Resenha - Polka Vergonha - Tubaína
Por Carlos Roberto Merigo Filho
Postado em 14 de agosto de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Três anos após o lançamento do primeiro disco, a banda Tubaína traz "Polka Vergonha", contendo mais algumas excelentes canções do rock-caipira. E como não poderia ser diferente, bairristas como nunca!

Misturando riffs básicos, letras escrachadas e interioranas, "Polka Vergonha" não chega a ser tão bom quanto o primeiro disco da banda, mesmo assim mantém a boa qualidade. A banda Thompson participa do disco, que é uma produção independente da Aquém De Queluz Records, da própria banda Tubaína.
A música que abre o disco, "Pamonhas", é excelente e inclusive vem sendo tocada nas grandes rádios em São Paulo. Quem não conhece aquele senhor que passa com uma Variant caindo aos pedaços e vendendo pamonhas? É incrível como o carro das pamonhas está em todo lugar, sempre com o "puro creme do milho".
Muitas sátiras só serão facilmente entendidas por quem mora ou conhece o interior do estado de São Paulo e todas aquelas figuras caricatas. Como o caipira que "vende um rim para comprar uma guitarra Gibson", na faixa-título "Polka Vergonha". E a história de um sueco perdido em Birigüi, em "Loucademia de Mulheres", e a de um carro velho movido à gás em "Carrão de Gás", sempre desfilando características da vida no interior, misturadas aos acordes simples de um rock‘n’roll empolgante.
"Nem" é uma das melhores faixas do disco, e ganhou duas versões: a la Elvis, e a versão metal. E aproveitam para tirar um sarro com a cidade de Araçatuba: "Nem se Birigui fosse eleita a cidade do ano e Araçatuba virasse um bairro suburbano, haveria uma festa tão grande quanto a que eu faria se conquistasse seu coração".
Destaque também para a ótima "Presidente Prudente, Salve a Gente!", em que uma estátua do presidente Prudente de Morais serve de esconderijo após o rapaz aprontar algumas com a filha do prefeito, e a versão Beach Boys em "Surf in Birigui", sem se esquecer da prancha em cima do fuscão.
A história de uma paixão é contada em "O Bis em Rancharia", onde as contempladas dessa vez são as cidades de Taubaté e Coroados.
Outra coisa que não se pode esquecer são os times de futebol do interior, como XV de Jaú, Ituano, Novo Horizontino e tantos outros, mas o time de coração do Tubaína não é nenhum desses, e sim o Bandeirante - como homenagem, nada melhor que o hino do clube em versão ska na faixa "Marcha em Birigüi".
Pinga com limão e feijoada com feijão, uma combinação sadia para se degustar ouvindo a décima-primeira faixa, "Pinga com Limão"
A faixa-bônus é totalmente inútil, mas de longe uma das mais engraçadas do disco. "@ # $ % Errei!!!" é onde a banda reúne diversos erros cometidos durante a gravação do disco. Ali se pode conferir de tudo, desde mensagens de celular e paródias do RPM até uma sátira com uns tais de Flaudinho e Muchecha. Paulo Mancha, o vocalista, além de morder a língua ainda esquece as letras por diversas vezes.
O novo disco do Tubaína é um prato cheio para quem gosta de rock-punk-metal-a-billy-ska com boas pitadas de humor, sempre referenciando o velho e bom estilo de vida tranqüila do interior. Para quem mora nas grandes cidades, no meio do caos, só resta a inveja. :)
A banda continua realizando shows em São Paulo e agradando ao público, não só pelas músicas como também pela farta distribuição de pipoca doce Gasparzinho. Tubaína é uma ótima opção para quem quer dar boas risadas com rock‘n’roll básico e, como eles mesmo dizem, são uma banda "bairrista e politicamente incorreta desde 1992".
Contatos: http://www.tubaina.com.br
Telefones: (11) 3849-6504 ou 9158-5306
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A mais "pura" música do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
O álbum dos Titãs que influenciou Skank e O Rappa e encantou Caetano Veloso
"Tínhamos limitações nas músicas que poderíamos colocar em nosso set", afirma Mustaine

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



