Resenha - Early Years - Violeta de Outono
Por Marcio Ribeiro
Postado em 25 de outubro de 2000
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Violeta de Outono, é provavelmente a banda brasileira mais psicodélica ainda em atividade. Depois de um descanso de alguns anos, a banda volta no final do milênio com nova formação. Mas antes desta nova turma entrar no estúdio, foram lançados dois discos engavetados ainda com a formação clássica do trio, que é formada por Fábio Golfetti, nas guitarras, sitar e vocais; Cláudio Souza na bateria e percussões e Angelo Pastorello no baixo. Os discos são "Mulher Na Montanha," lançado em 1999 com material inédito e este, "The Early Years," uma coleção de covers, todos bem representativos.


O disco abre com a simpática "Citadel," uma das melhores faixas pertencente ao disco "Their Santanic Majesties Request" dos Rolling Stones. A versão do Violeta é bastante vibrante, capaz de acordar qualquer um. Destaca-se a bateria de Cláudio com o refrão todo com pontuações nos pratos. O final falso no meio da música trás um ar de letargia tão associado ao material deste período. Segue então uma versão da obra prima de Syd Barret para o Pink Floyd, "Interstellar Overdrive." Um baixo firme que lhe carrega através os devaneios musicas que a guitarra de Fábio captura. A versão resume bem a viagem da versão original, não se perdendo em delírios excessivos e por conseguinte, não cansando o ouvinte. O final sombrio é um plus.

Passamos então para a próxima faixa que é "Blues For Finley," tema do Gong, que no seu original, toma quase o lado inteiro de um disco. Novamente o Violeta opta aqui por uma versão resumida, em uma faixa de pouco mais que cinco minutos, o que lhe permite capturar a emoção do tema original sem se extender excessivamente nele. A execução na guitarra nesta versão está impecável. Fábio tem um dom nato para capturar o feeling e atmosfera destas preciosidades esquecidas. É também o caso de "Within You, Without You," uma das mais alternativas faixas do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles. O Violeta conta com uma verdadeira sitar (e não um sampler) tocado pelo próprio Fábio. A faixa conta com a ajuda externa de violinos e uma viola. Destaque novamente para a bateria do Cláudio que ataca seus ton tons e pratos, com extremo bom gosto, elevando ainda mais a qualidade do produto final.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Para fechar, uma versão de 17:16 minutos de um medley que inclui Echoes e No Quarter. Novamente, a banda parece conseguir com relativa facilidade capturar o "ambiant" de um Floyd session, com a guitarra de Fábio soando bem Gilmore e o baixo de Angelo soando bem grave, bem Waters. O detalhe maior desta faixa é que ela é gravada ao vivo no estúdio, sem edições ou overdubs, o que aumenta a admiração pelo resultado, dado ao grau de dificuldade do material em questão. Especialmente considerando a intrigante passagem de "Echoes" para "No Quarter" do Led Zepplin. Além do trio, a faixa conta com a excelente contribuição de Fábio Ribeiro nos teclados.
O CD "The Early Years" foi originalmente montado para o público estrangeiro, em edição limitada, mas já está disponível em São Paulo nas melhores lojas da Galeria do Rock, Saraiva Megastore e Livraria Culturado. Para o resto do Brasil, você pode encomendar sua copia através do website oficial da banda: www.violetadeoutono.com.br ou escrevendo para:
Violeta de Outono
Box 18295
São Paulo; SP
CEP 04626-970

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Ex-Metallica, Jason Newsted declara ter sido diagnosticado com câncer na garganta
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Dave Mustaine diz que Megadeth talvez se apresente novamente no Brasil
Durante entrevista, CEO do Atlético Mineiro revela apresentação do Pearl Jam em Belo Horizonte
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
Dave Mustaine ficou surpreso com a recepção a "Hey God?", faixa do último disco do Megadeth
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmes
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar

