Resenha - Beyond The Veil - Tristania
Por André Toral
Postado em 24 de outubro de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para Beyond the Veil, o norueguês Tristania manteve sua formação intacta e adicionou muito mais novidades do que no seu antecessor, ou seja, Window’s Weeds. Ainda soando doom, gótico e até mesmo black, a banda, digamos, trouxe mais melodia e produção aperfeiçoada. Continuam os maravilhosos coros espalhados por todo o álbum e feitos por Einar Moen (sintetizador e programador), exceto na música Aphelion, feito por Morten Veland (guitarra e vocal).
Os violinos tocados por Pete Johansen estão cada vez melhores e melódicos. E o que dizer de Vibeke Stene e seus vocais femininos? Nada, além de que estão perfeitos e mais ousados do que em Window’s Weeds, contribuindo para o clima deprê de Beyond The Veil.
Vale dizer que Morten incorporou mais agressividade à sua voz, bem como momentos mais calmos e melodiosos aonde baixa o tom do vocal. Uma grande novidade, é o fato de haver um sample retirado de um sinfonia de vozes. Outro destaque é a arte, com uma bela capa e livreto que acompanha o CD.
No campo musical, podemos ouvir um desfile de clássicos para os adoradores do estilo. "Beyond the Veil" traz maior lirismo na voz de Vibeke Stene quando, então, Morten impressiona por se assemelhar bastante aos vocais de Fernando Ribeiro (Moonspell), no momento mais calmo da música. "Aphelion" apresenta teclados sombrios, mesclados a belos coros, o que a transforma num dos clássicos da banda. "Lethean River" traz vários efeitos de vozes além de, mais uma vez, lembrar o Moonspell.
Outro clássico é "...of Ruins and a Red Nightfall", destilando peso e melodia, misturados a diferentes estilos de vozes. "Heretique", além de sua fúria brutal, possui uma bateria destruidora e vocais alternando entre urros, lirismo e, quem diria, tenor.
Especial para quem admira a música sombria e cheia de musicalidade, de uma banda como esta. Vale a pena.
Para acessar o site oficial da banda: www.tristania.com
Para adquirir o CD através da Hellion Records: www.hellionrecords.com
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2

"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


