Resenha - Early Years - Violeta de Outono
Por Marcio Ribeiro
Postado em 25 de outubro de 2000
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Violeta de Outono, é provavelmente a banda brasileira mais psicodélica ainda em atividade. Depois de um descanso de alguns anos, a banda volta no final do milênio com nova formação. Mas antes desta nova turma entrar no estúdio, foram lançados dois discos engavetados ainda com a formação clássica do trio, que é formada por Fábio Golfetti, nas guitarras, sitar e vocais; Cláudio Souza na bateria e percussões e Angelo Pastorello no baixo. Os discos são "Mulher Na Montanha," lançado em 1999 com material inédito e este, "The Early Years," uma coleção de covers, todos bem representativos.

O disco abre com a simpática "Citadel," uma das melhores faixas pertencente ao disco "Their Santanic Majesties Request" dos Rolling Stones. A versão do Violeta é bastante vibrante, capaz de acordar qualquer um. Destaca-se a bateria de Cláudio com o refrão todo com pontuações nos pratos. O final falso no meio da música trás um ar de letargia tão associado ao material deste período. Segue então uma versão da obra prima de Syd Barret para o Pink Floyd, "Interstellar Overdrive." Um baixo firme que lhe carrega através os devaneios musicas que a guitarra de Fábio captura. A versão resume bem a viagem da versão original, não se perdendo em delírios excessivos e por conseguinte, não cansando o ouvinte. O final sombrio é um plus.
Passamos então para a próxima faixa que é "Blues For Finley," tema do Gong, que no seu original, toma quase o lado inteiro de um disco. Novamente o Violeta opta aqui por uma versão resumida, em uma faixa de pouco mais que cinco minutos, o que lhe permite capturar a emoção do tema original sem se extender excessivamente nele. A execução na guitarra nesta versão está impecável. Fábio tem um dom nato para capturar o feeling e atmosfera destas preciosidades esquecidas. É também o caso de "Within You, Without You," uma das mais alternativas faixas do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles. O Violeta conta com uma verdadeira sitar (e não um sampler) tocado pelo próprio Fábio. A faixa conta com a ajuda externa de violinos e uma viola. Destaque novamente para a bateria do Cláudio que ataca seus ton tons e pratos, com extremo bom gosto, elevando ainda mais a qualidade do produto final.
Para fechar, uma versão de 17:16 minutos de um medley que inclui Echoes e No Quarter. Novamente, a banda parece conseguir com relativa facilidade capturar o "ambiant" de um Floyd session, com a guitarra de Fábio soando bem Gilmore e o baixo de Angelo soando bem grave, bem Waters. O detalhe maior desta faixa é que ela é gravada ao vivo no estúdio, sem edições ou overdubs, o que aumenta a admiração pelo resultado, dado ao grau de dificuldade do material em questão. Especialmente considerando a intrigante passagem de "Echoes" para "No Quarter" do Led Zepplin. Além do trio, a faixa conta com a excelente contribuição de Fábio Ribeiro nos teclados.
O CD "The Early Years" foi originalmente montado para o público estrangeiro, em edição limitada, mas já está disponível em São Paulo nas melhores lojas da Galeria do Rock, Saraiva Megastore e Livraria Culturado. Para o resto do Brasil, você pode encomendar sua copia através do website oficial da banda: www.violetadeoutono.com.br ou escrevendo para:
Violeta de Outono
Box 18295
São Paulo; SP
CEP 04626-970
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez
A banda dos anos 1980 que foi "citada" em "Infinita Highway" e teria gerado rivalidade
Derico conta a Rafael Bittencourt episódio "constrangedor" de briga com Jô Soares
Por que Freddie Mercury não gostava de se comparar com John Lennon


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



