Resenha - Bruce Lee - Pin Ups
Por Catarina a Grande
Postado em 18 de maio de 2000
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem não gosta de Bruce Lee? Talvez somente quem não o conheça... Difícil encontrar alguém que não sinta ao menos simpatia por um dos inventores da pancadaria cinematográfica, que muito penou para ter o seu valor reconhecido mundialmente.

Lutar contra as adversidades culturais a fim de defender a sua criação artística foi a marca de Bruce Lee e, de certa forma, é a característica principal do "Bruce Lee" dos Pin Ups.
Enquanto muitas bandas dos anos 80 partem para o acústico por mera falta do que dizer, o Pin Ups, veteraníssimo quarteto paulistano que surgiu em 89, faz do seu acústico uma vitória sobre a instabilidade do segmento alternativo brasuca. São dez anos de independência, com todas as benesses e todas as agruras que isso traz – e não são muitos os que persistem. Por isso, "Bruce Lee" vem arrebentando.
São duas faixas de estúdio, uma vinheta (um momento "Kaiwoas") mais uma faixa denominada simplesmente de 12.12.98, ou seja, trechos de um show acústico gravado no Teatro Hall, em São Paulo. Após um tempo apostando no som mais cru e pesadão, o Pin Ups assumiu um estilo que alia peso e melodia com a baixista Alê nos vocais.
O ponto forte do álbum são os solos e ao arranjos de guitarras, vigorosos, concisos, elegantes, que respaldam o vocal delicado de Alê – ponto para Zé Antônio, o "guitar hero". Simples, sem ser simplório, a banda escapa dos dois vícios que acometeram o pop brasileiro (sim, eles cantam em inglês, mas são brasileiros): não tenta ser "cabeça" nem estúpida. No Pin Ups, sobra sinceridade, coisa que pode ser vislumbrada num registro ao vivo, já que o show é um dos maiores veículos de divulgação para o circuito underground e a sua principal razão de existir, permitindo o contato direto com o público.
Boa parte das músicas do show vêm do álbum anterior, "Lee Marvin" (98), sendo que as mais lentas se destacam – "Weather" (tão bonita quanto a versão original), "Loneliness", "Guts" -, mais covers interessantes, como "The Model", do Kraftwerk (muito boa) e "Revolution", dos Beatles. Para quem conhece o Pin Ups, é uma excelente pedida; e para quem não conhece, nunca é tarde para começar!
Formação
Zé Antônio (guitarra)
Eliane (guitarra)
Flávio (bateria)
Alê (baixo e vocal)
Contatos: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Mikael Åkerfeldt (Opeth) fala sobre parceria musical com Mike Portnoy
James Hetfield revela qual o seu álbum favorito do Metallica
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones
A pisada na bola de Ritchie Blackmore que Ronnie James Dio jamais perdoou


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



