Resenha - Early Years - Violeta de Outono
Por Marcio Ribeiro
Postado em 25 de outubro de 2000
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Violeta de Outono, é provavelmente a banda brasileira mais psicodélica ainda em atividade. Depois de um descanso de alguns anos, a banda volta no final do milênio com nova formação. Mas antes desta nova turma entrar no estúdio, foram lançados dois discos engavetados ainda com a formação clássica do trio, que é formada por Fábio Golfetti, nas guitarras, sitar e vocais; Cláudio Souza na bateria e percussões e Angelo Pastorello no baixo. Os discos são "Mulher Na Montanha," lançado em 1999 com material inédito e este, "The Early Years," uma coleção de covers, todos bem representativos.

O disco abre com a simpática "Citadel," uma das melhores faixas pertencente ao disco "Their Santanic Majesties Request" dos Rolling Stones. A versão do Violeta é bastante vibrante, capaz de acordar qualquer um. Destaca-se a bateria de Cláudio com o refrão todo com pontuações nos pratos. O final falso no meio da música trás um ar de letargia tão associado ao material deste período. Segue então uma versão da obra prima de Syd Barret para o Pink Floyd, "Interstellar Overdrive." Um baixo firme que lhe carrega através os devaneios musicas que a guitarra de Fábio captura. A versão resume bem a viagem da versão original, não se perdendo em delírios excessivos e por conseguinte, não cansando o ouvinte. O final sombrio é um plus.
Passamos então para a próxima faixa que é "Blues For Finley," tema do Gong, que no seu original, toma quase o lado inteiro de um disco. Novamente o Violeta opta aqui por uma versão resumida, em uma faixa de pouco mais que cinco minutos, o que lhe permite capturar a emoção do tema original sem se extender excessivamente nele. A execução na guitarra nesta versão está impecável. Fábio tem um dom nato para capturar o feeling e atmosfera destas preciosidades esquecidas. É também o caso de "Within You, Without You," uma das mais alternativas faixas do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles. O Violeta conta com uma verdadeira sitar (e não um sampler) tocado pelo próprio Fábio. A faixa conta com a ajuda externa de violinos e uma viola. Destaque novamente para a bateria do Cláudio que ataca seus ton tons e pratos, com extremo bom gosto, elevando ainda mais a qualidade do produto final.
Para fechar, uma versão de 17:16 minutos de um medley que inclui Echoes e No Quarter. Novamente, a banda parece conseguir com relativa facilidade capturar o "ambiant" de um Floyd session, com a guitarra de Fábio soando bem Gilmore e o baixo de Angelo soando bem grave, bem Waters. O detalhe maior desta faixa é que ela é gravada ao vivo no estúdio, sem edições ou overdubs, o que aumenta a admiração pelo resultado, dado ao grau de dificuldade do material em questão. Especialmente considerando a intrigante passagem de "Echoes" para "No Quarter" do Led Zepplin. Além do trio, a faixa conta com a excelente contribuição de Fábio Ribeiro nos teclados.
O CD "The Early Years" foi originalmente montado para o público estrangeiro, em edição limitada, mas já está disponível em São Paulo nas melhores lojas da Galeria do Rock, Saraiva Megastore e Livraria Culturado. Para o resto do Brasil, você pode encomendar sua copia através do website oficial da banda: www.violetadeoutono.com.br ou escrevendo para:
Violeta de Outono
Box 18295
São Paulo; SP
CEP 04626-970
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Beatles - Perguntas e respostas e curiosidades
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Iron Maiden: 9 músicas não tão conhecidas que todos deveriam conhecer
7 imagens incríveis criadas por inteligência artificial a partir de letras de clássicos do metal

Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



