Resenha - Beyond The Veil - Tristania
Por André Toral
Postado em 24 de outubro de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para Beyond the Veil, o norueguês Tristania manteve sua formação intacta e adicionou muito mais novidades do que no seu antecessor, ou seja, Window’s Weeds. Ainda soando doom, gótico e até mesmo black, a banda, digamos, trouxe mais melodia e produção aperfeiçoada. Continuam os maravilhosos coros espalhados por todo o álbum e feitos por Einar Moen (sintetizador e programador), exceto na música Aphelion, feito por Morten Veland (guitarra e vocal).
Tristania - Mais Novidades
Os violinos tocados por Pete Johansen estão cada vez melhores e melódicos. E o que dizer de Vibeke Stene e seus vocais femininos? Nada, além de que estão perfeitos e mais ousados do que em Window’s Weeds, contribuindo para o clima deprê de Beyond The Veil.
Vale dizer que Morten incorporou mais agressividade à sua voz, bem como momentos mais calmos e melodiosos aonde baixa o tom do vocal. Uma grande novidade, é o fato de haver um sample retirado de um sinfonia de vozes. Outro destaque é a arte, com uma bela capa e livreto que acompanha o CD.
No campo musical, podemos ouvir um desfile de clássicos para os adoradores do estilo. "Beyond the Veil" traz maior lirismo na voz de Vibeke Stene quando, então, Morten impressiona por se assemelhar bastante aos vocais de Fernando Ribeiro (Moonspell), no momento mais calmo da música. "Aphelion" apresenta teclados sombrios, mesclados a belos coros, o que a transforma num dos clássicos da banda. "Lethean River" traz vários efeitos de vozes além de, mais uma vez, lembrar o Moonspell.
Outro clássico é "...of Ruins and a Red Nightfall", destilando peso e melodia, misturados a diferentes estilos de vozes. "Heretique", além de sua fúria brutal, possui uma bateria destruidora e vocais alternando entre urros, lirismo e, quem diria, tenor.
Especial para quem admira a música sombria e cheia de musicalidade, de uma banda como esta. Vale a pena.
Para acessar o site oficial da banda: www.tristania.com
Para adquirir o CD através da Hellion Records: www.hellionrecords.com
[email protected]
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
Metallica faz doação para vítimas de terremotos na Venezuela
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Novo álbum do Queensryche terá conceito amarrado com o primeiro disco
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer


Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto


