Resenha - Queens Of The Stone Age - Queens Of The Stone Age
Por Saulo Gomes
Postado em 04 de junho de 2000
A Roadrunner está lançando no Brasil, com relativo atraso, o primeiro CD do Queens Of The Stone Age, atual banda do guitarrista Josh Homme, líder e fundador do Kyuss. Para quem não sabe - no caso, a grande maioria - Kyuss foi uma das bandas de rock pesado mais interessantes que surgiram nos anos 90, considerada ícone maior do chamado desert rock ou stoner rock americano. Tem um estilo marcado pelo som pesado, lento e com fortes influências de bandas como Black Sabbath e Blue Cheer. O Kyuss gravou apenas quatro discos e encerrou suas atividades em 95. Depois disso, Josh deixou o deserto da Califórnia e se mudou para a chuvosa Seattle, ficando meio afastado do cenário musical até 97. Foi quando se juntou outra vez ao baterista Alfredo Hernandez (que tocou no último álbum do Kyuss) e ao baixista Nick Oliveri (que havia tocado nos dois primeiros álbuns do Kyuss, incluindo o celebrado Blues For The Red Sun, de 92) e montou o Q.O.T.S.A.

Após lançar um EP pela gravadora Man’s Ruin, de Frank Kozik, a banda gravou seu álbum de estréia homônimo pela Loosegroove - selo do guitarrista do Pearl Jam Stone Gossard - que foi lançado originalmente em 1998. Apesar de menos pesado que seus trabalhos anteriores, Josh mantém no Q.O.T.S.A grande parte do apelo de sua banda original, mas com um inusitado acento minimalista.
O cd abre com três faixas de peso: "Regular John", "Avon" e "If Only" (aqui em sua versão definitiva), que formam um excelente cartão de visitas para o som do Q.O.T.S.A. Pena que a banda não consiga manter o mesmo nível de qualidade dessas faixas no restante do cd. Mesmo sendo irregular, o álbum ainda consegue ter um resultado final positivo, ficando bem acima da média, e tendo como destaque as faixas "Mexicola", "How To Handle A Rope" e a divertida "I Was A Teenage Hand Model", que fecha o disco. Essa faixa, diga-se de passagem, tem uma coda musical pouco recomendável para aparelhos de som e ouvidos mais sensíveis.
Depois deste álbum de estréia o Q.O.T.S.A dividiu um EP com a banda Beaver - lançado pelo selo Man’s Ruin - e participou da trilha sonora do filme Heavy Metal 2000, com a faixa inédita "Infinity". Já o segundo álbum da banda deve ser lançado em junho deste ano, e tem título provisório de Rated R.
Só esperamos que a Roadrunner lance também esse cd por aqui, e aproveite a oportunidade para lançar alguns títulos de outras bandas do gênero, como Fu Manchu, Nebula e Hellacopters.
Outras resenhas de Queens Of The Stone Age - Queens Of The Stone Age
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O álbum clássico cuja arte já era ruim mas pareceu ainda pior depois que o título foi mudado
O integrante do Metallica que James Hetfield acha fraco, mas está ali por outros motivos


Josh Homme diz o que planeja fazer com o seu corpo após a morte
O indicativo de que Foo Fighters e Queens of the Stone Age podem vir ao próximo Rock in Rio
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



