. Nada de grave, já que todos são bem jovens. Todavia, os três conseguem segurar a barra, e cadenciam bem as composições.
Chris Allison e Ken Nelson se saíram bem na produção, conseguindo fazer o cru e a sonoridade ainda um pouco imatura do grupo, parecerem coisas mais trabalhadas, ‘cheias’. Não é um trabalho 100%, mas músicas como "Don’t Panic", "Spies" e "Trouble", pagam o CD. Vale a pena conferir e ficar de olho nos próximos lançamentos do Coldplay.
Site Oficial – http://www.coldplay.com
Chris Martin (Vocais, Guitarra & Piano)
Jonny Buckland (Guitarra)
Guy Berryman (Baixo)
Will Champion (Bateria)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
King Diamond: o "Rei Satânico"
A maior banda de Heavy Metal de todos os tempos para David Ellefson
Two and a Half Men: Participações de astros do rock


As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
O álbum de rock que parece nome de Pokémon, segundo matéria da Rolling Stone
A banda de rock que todo mundo que não gosta de música adora, de acordo com André Barcinski



